Equipamentos

Conheça 3 modelos de medidores com funções diferentes

Medidores são instrumentos utilizados para mensurar valores de determinadas matérias, como é o caso do vento, de energia, de vazão de líquidos, de pressão, de profundidade, entre outros.

Esses dispositivos funcionam de acordo com os elementos de medição e são aplicados em diversos segmentos da indústria.

Em alguns casos, podem também ser fabricados em casa, sem muito esforço. Conheça, o Medidor de energia digital como funciona, além dos medidores de vento e de espessura.

O medidor de vento: como funciona e para que é utilizado?

O Medidor de vento é um instrumento também conhecido por anemômetro, que infere a velocidade com que o fluxo de ar se desloca.

Há uma variedade de modelos cujas diferenças se dão em relação à escala de leitura – que pode ser constante ou esporádica – ou instalação, que pode, ou não, exigir fios de suporte ou a tecnologia wireless, por exemplo.

Alguns tipos de anemômetros são:

  • Anemômetro tipo concha;
  • Anemômetro tipo hélice;
  • Anemômetro a fio quente;
  • Anemômetro a laser;
  • Anemômetro a filme quente.

É possível confeccionar um medidor de vento caseiro, com um bom índice de precisão, com alguns itens, para uma feira de ciências, por exemplo.

Para isso você utilizará apenas materiais simples, como papelão, um tijolo de argila e um lápis apontado, para calibração, e cuias de papel.

Os materiais podem variar de acordo com o projeto do medidor, mas são, em geral, bem simples.

A sua aplicação está em consonância com as normas reguladoras especificadas pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).

É o caso da Norma Reguladora nº 12 – NR 12 – que dispõe sobre a aplicabilidade do anemômetro, com alerta visual e sonoro.

Para operadores de equipamentos de guindaste em caso de ventos com velocidade acima de 35km/h e a Norma Reguladora nº18, que dispõe sobre a utilização obrigatória desse medidor em gruas, no caso de ocorrência de ventos com velocidade superior a 42 km/h.

Além de gruas e guindastes, os medidores de vento podem ser utilizados em aeroportos, em parques eólicos.

Em serviços de concretagem – obedecendo a NBR 14931 -, em stands de treino de tiro, no setor agropecuário, em campos de golfo e pistas de asa delta, além de escolas, universidades e no setor rodoviário e ferroviário.

Ainda, servem à realização de estudos climáticos.

O medidor de energia digital

O Medidor de energia digital é um dispositivo utilizado para mensurar a quantidade de energia gasta em um período determinado de tempo.

Diferente de um medidor de energia analógico, o formato digital oferece aos clientes outras informações.

Por exemplo, os valores de tensão e corrente, bem como as oscilações de energia, que podem acarretar em problemas aos equipamentos ligados à rede elétrica.

Por isso, deve-se optar por um dispositivo feito por empresas de confiança, para garantir maior precisão nas medições de maneira geral.

O Medidor de energia digital trifásico, por exemplo, utiliza 4 fios e três elementos, sendo, portanto, composto por três fases mais o neutro.

É, portanto, mais eficiente que um modelo monofásico, pois dispensa a instalação de qualquer outro dispositivo para fazer a leitura de energia, agilizando o processo e sendo mais interessante com relação ao custo-benefício.

O que é um medidor de espessura?

O medidor de espessura é um equipamento industrial feito para mensurar, com precisão, a espessura de chapas metálicas de ultrassom, bem como qualquer outro material que tenha a propriedade de propagar som.

É usado para proteger materiais que fiquem expostos a agentes destrutivos que causem erosão ou corrosão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *