Conhecendo a funcionalidade da empilhadeira

Muita gente não sabe, mas diversos utensílios e equipamentos são utilizados todos os dias de forma precisa e repetitiva em diferentes processos industriais que não necessariamente têm relação direta com a produção do setor.

Um exemplo de dispositivo fundamental é a empilhadeira, que funciona, como o próprio nome sugere, empilhando e locomovendo diversos tipos de materiais e conteúdos utilizados nas fábricas e indústrias cotidianamente.

Isso pode facilitar e muito a vida dos operadores, já que as cargas transportadas são volumosas e, muitas vezes, pesadas.

No artigo a seguir, acompanhe informações sobre a importância da manutenção desse produto e saiba como ele pode fazer toda a diferença no segmento onde atua.

O que é?

A empilhadeira é um tipo de veículo industrial utilizado para a movimentação e o transporte de grandes cargas, especialmente aquelas que apresentam também grande volume e ocupam mais espaço. Imagine carregar tudo isso de um lado para o outro no braço. Não dá, não é mesmo?

Por isso, esse equipamento é tão fundamental. Ele pode ser encontrado, basicamente, em dois tipos: a versão elétrica é alimentada por baterias elétricas, enquanto a Empilhadeira manual utiliza como base a força motriz dos operadores, ou seja, o seu esforço manual.

No que diz respeito à combustão, as empilhadeiras podem ser movidas tanto a gás liquefeito, o que gera benefícios como a possibilidade de transportar cargas em maior quantidade, quanto a diesel, que oferece o máximo desempenho em capacidade operacional.

Em variados procedimentos logísticos e industriais, as empilhadeiras são presença certa e constante. Existem diferentes tipos e modelos disponíveis no mercado atualmente, mas vale fazer uma avaliação precisa das demandas de produção e transporte antes de fazer a escolha.

É possível optar por modelos mais ergonômicos, por exemplo, e também por aqueles que oferecem economia de combustível e possuem motores mais leves.

Prevenção de danos

A Manutenção de empilhadeira é muito importante por uma série de fatores, dentre eles, a redução de problemas apresentados pelo aparelho e aumento do seu desempenho.

A periodicidade pode variar conforme o tipo de equipamento, a atividade realizada por dia, entre outros fatores. No entanto, a recomendação geral é que ela seja feita a cada 500 horas de uso.

Em cada equipamento, ainda, é preciso fazer a análise de determinados itens. As máquinas a combustão, por exemplo, precisam ser revisadas de forma que a lubrificação seja renovada a partir da troca de óleo e do filtro, pois isso é  que garante a durabilidade e o alto desempenho das peças.

Já no caso da empilhadeira eletrica, realizar a limpeza é extremamente importante, pois os componentes ligados a eletricidade devem estar devidamente higienizados.

Isso sem falar na lubrificação, que também é essencial nesse tipo de produto, pois as peças podem apresentar diversos tipos de falhas quando as engrenagens e o interior do aparelho estão secos.

Entre os maiores benefícios de se optar pela manutenção preventiva das empilhadeiras em uso na sua indústria, estão:

  • Detecção de falhas não aparentes;
  • Aumento da segurança dos operadores;
  • Prolongamento da vida útil das peças;
  • Redução do consumo de energia;
  • Maior disponibilidade do equipamento.

Tambores e pallets

Um utensílio que atua diariamente otimizando os variados procedimentos de produção em diferentes segmentos industriais é o tambor 200 litros, utilizado para a condução de fluido e também para o armazenamento, de forma que podem ser acoplados às empilhadeiras para realizar o transporte desejado.

Por isso, eles devem ser resistentes e não podem apresentar vazamentos e danos estruturais. Esses produtos são utilizados em diferentes indústrias, tais como:

  • Petrolífera;
  • Alimentícia;
  • Agricultura.

Para a contenção de possíveis vazamentos, seja nos tambores ou até mesmo nas bombonas, é preciso utilizar materiais que possam fornecer o máximo desempenho, não só na hora de conter o líquido dentro do tambor, como também na hora de desviá-lo do local onde está sendo vazado, uma medida que pode fazer toda a diferença na produção diária, pois evita desperdícios.

Dessa forma, o Pallet de contenção para tambores é altamente recomendado e pode ser encontrado em três modelos: para um tambor, para dois tambores e, ainda, para quatro tambores.

Embora as dimensões e a capacidade de conter o líquido variem de pallet para pallet, todos eles oferecem a mesma finalidade e possuem entradas para garfos de empilhadeiras e carrinhos hidráulicos.

É muito importante, por fim, avaliar as demandas de cada linha de produção antes de fazer a escolha dos produtos a serem utilizados.

Além disso, é fundamental contar com equipamentos de qualidade e alto desempenho, que beneficiem e otimizem diretamente os processos industriais onde são solicitados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *