Manutenção de válvulas industriais
Para o gerenciamento básico de pressão ou o gerenciamento de pressão de modulação mais avançado na indústria, os técnicos de engenharia industrial criam zonas de pressão menores e gerenciáveis para manutenção.
A zona permite medir a pressão de fluxo e controle, quando uma válvula de alívio de pressão — ou uma válvula de controle automático — é instalada na linha de distribuição principal.
Aqui estão as quatro principais considerações ao escolher as válvulas corretas para otimizar a funcionalidade e o desempenho da zona de gerenciamento de pressão:
- Dimensionamento correto da válvula redutora de pressão;
- Alto fluxo e baixo fluxo de recursos;
- Capacidade de adicionar recursos para garantir benefícios adicionais;
- Válvulas de isolamento e linhas de derivação.
1. Dimensionamento correto da válvula redutora de pressão
Um dos erros mais comuns cometidos no dimensionamento de sistemas de tubulação, diz respeito à válvula correspondente ao tamanho do tubo.
Lembre-se que o fator mais importante na seleção de tamanho, é revisar a taxa máxima de fluxo permitida. Se a válvula tiver sido sobredimensionada, ela poderá estar apenas ligeiramente aberta no fluxo máximo, resultando em instabilidade e vibração. Isso normalmente resulta em mais problemas de manutenção.
Um engenheiro deve avaliar o fluxo máximo atual e também considerar a expansão futura e os fluxos máximos futuros. Não apenas o uso de água em sua vazão normal deve ser considerado, mas também os requisitos de fluxo em caso de incêndio.
Muitos fabricantes oferecem uma versão de porta reduzida. Enquanto os flanges correspondem ao tamanho nominal do tubo, a área da sede da válvula é projetada para ser um tamanho menor que o tamanho nominal do tubo.
Então, você tem a opção de uma válvula de passagem completa ou válvula de passagem reduzida. Nunca superdimensione suas válvulas, considere sempre o fluxo máximo como seu principal fator determinante.
2. Alto fluxo e baixo fluxo de recursos
Ao selecionar uma válvula de controle, é importante entender, claramente, o alcance do fluxo. Muitos fabricantes de válvulas de diafragma podem ser desafiados a lidar com faixas de vazão mais baixas, já que as válvulas podem se tornar muito instáveis em fluxos baixos, resultando em trepidações nos bancos e caçadas.
Isso pode ser prejudicial para a tubulação da válvula e a jusante, resultando em manutenção adicional ou vida útil reduzida. Na maioria dos sistemas de abastecimento de água, é normal ter uma vazão máxima e você tem períodos de vazão extremamente baixos, de acordo com as operações industriais.
Um método para lidar com vazões mais baixas é com um diafragma de laminação única que pode lidar com toda a faixa de vazão de extremamente baixa a alta, eliminando assim a necessidade de uma valvula de retenção menor.
Você ainda pode optar por incluir um para manutenção de sua válvula de controle principal. O diafragma de laminação simples é excelente para baixa estabilidade de fluxo.
3. Recursos para garantir benefícios adicionais
Ter a capacidade de adicionar recursos no sistema maximiza o potencial do regulador de pressão. A maioria das marcas permite que você adicione recursos que podem interagir com sua haste para mostrar a indicação de posição ou chaves de limite, se eletrônicas.
Algumas válvulas podem exigir um indicador de posição eletrônico ou chave limitadora que pode ser adicionado inicialmente ou adaptado posteriormente.
Garantir que a válvula possua tomadas adicionais de rosca em ambos os lados, permite mover o sistema piloto para o lado alternativo se você não tiver espaço para trabalhar na câmara ou colocar recursos adicionais, como eletrônicos, sensores ou medidores no futuro.
É sempre recomendável ter medidores de pressão instalados, tipicamente 1 ou 2 diâmetros de tubo afastados da válvula para melhor medição.
4. Válvulas de isolamento e linhas de derivação
As válvulas de isolamento são extremamente importantes e devem estar localizadas à montante e à jusante da válvula de controle automático.
Sem as válvulas de isolamento, você não pode atender uma válvula de controle automático, a menos que você drene toda a tubulação, o que pode levar dias, em alguns casos.
Certifique-se sempre de que a pressão é aliviada e as válvulas de isolamento, com anel de borracha para vedação, estejam fechadas antes de começar a desmontar o sistema da válvula de controle automático.
Recomenda-se que uma linha de desvio seja instalada ao redor da válvula de controle automático principal para isolar e trabalhar no sistema principal em períodos fora de pico, mas ainda assim obter água na tubulação suficiente para as operações industriais.
Lembre-se de contar com o auxílio de empresas de montagem e manutenção industrial para avaliar os seus sistemas de medição de pressão e dimensionar válvulas, além de fazer a correta manutenção da tubulação.