Conhecendo a fabricação de tubos galvanizados
Em praticamente qualquer tipo de indústria, há a necessidade de utilização de tubos, no caso dos tubos galvanizados, eles são usados em muitos tipos de setores industriais e também em construção civil, como alambrados, postes de iluminação, condução de líquidos, entre outros.
Esses tubos são feitos de aço, que é um tipo de material que consegue trazer várias vantagens, como resistência a variações de temperatura e não sofrem influência de corrosão.
Assim, estão presentes em vários tipos de industrias, pois além da resistência também possui uma alta flexibilidade e durabilidade e também são muito acessíveis, sendo muito utilizados em indústrias como:
- açúcar;
- álcool;
- petroquímicas;
- químicas;
Usos
Basicamente, os tubos galvanizados possuem um ótimo custo-benefício, fácil adaptação durante as fases de produção, pode ser reciclado, é compatível com processos como pintura, além de aumentar a vida útil da peça, entre muitos outros.
Esse tipo de tubo, consegue ser muito resistente à passagem de líquidos relativamente agressivos, isso devido à sua resistência à corrosão, além de conseguir executar uma troca de calor muito eficiente e sua limpeza é rápida e simples.
No setor de indústrias químicas, por exemplo, os tubos galvanizados são muito requisitados, pois devido à sua alta resistência a corrosão, como já dito antes, acabam aguentando a passagem e condução de produtos agressivos, o que ajuda a garantir a segurança no manuseio dessas substâncias nocivas.
Eles conseguem executar esse tipo de função, porém sem que haja a diminuição da vida útil do tubo. Entretanto é importante estar atento às certificações de controle de qualidade que são uma garantia de resistência e segurança para a função a qual serão utilizados.
Além de poderem ser reciclados com facilidade junto com materiais metálicos de aço.
Matéria-prima
O aço é a matéria-prima principal para a fabricação de tubos galvanizados e, além disso, consegue ter várias usabilidades.
Existem alguns modelos de tubos de aço, entre eles os que passam pelo processo de galvanização, acabam ficando muito mais resistentes a corrosão e intempéries.
Esse processo pelo qual o aço comum passa acaba deixando-o com um tipo de filtro contra essas ações, onde o metal passa a ser revestido por metais nobre que contém uma melhor condutividade e soldagem mais eficientes, além de melhorar a aparência do metal.
Processo de fabricação de tubos
O processo de fabricação de tubos galvanizados é iniciado a partir de chapas laminadas de aço que são esquentadas por imersão. Depois disso, eles podem ser feitos de duas formas, com ou sem costura.
No caso os tubos sem costura são usados para serem componentes de transmissão e cilindros hidráulicos onde não pode haver o processo de soldagem do material e passa pelas etapas de laminação, extrusão e fundição.
E depois a peça pode ser moldada de acordo com a necessidade de produção através de máquinas dobradeiras, que conseguem dobrar o material para dar a forma desejada ao tubo, sendo que essas máquinas podem ser automáticas ou também com o uso de uma dobradeira manual.
No caso da fabricação de tubos com costura, são feitos a partir da soldagem e podem ser de aplicação espiral ou longitudinal.
Na primeira, o material é sempre em forma de bobina para vários tamanhos desde tubos pequenos até maiores. E, no caso da segunda, é usado na maioria das vezes por ser feito a partir de geratriz de tubos.
O processo de soldagem com costura é realizado com o auxílio de uma maquina de solda, que consegue gerar uma peça mais bem-acabada, já os tubos são soldados por dentro e por fora.
Essa tarefa é realizada de maneira em que as extremidades do tubo são unidas e lacradas com a utilização de uma máquina específica para realização desse trabalho e esse tipo de procedimento é um dos mais eficientes no que diz respeito à junção de material metálico.
A Máquina inversora de solda, é um equipamento que consegue gerar um alto nível de calor direcionado para um bico e assim, é possível derreter o metal e colá-lo, assim depois de seco, fica praticamente impossível de separar.
Esse tipo de equipamento, além de ser leve e pequeno, pode ser facilmente manuseado e transportados para diferentes ambientes, pois também é possível utilizar uma Máquina de solda portátil, por exemplo.
Entretanto, para a utilização desse tipo de equipamento, é preciso ser um operador experiente e capacitado, pois por serem equipamentos grandes e com alto nível de agressividade, qualquer erro pode causar acidentes, tanto para a inversora como também para a dobradeira.
No caso da dobradeira, é possível alugar essa máquina diretamente com empresas especializadas nesse tipo de equipamento e o valor pode variar de lugar para lugar, porém para ter uma noção de valor, basta procurar por “ Dobradeira de tubos preço ” em seu navegador de busca.