Porcas, buchas e arruelas: conheça as principais aplicações

Seja para trabalhos simples, como pendurar um quadro na parede, ou para aplicações complexas em máquinas industriais, os componentes de fixação são extremamente importante, pois são responsáveis pela sustentação de materiais.

O uso dessas peças, apesar de indispensável, não é visto com a devida importância, já que muitas pessoas acreditam que há um único modelo da peça. No entanto, é preciso planejar corretamente todas as utilizações, bem como as ferramentas de trabalho, para escolher as buchas, porcas e parafusos certos.

A diferença entre porcas, buchas e arruelas

Muitas pessoas não percebem a diferença entre as porcas, buchas e arruelas. Esses componentes de fixação são muito parecidos, contudo, possuem funções diferentes, dependendo do tipo de aplicação.

As porcas são confeccionadas em material metálico, em formato cilíndrico ou em prisma, com furo roscado para prender o parafuso ou uma barra roscada. Normalmente, é um acessório usado na união de duas ou mais peças, como em máquinas, sistemas de tubulações, entre outros usos com parafusos.

Existem diversos modelos de porcas, de acordo com o tipo de rosca e o formato. As mais usuais são as porcas sextavadas, quadradas, recartilhadas e borboleta. Elas podem ter apertos manuais, auto travantes e de pressão.

As porcas sextavadas também estão disponíveis em versões retentoradas, com um filete deformado. O modelo é conhecido como “porca cega”, sendo aplicada em vedações onde se pretende um acabamento redondo.

Resistentes e duráveis, as porcas podem ser encontradas em variadas dimensões, por isso, é importante verificar se o tamanho dos parafusos correspondentes ao furo das porcas.

Já as arruelas (ou anilhas) são discos finos, com um furo no meio, usadas para suportar a carga do parafuso. Elas também são aplicadas como espaçadores, dispositivos de bloqueio e almofada de desgaste.

De modo geral, elas evitam que a porca escape do parafuso, devido à trepidação, principalmente, em máquinas industriais e em estruturas de ferragem.

Assim como as porcas, as arruelas são normalmente fabricadas em metal; no entanto, é possível encontrar arruelas emborrachadas ou plásticas, para trabalhos de vedação e estanqueamento em sistemas hidráulicos.

Ou seja, dependendo da aplicação, tem-se também diferentes modelos de arruelas.

Para ter peças de qualidade, é importante procurar por bons fabricantes de arruelas especiais, que confeccionarão um componente personalizado, se necessário. Além disso, essas empresas são conhecidas por:

  • Oferecer qualidade em todas as suas peças;
  • Ter garantia de fabricação das arruelas;
  • Contar com profissionais qualificados para atendimento;
  • Ter boas condições de pagamento, com preços acessíveis.

Finalmente, as buchas são elementos de fixação de máquinas, disponíveis nas formas cilíndricas ou cônicas. Elas servem para apoiar eixos e, ao mesmo tempo, guiar brocas e alargadores.

Em geral, as buchas são fabricadas em metal antifricção ou em materiais plásticos, porém, todo material de confecção da bucha deve ser menos duro que o
material do eixo. As buchas são classificadas pela sua fricção em radial ou axial.

Nesse sentido, a bucha de nylon ganhou popularidade no mercado, pois além de ser um material adequado em relação ao eixo, o nylon também é extremamente resistente e durável, com capacidade para suportar vibrações, choques mecânicos, pressão e corrosão.

De qualidade superior, as buchas de nylon são desenvolvidas em uma tecnologia de ponta, que permite a aplicação em diferentes máquinas e equipamentos.

É possível aplicar as buchas e arruelas em todos os materiais?

Conforme mencionado anteriormente, as buchas, porcas e arruelas estão disponíveis em vários modelos, dependendo da aplicação.

Sendo assim, deve-se ter um planejamento prévio do trabalho, para escolher os componentes adequados, que suportar~so o uso e, ainda, contribuir para uma fixação de excelência.

Alguns modelos de porcas, buchas e arruelas podem até mesmo ser usadas em placa de acrílico preço especial. Nestes casos, as peças devem ser macias, para que o material não quebre.

Isso quer dizer que os componentes usados em máquinas industriais são diferentes dos usados em trabalhos mais finos, com o uso do acrílico.

Diante disso, nota-se a importância do trabalho dos fabricantes de porcas, buchas e arruelas, pois eles devem especificar corretamente todas as informações sobre esses componentes, bem como as possibilidades de uso.

Além disso, caso o cliente tenha dúvidas, as empresas devem contar com uma equipe técnica experiente, capaz de fornecer todos os dados importantes sobre os elementos de fixação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima