Equipamentos

Maquinários para controle de temperatura

Em uma fábrica, a temperatura é um fator de grande importância e por vários motivos. Primeiro, muitas das máquinas industriais liberam calor durante a sua operação e isso pode ser um problema.

Pode haver danificação da própria máquina por excesso de calor ou ela pode acabar resultando em um ambiente quente demais, inadequado para o trabalho dos funcionários.

Depois, diversos problemas precisam de uma temperatura específica para acontecer de forma esperada. Isso justifica o maquinário para controle de temperatura, presente em quase todas as indústrias.

Equipamentos de refrigeração industrial

A refrigeração industrial pode ser feita por diferentes equipamentos, afinal ela pode ter diferentes utilidades.

Em um frigorífico, por exemplo, há ambientes que precisam estar inteiramente refrigerados e a qualidade da produção depende diretamente disso.

Em outros casos, porém, é necessário apenas retirar o calor excessivo, para que o ambiente não seja nocivo aos operários.

O tipo mais comum de Geladeira industrial é o chiller. Também chamados de unidades de água gelada, eles funcionam como um ar condicionado gigante nas indústrias.

Eles podem resfriar o ambiente através da refrigeração da água, ar ou vapor. É possível encontrar chillers em:

  • Supermercados;
  • Aeroportos;
  • Indústria alimentícia;
  • Indústria química;
  • Indústria petroquímica;
  • Indústria farmacêutica;
  • Sistemas cascata.

Eles podem contar com um chiller centralizado ou com diversas pequenas unidades, para cada máquina que exige o uso do material.

O chiller centralizado é apenas um chiller, de grande porte, responsável por abaixar a temperatura de um ambiente no geral.

Essa é a opção em supermercados, aeroportos, enfim, locais amplos e com intenso fluxo de pessoas que precisam manter a atmosfera agradável.

Para entender melhor o funcionamento do chiller, saiba que a água da geladeira, resfriada por seu sistema, segue para um fancoil (evaporador).

A função do evaparador é espalhar pelo local essa temperatura baixa, fazendo a ação do chiller valer.

Muitas vezes, os chillers podem ser conectados a torres de resfriamento externas, depois que a sua água absorveu todo o calor que poderia.

Essas torres são verdadeiras construções, feitas de concreto e servem para retirar o calor da água e transferi-lo para a atmosfera.

Depois de fria, o refrigerador geladeira pode reutilizar essa água em seus processos, o que adiciona um caráter sustentável à fábrica.

Vale lembrar, porém, que, mesmo quando a água aquecida for ser descartada, é preciso que passe pela torre de resfriamento. isso porque o descarte de água quente pode ser muito nocivo ao meio ambiente.

Equipamentos industriais de aquecimento

Um Trocador de calor casco e tubo funciona através de um casco com interior contendo tubos, pelos quais passam fluidos. Outro tipo de fluido circula acima dos tubos, nos cascos.

Essa movimentação, com contato indireto entre os fluidos, resulta na troca de calor, aquecendo o fluido desejado. Geralmente, essa troca ocorre entre a água (que será utilizada) e o óleo.

A utilização de um sistema casco e tubo é mais vantajosa por conta da grande área de contato dos dois materiais, trocando o calor entre si mais rapidamente. Além disso, o óleo fica muito próximo da água, potencializando esse efeito.

Ainda pensando nessa rapidez, é possível considerar a grande economia de bateria que esse método de resfriamento proporciona.

Outro ponto positivo relevante é a sua resistência à pressão, algo muito desejado pela refinaria de petróleo, indústrias químicas e outras.

Outro equipamento de aquecimento importante é o aquecedor  solar. A sustentabilidade deve ser uma prioridade das indústrias e a utilização da energia solar é um ótimo passo nesse sentido.

No Brasil, a incidência de luz solar é intensa e favorável a esse tipo de aplicação.

O sistema é simples, são apenas placas coletoras que transmitem a energia para a água, que, quando quente, é armazenada em recipientes próprios para tal, evitando perda de calor.

Essa água pode ser utilizada em caldeiras, para a produção de vinho, de cerveja, na indústria têxtil e em muitos outros setores.

Ao longo prazo, quando comparado, por exemplo, com o aquecedor elétrico, a economia de energia é impressionante. Dessa forma, a natureza não é a única a agradecer, o seu bolso também o faz.

Por fim, a qualidade da regulação de temperatura industrial depende diretamente dos equipamentos escolhidos para tal.

Para saber qual o melhor modelo para a sua finalidade, o melhor é conversar com especialistas da área. É preciso considerar os gastos e economias no longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *