Equipamentos

Alguns questionamentos para se fazer antes de comprar metais

Com o avanço da tecnologia, muitas máquinas, ferramentas e equipamentos estão melhorando seus respectivos desempenhos. Muitas indústrias e empresa estão se empenhando cada vez mais nessa melhora, adquirindo maquinários com alto nível de tecnologia. Isso é o que ocorre em grande parte das metalúrgicas, por isso, são realizados diversos procedimentos, como o corte de metais, utilizando equipamentos adequados.

Esse tipo de corte oferece melhor qualidade e precisão nos procedimentos adotados na empresa. Ao cortar com laser, basicamente, o feixe ou raio é concentrado no material através do furo no bico. Isso aquece o material e fazendo com que o mesmo derreta. Um gás de corte que, via regra, flui de maneira coaxial através do bico, remove o material derretido. E não só com as máquinas de corte a laser que deve ocorrer essa preocupação, diversos procedimentos e serviços de uma indústria devem ser avaliados, por exemplo, os ensaios mecânicos de materiais metálicos.

Mas, para que serve esses ensaios mecânicos? Com os ensaios mecânicos, é possível fazer a análise das propriedades de um material ou dispositivos e, mais que isso, testar diferentes utilizações dos equipamentos. Isso proporciona, por exemplo, muito mais segurança e eficácia na hora de utilizá-los na indústria. Essas propriedades mecânicas geralmente abrangem fatores que poderemos ver a seguir:

• Tipos de cargas;
• Frequência de aplicação;
• Temperaturas;
• Desgaste;
• Entre outros.

Hoje em dia, ninguém mais tolera falhas mecânicas em equipamentos, seja ele qual for. Um exemplo de equipamento que pode ser utilizado, é a chave de casa. Como você se sentiria se, ao rodar a chave na fechadura, a mesma viesse a se romper? Desagradável, não? Por isso que, com o passar dos anos, foram desenvolvidas técnicas de controle de qualidade na produção dos produtos. Um exemplo disso, são os ensaios supracitados.

Os ensaios podem ser feitos em laboratórios e até mesmo em oficinas mecânicas. Nessas oficinas, também poderemos encontrar outro tipo de procedimento de tratamento do metal: a repuxação de metais. Esse procedimento é realizado para dar forma aos mais variados tipos de metais, principalmente o alumínio, o latão, o cobre, o aço-carbono e o aço inoxidável.

Vantagens e particularidades dos metais

Cada tipo de metal possui sua particularidade e cada um deles é utilizado para determinada situação. A seguir poderemos conhecer algumas caracteristicas dos metais e sucoryas vantagens.

Talvez a maior vantagem de fazer a utilização dos metais é sua alta resistência. No entanto, suas qualidades não acabam por aí. Com metais, é possível conseguir chapas e lâminas muito finas, que poderão ser utilizadas em diversos tipos de coisas. A indústria metalúrgica, por exemplo, utiliza chapas, lâminas e fios de metal para fazer grande parte dos utensílios de cozinha, por exemplo. E isso nos leva a outra qualidade do metal. Podemos utilizar como o exemplo, o aço. O aço é um ótimo condutor de calor, por isso é muito utilizado em panelas, assadeiras e formas. Quando polidos, os os objetos de metal apresentam um brilho atribuído. Devido aos elétrons livres que são localizados nas peças de metal, que absorvem e irradiam a luz.O metal é um material reciclável, isso garante que o mesmo seja reutilizado e não cause danos ao meio ambiente.

Mas além do aço, quais outros tipos de metal fazem parte de nossa sociedade? Onde podemos encontrar outros diferentes tipos de metais? Segundo o site Recicloteca, os metais se dividem em duas classes: ferrosos e não ferrosos. Os exemplos de metais ferrosos que podemos utilizar, são; o próprio aço, utilizado desde utensílios domésticos até peças de automóveis. Já os metais não ferrosos, se encaixam no cobre, que é utilizado em fios de telefones e enrolamentos elétricos. O alumínio também se encaixa na classe de metais não ferrosos, latas de bebidas e esquadrias são exemplos de sua utilização.

Tenha certeza de que os metais são muito importantes para a nossa sociedade. É praticamente impossível viver sem lidar com esse material e a cada dia que passa, a industria metalurgica busca novos métodos e equipamentos para proporcionar o melhor para as pessoas que fazem a utilização dos metais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *