O que é calibração?

Calibração de balanças toledo é essencial, isso porque é por meio dela que o aparelho continua desempenhando seu papel de pesagens precisas.

Essa é uma parte fundamental da manutenção dela (a calibração não é uma manutenção), se caso for ignorada sua funcionalidade perde a precisão.

Lembrando que as balanças com o passar do tempo perdem a confiança na pesagem, pois sofrem desgastes que são normais pela utilização regular e outros fatores externos como, por exemplo, choque mecânicos ou áreas perigosas.

Resultando na degradação ou deterioração da balança de modo rápido após um tempo prolongado.

Para evitar esse tipo de situação é necessário ter uma calibração do equipamento planejada e de maneira periodicamente e, também, ter a realização de testes de rotina para aumentar a durabilidade e a precisão da pesagem.

Em suma, a calibração é uma comparação quantitativa onde verifica a leitura da balança por meio de um objeto colocado em cima dela.

O erro é identificado quando o valor medido difere do valor real do peso do objeto.

Ao finalizar uma calibração é gerado um certificado que relatará tudo, inclusive, se o aparelho foi aprovado ou não.

Essa parte da manutenção tem suas vantagens:

  • Redução de custos;
  • Medições confiáveis;
  • Conformidade;
  • Detecção de desgaste da balança;
  • Melhoria nos processos e lucro.

Com a balança calibrada evita o desperdício, o retrabalho ou o recolhimento dos produtos já distribuídos no mercado, ou seja, reduz os custos.

As medições são precisas e confiáveis, deixando-as compatíveis com pesagens feitas em outros lugares e não afetando o produto final.

Ela também facilita a aprovação sem nenhum tipo de problema em auditorias externas e internas.

A calibração consegue identificar quando a balança pode ter algum componente desgastados ou estresse mecânico e, dessa forma, eliminando-os e, também, evitando-os sem que atrase a produção, mas é preciso fazer a calibração periódicas.

Além de melhorar o processo de produção, aumenta o lucro da empresa.

Para saber mais sobre as vantagens e de como é o procedimento da calibração consulte um profissional.

Saiba como funciona a calibração RBC

Calibração rbc (Rede Brasileira de Calibração) é um processo de monitoramento de equipamentos de medidas de precisão que comprova sua eficácia, mas ele não é uma manutenção e, sim, uma verificação denominada calibração rastreada.

Essa medição tem o objetivo de verificar se as medições do equipamento utilizado estão dentro dos padrões estabelecidos por órgão competente.

No caso do Brasil o órgão regulamentador é o Inmetro.

Após a inspeção do equipamento o  serviço de calibração RBC fornece um laudo no qual apresenta o resultado do teste de qualidade da precisão dele.

No caso de apontar algum tipo de problema ou falha, ele deverá passar mais uma vez pela avaliação e, nesta segunda vez, estiver conforme os padrões receberá um certificado no qual garante a qualidade na precisão do equipamento de medida.

O sistema de calibração é de extrema importância, pois evita algum problema sério em aparelhos de medição, pois qualquer falha influi diretamente no resultado final do produto ou da ação.

Não procure outros lugares (laboratórios não autorizados) para obter o certificado, pois ele será invalidado.

Lembre-se o laudo tem valor, permite que a empresa não comprometa seus resultados e terá validade perante alguma auditoria futura para obter um certificado de qualidade no qual ganham mais credibilidade.

Conheça os tipo e funções de um paquímetro

Paquímetro preço depende do seu tipo e seus aspectos, mas precisamente sua função é medir as dimensões de peças e objetos com muita precisão.

Ele é uma espécie de régua graduada com um encosto fixo e tem um cursor no qual permite identificar as dimensões lineares externas e internas e a profundidade de peças como parafusos, porcos, tubos, entre outros, conheça alguns tipos de paquímetro.

O paquímetro mecânico universal é um modelo mais utilizado, pois com ele é possível realizar medições das superfícies internas, externas, profundas e de ressaltos com precisão e segurança.

Tem modelos feitos de plásticos com haste metálica, entretanto, os mais comuns são fabricados, inteiramente, de aço inox, garantindo maior durabilidade.

O paquímetro universal relógio é semelhante ao mecânico, mas seu diferencial é o relógio junto com seu cursor, permitindo leitura das medidas de forma mais rápida e agilizando os processos.

Já o paquímetro com bico móvel, ou basculante, é o tipo mais requisitado para quem precisa medir peças em formatos cônicos ou que tenham rebaixos de diâmetro diferentes.

O paquímetro de profundidade é usado somente em medição de profundidade.

Tem as hastes simples ou um gancho, possibilitando de saber a profundidade dos furos não vazados, rasgos, rebaixos, etc.

O tipo duplo tem haste lateral e outra vertical e é desenvolvido especificamente para medição de dentes de engrenagens com precisão.

paquimetro digital que desempenha a mesma função que os universais, no entanto, tem a vantagem de um leitor digital que possibilita chegar às medidas de forma mais precisa e muita mais rápido.

Ainda é um aparelho livre de erros de paralaxe (ângulo de visão), ideal para controle estatístico.

Esses foram os tipos de paquímetro, caso tenha alguma dúvida sobre esse aparelho e seus tipos, procure um especialista ou uma loja especializada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *