Tirando suas dúvidas da calandragem de chapas

A calandragem é designada como o processo industrial que da forma aos materiais base. Sendo assim, a calandragem de chapas é o processo pela qual as chapas e outras diversas formas laminadas de metal ganham forma.

A chapa que possui ondulações passa pela calandra e assim, ganha uma curvatura e um acabamento de mais qualidade.

Principalmente os materiais que sofreram algum tipo de dano na sua superfície e precisam torná-la lisa de novo, passam por esse tipo de procedimento, pois, a partir dele, a chapa ganha uma nova forma específica para a função que ela vai ter em determinado uso.

As máquinas que possuem como função curvar ou desempenar as chapas de aço e metal são conhecidas como calandras.

Com o avanço da tecnologia, esse tipo de equipamento conseguem reduzir a mão de obra e a necessidade de manutenção na produção das pelas e chapas.

Elas servem para serem usadas com cantoneiras, vigas e outros perfis, como em aço carbono.

As calandras podem ser encontradas em diferentes modelos, cada uma tendo uma função determinada para um tipo de material, como, por exemplo:

  • Calandras de chapa
  • Calandras de perfil
  • Calandras de tubo
  • Calandras de linha especial.

As calandras de tubos fazem as curvaturas em tubos com alta precisão, independentemente se os seus formatos forem redondos, quadrados ou retangulares, e diversos materiais, como em alumínio, inox, cobre, latão, etc.

Além de serem usadas para fazer a prensa ou curvas em chapas de metal, as calandras também podem servir para ilustrar, enrugar ou até mesmo alisar papeis.

É necessário escolher qual é o tipo de calandra mais indicada para a fabricação ou modelação de determinada chapa.

As calandras são compostas por rolos que fazem o alisamento e dão forma à chapa, conforme a sua necessidade de aplicação.

Sendo assim, a partir desse processo é possível obter cantoneiras, cones, vigas, arcos, tanques cilíndricos e outros materiais de aço, que são muito resistentes.

Como funciona a soldagem

A soldagem é o processo que tem como objetivo unir dois pedaços de metais, por meio do processo de fusão.

solda é então essa junção dos pedaços, como de fios elétricos, por exemplo, obtendo um vínculo entre as duas partes.

Esse processo é muito usado em diversos setores, como na engenharia elétrica, por profissionais de eletrônica, joalheiros, artesãos, entre outros.

O pino de metal que se aquece a uma temperatura determinada por meio da eletricidade, como um ferro irregular, recebe o nome de ferro de solda. 

Em algumas vezes, a solda é formada por uma liga de alumínio e chumbo, que possuem um ponto de fusão mais baixo.

O fluxo é caracterizado como uma resina de limpeza que faz com que as duas partes se juntem de forma limpa, removendo todos os óxidos que podem estar presentes na superfície do metal e que, por ventura, podem atrapalhar a ligação molecular.

Sendo assim, o fluxo permite que a solda seja realizada de maneira mais efetiva.

Esse processo é realizado de forma mais eficiente quando há os soldadores passaram pelo processo de qualificação de soldadores. Por isso, é importante contratar uma empresa que possui soldadores de confiança.

Como é realizada a inspeção de solda

Para garantir que o processo de soldagem seja cumprido de maneira correta, obtendo soldas seguras e conferindo qualidade ao processo, existem profissionais específicos em fazer a inspeção de solda.

Os inspetores têm a função de fazer o acompanhamento e controlar os soldadores, observando, desde o início, todas as técnicas aplicadas durante o procedimento de soldagem.

Com base em exigências normativas e reguladores, esses profissionais de inspeção de solda conseguem verificar se tudo está sendo cumprido da maneira que devem ser.

Normalmente, a inspeção de solda acompanha a fabricação.

Porém, ela também é capaz de encontrar deformidades como trincas, poros e outros problemas que podem acontecer em decorrência de um processo de soldagem que não foi feito da maneira exatamente correta.

Assim como em todos os outros serviços, para garantir um serviço de boa qualidade, é de suma importância contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço, para confirmar que o processo foi realizado de maneira ideal.

Uma boa solda faz com que o produto seja mais resistente, mais durável e possua outras características que agregam valor a ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima