Confira informações sobre os medidores industriais
A medição e controle de pressão é a mais usada na indústria de controle de processos e seus diversos segmentos. Os instrumentos de medição são dispositivos usados para inspecionar, testar, medir ou examinar partes e dados, para determinar as especificações exigidas.
Além do mais, através disso é possível inferir em uma série de outras variáveis de processos como:
- nível;
- volume;
- vazão;
- densidade.
Instrumentos de medição
Na medição de pressão, por exemplo, existem algumas variáveis. A pressão absoluta é medida com relação ao vácuo, ou seja, a diferença da pressão em um ponto de medição pela pressão do vácuo.
A pressão diferencial, como o próprio nome se refere, é a diferença de pressão medida entre dois pontos determinados. Quando qualquer ponto diferente é tomado como referência se diz medir pressão diferencial.
E por último, a pressão manométrica que é medida em relação à pressão do ambiente, ou seja, é a diferença entre a pressão absoluta de um ponto qualquer e a pressão atmosférica.
Outro instrumento muito utilizado é o medidor de vazão eletromagnético, é um instrumento usado para medir a taxa de vazão, sendo linear ou não linear, da massa e volume de um líquido ou um gás.
Ao escolher esse tipo de equipamento, deve-se considerar fatores como a competência dos trabalhadores e experiência com calibração e manutenção, a disponibilidade de peças para reposição e o intervalo médio das falhas.
Um dos erros mais comuns, ao invés de escolher um equipamento capaz de operar adequadamente, é adquirir um dispositivo mais barato. Contudo, essa economia momentânea, pode acabar gerando um custo muito mais alto.
No geral, os sensores são classificados conforme a função usada durante a conversão mecânica da pressão, porém todas as tecnologias têm apenas um propósito que é transformar a pressão aplicada em um sinal eletrônico proporcional.
Os medidores de vazão eletromagnéticos possuem diversos modelos em aço inoxidável e propileno, que são materiais resistentes a uma variedade de temperatura, pressão e produtos químicos. São indicados para medir a vazão de líquidos condutivos e também a serosidade do soro de tubos de vedação.
É muito usado em metalúrgicas, energia elétrica, controle da quantidade de esgoto, indústrias alimentícias, farmacêuticas, entre outros. Assim, estão também produtos como o medidor de vazão de água e o medidor de vazão ultrassônico.
No caso no medidor de vazão ultrassônico oferece uma grande variedade de opções e de funções. É usado para medir água, petróleo, óleos, soluções água/glicol, produtos químicos, bebidas, etc.
As aplicações para os medidores de vazão de água são muitas, indo desde aplicações mais simples, estações de tratamento e residências, até medição de indústria.
O medidor de pH, é o aparelho que mede o potencial hidrogênico, ou seja, indica os níveis de neutralidade, alcalinidade de soluções ou acidez. Apesar dos vários usos, é um instrumento de medição bastante conhecido em análises e tratamento de água.
Formado por um eletrodo, conectado a um potenciômetro, que serve para converter o valor de potencial do eletrodo em pH. Para que o medidor de pH funcione corretamente, é importante que tenha um certificado de calibração.
A maioria dos modelos pode já ser comprado com este certificado. No entanto, ao longo do tempo, é necessário passar por uma nova calibração, conforme indicação do fabricante.
A calibração é um processo muito importante que é levado para manter a precisão do instrumento em questão. Trata-se do processo de configuração de um aparelho particular gerando a amostra dentro de um limite permitido. E utilizada para minimizar ou eliminar os fatores que podem causar resultados de medição impróprios.
Válvula solenoide para água
A valvula solenoide é um equipamento que possui muitas utilizações em diversas áreas. É formada por duas partes principais, sendo o corpo da válvula e a bobina solenoide.
O Corpo da Válvula é composto por um corpo, uma tampa, uma mola e um diafragma, além da função mecânica no conjunto.
A bobina é constituída por um fio de cobre enrolado em uma bobina de centro livre. É considerada a peça principal de uma Válvula Solenoide e pode se usada para diversas aplicações, como ar, gases, água, óleo entre outros.
A Válvula Solenoide é um produto fundamental para automação industrial, sendo possível fechar, dosar, distribuir ou misturar o fluxo de gás, líquido e óleo, garantindo controle ou proteção.