IndústriaUsinagem e Ferramentaria

Saiba mais sobre a usinagem industrial

O processo de usinagem é essencial para um funcionamento eficaz dentro das fábricas. Por meio da Indústria de usinagem são moldadas diversas pessoas que compõem máquinas e equipamentos dos mais variados segmentos.

As etapas do processo de usinagem

Os profissionais que trabalham dentro de usinas possuem especializações e qualificações na área, tendo ótimo preparo técnico, o que afeta diretamente no resultado final de satisfação dos clientes.

O processo realizado dentro de usinas envolve diversos passos até que uma peça seja devidamente criada e constituída.

Assim, passa-se por um procedimento complexo com uma série de situações que trabalham em conjunto para que o resultado final seja positivo.

Todo procedimento realizado no mundo das usinas requer muita atenção e cuidado, principalmente por parte dos profissionais envolvidos.

São utilizadas máquinas próprias para confecção, sendo grandes equipamentos responsáveis por refinar, moldar, cortar e finalizar as peças da forma devida. Para isso, existem etapas a serem seguidas.

Os furos são fundamentais para a confecção das peças dentro de usinas. São realizados por meio da perfuração, sendo muito delicada.

Os furos nas peças precisam ser feitos com precisão, alcançando diâmetros perfeitos, seguindo o planejamento dos projetos a seguir. Assim, qualquer procedimento feito de forma errada, definitivamente compromete todo o serviço.

A moagem é realizada através de uma peça de pedra que molda o aço. Assim, esse processo é complicado, já que o aço é uma peça muito resistente.

Quando a moagem é realizada, pode ter diversas finalidades, sendo geralmente aplicada quando existe a necessidade de dar formas ou afiar os objetos acetinados.

As etapas da usinagem são essenciais para a realização de um projeto satisfatório, por isso é tão importante seguir todas elas. A partir dessas etapas, as peças são realizadas conforme o intuito do cliente, sendo moldadas e seguidas diante das estipulações feitas com o auxílio de instrumentos de medição.

Todo projeto carrega consigo diversas estipulações a serem seguidas, necessitando de uma análise de custo-benefício e cálculos a respeito da produção e de materiais utilizados. Assim, todas as etapas de confecção são realizadas com segurança. São elas:

  1. Fresagem;
  2. Torneamento;
  3. Perfuração;
  4. Moagem.

A importância da manutenção preventiva

A usinagem é um processo milenar, sendo muito antigo e de ampla experiência mundial. Atualmente esse processo é feito com o intuito de fabricar peças para diversos ramos industriais. Assim, essa prática é completamente necessária para a tecnologia e evolução industrial.

Existe um fator muito importante dentro das usinas e em todo tipo de confecção ou construção: A manutenção preventiva e corretiva.

A manutenção de equipamentos visa prevenir e evitar futuros problemas de defeitos ou falhas. Assim, existem diversos setores onde esse procedimento é imprescindível, sendo o caso das usinas. Realizar esse serviço garante um funcionamento eficaz dos equipamentos.

Em todo o processo de usinagem ou manutenção preventiva, o manômetro é um instrumento muito utilizado. Sendo um equipamento de medição do âmbito industrial, sua função é a medição da pressão de gases e líquidos existentes em recipientes fechados.

O processo de Calibração de manometros se dá utilizando a pressão atmosférica como nível de referência, a medida da diferença entre a pressão real e a pressão atmosférica é chamado de pressão manométrica.

A utilização correta do manômetro depende de vários fatores, como o meio onde ele será aplicado, a faixa de pressão que se deseja medir, a precisão que se deseja obter e a sensibilidade que o ambiente oferece.

Além disso, fatores operacionais e logísticos, como os custos da implementação dos instrumentos, a mão de obra necessária para operação, entre outros critérios individualizados.

Dentro de usinas, muitas vezes, é necessário contar com outro serviço fundamental: a recuperação de roscas de extrusoras.

É preciso realizar uma ampla limpeza geral, onde é retirada toda sujeira que dificulta a realização da restauração e confecção da peça.

Quando todo esse processo é realizado, normalmente é feita uma análise dimensional para detectar alguns fatores fundamentais para saber qual o estado que essa rosca se apresenta.

Se todos esses fatores estiverem favoráveis, a recuperação de roscas de extrusoras se inicia com a aplicação de solda especial em suas cristas dos filetes, em seguida, é preciso desempenar e retificar a externa e dos flancos, regularizar o núcleo, polir e ajustar com a nova medida do cilindro.

Ao utilizar os materiais corretos para a confecção de peças em usina, todas as etapas complexas ficam asseguradas pela manutenção preventiva.

Assim, o resultado das confecções são positivos e os clientes ficam satisfeitos, garantindo que o resultado final renda diversas aplicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *