5 coisas que devem ter em uma cozinha industrial

Para garantir a máxima eficiência nos procedimentos realizados em uma cozinha industrial é essencial contar com equipamentos de qualidade, que facilitem a execução dos processos.

Locais para armazenagem, ambientes para apoio dos instrumentos durante o trabalho e o próprio local onde são higienizados os alimentos devem ter características favoráveis à correta preparação dos itens.

Conheça alguns desses produtos:

Mesas

Uma mesa de inox é um equipamento que não pode faltar em uma cozinha industrial.

Ela serve para que seja feita a manipulação de alimentos, pois o inox é um elemento anticontaminação.

Outra vantagem é que a mesa nesse material não passa odores ao alimento, devido à facilidade de higienização do aparato.

O inox é um material resistente, então dificilmente a mesa apresentará rachaduras que possam favorecer a acumulação de sujeiras ou bactérias.

Como as cozinhas industriais são ambientes muito dinâmicos e movimentados, uma boa opção é adquirir ao menos uma mesa aço inox com rodinhas, pois isso trará mais mobilidade e versatilidade ao equipamento.

A mesa de inox não sofre corrosões, devido à composição do aço inox, é resistente à manipulação com diferentes temperaturas, além de ser uma superfície perfeitamente homogênea, ideal para a manipulação de massas, por exemplo.

A espessura do aço para composição da mesa pode variar, mas no geral, a recomendação é que ela tenha cerca de 1mm.

Outra vantagem interessante é a prateleira inferior que alguns modelos contém.

Ela pode se extremamente útil para colocação de materiais que serão utilizados durante as preparações.

Cubas

Para quem deseja integrar a funcionalidade da mesa a outro equipamento, é possível usufruir de uma bancada de inox com cuba em inox industrial.

A maior vantagem dessa decisão é, sem dúvidas, a economia de espaço.

É possível encontrar no mercado opções com uma, duas ou até mesmo três cubas.

Essa última opção é ótima para agilizar ainda mais os procedimentos e o fluxo do trabalho.

É possível encontrar cubas em formatos variados: quadradas, redondas e retangulares, com variações de profundidades diferentes.

A bancada de inox com cuba industrial para cozinha deve ser espaçosa e ter um bom comprimento para servir de apoio para manipulação de alimentos junto à pia.

Aliar o corte e preparação à lavagem dos alimentos é a maior vantagem em adotar a bancada com cuba em inox.

Caso a bancada em inox seja inviável, no mercado existem outros materiais para bancada, como:

  • Granito;

  • Porcelanato;

  • Silestone;

  • Quartzo.

Mas é importante ressaltar que, por todas as características apresentadas, a opção de inox é realmente a mais interessante para cozinhas industriais.

Quanto ao tipo de instalação, as cubas podem ser de sobrepor ou embutidas.

O modelo sobreposto tem se destacado como tendência ultimamente, mas as de embutir ainda são as mais escolhidas, devido ao acabamento oferecido e à garantia de que não haverá vazamentos.

Um dos itens que tornam a adoção de mesas, bancadas e cubas de inox vantajosa é a facilidade de limpeza dessas superfícies.

A higienização diária deve ser feita usando apenas água e sabão ou detergente neutro, com auxílio de um pano ou esponja. Não devem ser usadas lãs de aço que podem riscar a superfície.

 A recomendação é que ao final do dia de trabalho, seja feita essa limpeza mais cuidadosa, mas sempre que algum líquido cair sobre o material, o ideal é passar um pano seco para evitar manchas.

Com o passar do tempo e o ritmo de trabalho intenso, que nem sempre permite esse cuidado de secagem imediata, as manchas podem persistir ou o inox pode perder o brilho.

Nesses casos, o uso de uma pasta de polimento específica para o material pode ser usada.

Estantes

estante aço inox é outro equipamento extremamente útil em uma cozinha industrial, servindo para armazenar objetos e organizá-los de maneira agradável visualmente e ao mesmo tempo mantendo uma boa funcionalidade.

Existem formatos variados no mercado para atender a diversos tipos de demandas, com números diferentes de prateleiras.

As estantes representam uma excelente economia de espaço ao local, além de manter os itens todos à mostra, o que é uma facilidade em uma cozinha industrial, pois ficar procurando itens em armários geraria uma grande perda de tempo.

estante aço inox 5 prateleiras é um dos melhores modelos para adoção em cozinhas.

Com a adoção desses itens, a cozinha industrial se torna muito mais funcional e melhora o ambiente de trabalho para os colaboradores que nele atuam, tornando a execução dos procedimentos mais fácil e rápida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *