Empresas de usinagem: conheça todos os seus processos

No ambiente industrial, como é de conhecimento geral, são realizados muitos processos para que a produção venha a ser efetiva e de extrema qualidade. Deste modo, faz-se o uso de diferentes ferramentas e serviços, como o ofertado pelas empresas de usinagem, que abordaremos neste artigo.

O objetivo principal da usinagem é a criação de objetos variados, tendo o metal como base. Nesse processo, faz-se o corte do material, podendo alterar a sua aparência e seu formato como produto final, conforme o estabelecido no projeto.

Caminha próximo a outros processos industriais, como a moldagem e a fundição. É capaz de compor peças mais finas, com grandes detalhes. Sendo que alguns desses detalhes não podem ser executados no processos mencionados, moldagem e fundição.

Com o processo de usinagem, pode-se obter peças variadas, pequenas e grandes, como parafusos, ferramentos, componentes automotivos, entre outros.

O que é usinagem?

Usinagem é o nome dado a um processo comum no meio industrial, responsável pela fabricação de peças, que pode incluir desde a cópia de um simples chave até peças que necessitam de mais atenção ao detalhes. Dentro desse processo podemos encontrar outros. Dentre eles podemos citar alguns, como:

  • Aplainamento;
  • Torneamento (feito com torno mecânico);
  • Fresamento;
  • Eletroerosão;
  • Retificar;
  • Perfuração;
  • Fresagem;
  • Moagem;
  • Entre outros.

Entenda mais sobre os processos envolvidos na usinagem

As empresas de usinagem em SP, como pudemos ter uma pequena noção acima, desenvolvem seus serviços com base em alguns processos. A seguir, explicaremos um pouco sobre como funciona cada um desses processos. Confira!

1. Perfuração

A etapa de perfuração diz respeito a um dos elementos mais básicos realizados na usinagem. Nela os operadores utilizam ferramentas e maquinários para a realização de perfurações em metais, que serão empregados nos mais diversos locais.

2. Torneamento

O torneamento, por sua vez, é responsável pelo processo de moldagem do material. Para que seja executado, a peça é colocada sobre um eixo que gira em todo de si mesmo, e enquanto a peça está sendo rodada, a moldagem e o corte são realizados, utilizando-se de ferramentas e kits específicos para essas funções.

Esse processo, como seu próprio nome se refere, é realizado por um torno. O processo de torneamento pode ser feito de modo manual ou então com as novas tecnologias, como o torno CNC (controlador numérico computadorizado).

O torno CNC permite que o procedimento seja automatizado, trazendo uma produtividade maior em um espaço menor de tempo.

3. Fresagem

A fresagem é realizada por um equipamento conhecido como fresadora. Trata-se de uma ferramenta de corte para peças metálicas.

Com utilização simples, essa ferramenta é alocado em um espaço seguro, de modo que possa trabalhar com o metal da forma correta.

4. Moagem

Já a moagem é um processo menos comum dentro da indústria de usinagem, mesmo sendo simples. Ele envolve uma pedra de moagem para fazer o molde de peça de metal. Esse tipo de técnica serve para afiação manual ou então criação de acabamento acetinado.

5. Outros processos das empresas de usinagem

O mandrilamento é a produção de superfícies de revolução por meio de várias ferramentas de barra. Nesse processo, a peça junto com a ferramenta giram em um movimento simultâneo dentro de uma trajetória determinada.

Já o processo conhecido como brochamento é um modelos de obtenção de qualquer superfície com auxílio de ferramentas multi cortantes.

Por fim, o brunimento trata-se de um procedimento que visa a abrasão por meio de acabamentos de furos cilíndricos de revolução.

Nele a ferramenta opera em trajetórias helicoidais onde os grãos ativos da ferramenta abrasivas estão em contato constante com a superfície da peça.

A utilização de serviços de usinagem é definida primeiramente de acordo com o projeto, e apenas depois de todos os processos serem definidos, dá-se início à produção. Tudo isso porque a usinagem é um processo delicado e muito importante.

As peças moldadas, como pudemos observar ao longo deste artigo, são feitas por diversos materiais. Para produção em larga escala as peças devem ser feitas de maneira seriada e contínua, fazendo uso de processos automatizados.

Todos os processos de usinagem servem para garantir à empresa qualidade e segurança no desenvolvimento das diversas peças necessárias para o funcionamento das máquinas.

Por esse motivo, se você precisa contratar um empresa de usinagem, é necessário buscar por referências e entender se a empresa escolhida possui profissionais qualificados para as funções necessárias, além de investir em materiais de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima