Estabeleça a frequência de manutenção de balança
Ela está tão inserida no cotidiano das pessoas, que por vezes, não se nota a importância delas. Criada a milhares de anos, a balança é utilizada para medir o peso das coisas e também das pessoas.
Seu uso é tão antigo, que por meio de desenhos egípcios em papiros, já se podia vê-la. Acredita-se que sua função inicial era pesar o ouro, que na época, já seria um metal precioso.
O primeiro modelo do equipamento possuía dois pratos, um poste central e com um peso padrão em uma das extremidades, era possível fazer a comparação.
Mas, com o passar dos anos, as balanças se modernizaram, tornando-se mais fáceis de utilizar e também, mais precisas.
No entanto, para que tudo esteja funcionando corretamente, é necessário fazer a manutenção periódica.
Modelos de balança
Existem alguns tipos de balança, vejamos algumas delas: A balança de precisão possui muita sensibilidade, medindo com alto grau de precisão.
Em laboratórios, que há necessidade de amostras em quantidades exatas, elas são indispensáveis. Atualmente, há dois modelos de balança de precisão no mercado.
Uma delas, é a balança de precisão analítica, que permite o alcance de alta precisão nos resultados, com número de casas decimais após a vírgula.
Existe ainda a semianalítica, que por sua vez, não chega a tamanha exatidão. Como elas são extremamente sensíveis, alguns cuidados precisam ser tomados.
Devendo sempre ser utilizada em ambientes totalmente fechados, veja o que pode influenciá-las, alterando os resultados:
- Variações de temperatura;
- Umidade;
- Correntes de ar;
- Vibrações;
- Exposição direta à luz.
Outro modelo muito utilizado, é a balança mecanica. Esse tipo é muito utilizado pela agroindústria, comércio ou para medir o peso de pessoas, podendo ter formatos diferentes, neste último caso.
Esse modelo é ideal, especialmente em locais onde não há como utilizar a energia elétrica. A balança mecânica possui uma alavanca, que mostra o ponto de equilíbrio entre dois corpos.
No entanto, com toda a tecnologia e a busca por mais precisão, surgiu a balança digital. Ela tanto pode ser alimentada com bateria, quanto por eletricidade.
O funcionamento dela se dá com uma bobina, que transforma o peso em corrente. Assim, de acordo com o peso de uma pessoa, essa corrente elétrica se altera por meio do eletromagnetismo.
Desta maneira, um processador analógico identifica e transforma estes dados em dados digitais, quando o operador pode fazer a leitura de forma muito simples, por meio de um display.
Por essa facilidade e pela precisão, este modelo é cada vez mais popular em comércios e também nas residências, quando é muito usado para medir o peso das pessoas.
Calibragem
Seja no comércio, nos laboratórios, na indústria ou até mesmo em sua casa, as balanças são cada vez mais essenciais.
No entanto, não adianta ter uma balança se ela não estiver devidamente calibrada. Assim, é muito importante que os resultados apresentados estejam corretos.
Para tanto, é necessário calibrar balança digital. Essa calibração deve ser periódica. Para quem tem comércio, a aferição das balanças é realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o INMETRO.
Mas, quem quer calibrar sua balança utilizada em casa, pode recorrer a uma empresa especializada. Essas empresas, geralmente, fazem uma limpeza da superfície, para retirar qualquer resíduo que cause erro na leitura.
Feito isso, são colocados os pesos de medida, itens que possuem os pesos corretos. Então, a calibragem é iniciada, após este procedimento, a balança é reiniciada.
Quando há qualquer alteração de valores, é necessário levar o equipamento para a assistencia tecnica para balança digital. Desta forma, profissionais especializados, identificam o problema e o solucionam.
Manutenção
Com o tempo é natural que as balanças necessitem de manutenção, garantindo assim, o bom desempenho do equipamento.
A manutenção deve ser sempre realizada por empresa especializada, pois, estas possuem todos os equipamentos necessários, especialmente os pesos padrões, que garantem a precisão dos resultados.
No caso de uma indústria, por exemplo, qualquer erro pode afetar a produção e acarretar prejuízos. Assim, a manutenção de balanças, diminui custos operacionais, aumentando a vida útil dos equipamentos.
Já que você chegou ao final deste artigo, deve ter uma balança em sua casa ou no seu comércio. Desta forma, veja o modelo ideal para sua melhor utilização.
E não esqueça de fazer a manutenção periodicamente. Pois, a manutenção evita danos maiores, diminuindo gastos.