Medidores industriais e seus modelos

Os instrumentos de medição são variados e comuns no dia a dia, visando testes, análises e inspeções. Podem ser encontrados e usados no cotidiano, como o termômetro, por exemplo.

Pode ainda estar presente no meio industrial, que apresenta grande variedade de processos, sendo alguns deles direcionados para medir variáveis como a vazão, temperatura, pressão e nível.

É fundamental que tais processos sejam realizados, não somente para finalidades contábeis, mas para que seja possível averiguar a eficácia dos processos.

Dessa maneira, é possível encontrar diferentes tipos de tecnologias em prol da medição, como o medidor de vazão.

Para compreender de maneira mais clara seu funcionamento, é importante esclarecer que a vazão pode ser estabelecida como a quantidade mássica ou volumétrica de um fluido que atravessa por meio de um canal ou tubulação por unidade de tempo.

A vazão volumétrica diz respeito a quantidade em volume que escoa, enquanto a vazão mássica é a quantidade em massa do fluido.

Basicamente, pode-se dizer que a vazão corresponde ao tempo que o fluido leva para escoar.

Entre os tipos de medidores de vazão amplamente usados, é possível citar itens como:

  • Tipo turbina;
  • Disco nutante;
  • Rotâmetro;
  • Tipo hélice.

O tipo turbina e o tipo hélice são considerados medidores diretos de volume do fluido passante, ambos  são utilizados para medir a velocidade pelo impacto do fluido.

Além do tipo turbina ser aplicado como um medidor de vazão para gases, também é aplicado para processos de mistura de líquidos

Esse medidor de vazão volumétrica consiste em um rotor com palhetas que é suspenso em uma corrente de fluido através de um eixo de rotação paralelo no direcionamento do fluxo.

De forma geral, é um equipamento versátil, comumente fabricado em aço inoxidável.

O rotâmetro é um medidor de vazão próprio para líquidos, como óleos em geral e fluxo de água.

Enquanto o tipo disco nutante pode ser aplicado para líquidos e gases.

Há outras opções além dessas, como o medidor tipo termal, que é aplicado como medidor de vazão de ar e gases.

Esse tipo de medidor também é chamado de transmissor de vazão termal e, normalmente, usam um diferencial de temperatura constante para que o fluxo de massa do ar e dos gases seja obtido.

Como escolher o medidor correto?

As aplicações dos medidores de vazão são amplas, desde as mais simples, tais como a medição de água residencial e estações de tratamento, até mesmo a medição de combustíveis e gases industriais, que podem apresentar maior complexidade.

Para escolher o instrumento ideal, é preciso levar diferentes fatores em consideração, tais como a exatidão desejada para a medição, o tipo de fluido, espaço físico disponível, custos, entre outros elementos cruciais para escolher o modelo adequado.

Como funciona um termômetro infravermelho?

termômetro infravermelho apresenta o diferencial de não necessitar de grande proximidade do objeto para que possa obter a temperatura a ser medida.

Para o seu funcionamento, o calor infravermelho é direcionado para um detector, a partir desse ponto, pode ocorrer a conversão da energia infravermelha em unidades de temperatura, como Fahrenheit e centígrados.

Uma das principais vantagens relacionadas a esse tipo de termômetro é justamente a forma de leitura de temperatura, que pode ser detectada de forma instantânea digitalmente.

Dessa maneira, é possível ter mais praticidade para obter a leitura, além de amenizar o âmbito de erros.

Além disso, é possível encontrar esses termômetros em diferentes tamanhos e formatos.

Grande parte dos modelos são disponibilizados em unidades de bolso, para que ofereçam ainda mais praticidade para serem carregados.

São considerados versáteis e amplamente aplicados em setores como de embalagens, eletrônica, montagem e manufatura.

Um aspecto que faz com que o termômetro infravermelho se destaque ainda mais, é a possibilidade de poder ser utilizado para medir a temperatura de objetos em movimento.

Essa é uma vantagem interessante, principalmente para medir a temperatura de produtos distintos em uma linha transportadora.

Com as informações apresentadas ao longo do texto, é possível notar que existem diversos tipos de medidores e que são de grande importância nos mais variados processos, tanto no cotidiano, quanto em métodos mais complexos que estão presentes no meio industrial.

Uma vez que há grande distinção entre os tipos de fluídos, é preciso escolher a instrumentação com cautela, principalmente para obter resultados eficazes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *