EquipamentosMateriaisProcedimentosUsinagem e Ferramentaria

Curiosidades sobre a soldagem

O processo de soldagem é indispensável dentro da indústria. Na prática, a técnica tem como proposta unir metais por meio de fusão. Ou seja: de estruturas como a chapa expandida galvanizada preço até outros acessórios, há muitos itens que podem ser recuperados por causa da solda.

Não é à toa que essa é uma técnica muito usada na metalúrgica e em outros setores industriais. Mas, afinal: como funciona o processo de soldagem na prática? Quais são os tipos de soldagem mais comuns no mercado industrial?

Se você também tem essas dúvidas, continue lendo esse post e saiba mais sobre alguns processos de soldagem que você precisa conhecer.

Chapa expandida galvanizada preço

A chapa expandida galvanizada preço é um acessório industrial indispensável nessa área. Essa chapa pode ser encontrada em várias dimensões e, na prática, esse é um item fabricado a partir de recortes que facilitam diversas aplicações.

Além de ser um produto resistente e com alta durabilidade, esse tipo de chapa se destaca por ter uma vida útil mais longa em relação às chapas comuns.

Como o próprio nome sugere, essa é uma chapa galvanizada, ou seja,  é um material que surgiu a partir da técnica de galvanização.

Neste tipo de técnica, essa chapa se destaca por ser revestida com materiais nobres e ter blindagem de zinco.

Dessa forma, alguns questionamentos surgem. Um deles é: será que é possível tornar esse ferro de solda ou soldar este acessório?  Sim, é possível e embora o desgaste do material seja uma realidade, esse é um processo comum na manutenção do produto.

Se a solução escolhida para o reparo for a soldagem, é importante seguir algumas orientações antes de contratar esse serviço. São elas:

  • Verificar o desempenho mecânico da peça;

  • Certificar-se que o soldadores usarão Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);

  • Proteger-se contra fumaça/emissão de substâncias tóxicas durante a solda;

  • Aumento da vida útil da estrutura.

Fita fibra de vidro

Fita fibra de vidro é um material muito útil no mundo industrial. Não é à toa que esse é um dispositivo usado de forma ampla. Seja como um isolante térmico ou como acessório de vedação dos tubos e válvulas, essa fita é muito requisitada no mercado.

Com todas essas qualidades, esse item conhecido por Fita  fibra de vidro pode substituir outros acessórios como a fita de amianto.

De acordo com especialistas, esse dispositivo é capaz de suportar uma temperatura de até 550º C.  Diante disso, não é difícil imaginar que esse tipo de fita tenha diversas aplicações em diferentes segmentos da indústria.

Dispositivos para soldagem e outras técnicas

Se engana quem pensa que a soldagem é uma técnica única. Tudo depende do tipo de acessório industrial, do segmento da indústria e das condições de desgaste que rodeiam esse item.

Para cada situação, há equipamentos e formas específicas para soldagem. O equipamento para teste de estanqueidade, por exemplo, é um produto que é usado nos mais diversos setores da indústria.

Na prática, esse é um equipamento que evita vazamentos e, como o próprio nome sugere, serve para avaliar as condições de cada peça industrial.

Entre os critérios para solda, alguns se destacam. Confira a lista abaixo com alguns exemplos:

  • Detecção de falhas mecânicas;

  • Prevenção de problemas técnicos;

  • Maior controle de qualidade da manufatura/maquinário industrial;

  • Excelente capacidade de vedação.

Diante dessas características, a conclusão é que o equipamento para teste de estanqueidade é um produto que eleva bastante a produtividade industrial.

Isso porque, além de evitar possíveis vazamentos, esse dispositivo prolonga a vida útil do maquinário industrial e reduz a necessidade de gastos desnecessários.

Quando se trata de soldagem também é possível recorrer a outros instrumentos e referências e isso só otimiza o trabalho.

A soldagem MIG (Metal Inert Gas), por exemplo, é muito aplicada em fábricas de forma geral e no setor automotivo. Neste contexto, contar com a maquina de solda mig pode proporcionar um ótimo custo-benefício.

Na prática, essa máquina se destaca por não precisar do gás como uma matéria-prima na hora do reparo. Além disso, essa técnica oferece outros benefícios, como: ótima capacidade de automação industrial, elevação da produtividade, qualidade e precisão no resultado final da soldagem.

Outro equipamento que não pode ficar de fora quando a proposta é soldagem é a maquina de solda inversora.

Como o próprio nome sugere, esse instrumento é contrário aos transformadores – que são usados para solda. Na prática, esse dispositivo se destaca por ser mais compacto e isso facilita a manutenção dos dispositivos.

Imagine um maquinário industrial complexo: como um soldador carrega uma máquina de solda robusta na mão em uma obra de grande porte? A máquina inversora pode ser a solução para o ferro de solda nessas situações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *