Guinchos: entenda como são compostos

Os guinchos representam um dos dispositivos mais funcionais, práticos e resistentes em um ambiente industrial. Por mais conhecidas que sejam suas estruturas, o guincho se caracteriza por, dentre outros fatores, ser repleto de condições técnicas por trás de suas aplicações. Devido a fato de se consolidar como um dos equipamentos/maquinários mais pesados e robustos a marcar presença nestes ambientes,o guincho deve ser monitorado com extrema qualidade e eficácia.

Para alcançar essas duas condições, no entanto, é necessário que a preparação humana e a tecnologia caminhem em conjunto aos demais fatores técnicos impactantes a respeito dessa utilização. A nível de exemplos, alguns tópicos importantes devem ser levantados em relação ao real funcionamento dos guinchos propriamente ditos.

Confira a lista e saiba mais a respeito das ferramentas que integram este importante dispositivo industrial:

  • Correntes de rolos;
  • Talhas manuais de alavancas;
  • Ponte rolante;
  • Guinchos elétricos.

A corrente de rolo deve receber manutenções frequentes em suas aplicações

Poucos componentes são tão essenciais para o bom funcionamento de um guincho, e a corrente de rolo está entre eles. Trata-se de uma peça que é também conhecida como corrente de transmissão, e que na prática, possui o papel de oferecer potência mecânicas para as aplicações industriais como um todo. Uma ou mais engrenagens motoras podem ser utilizadas ao longo dessa prática, que ainda se condiciona por ser praticamente obrigatória em qualquer uso de guincho voltado às produções diversas.

Como seu próprio nome sugere, um segmento diferenciado de corrente também pode marcar presença nestas correntes. Por se tratar de um dispositivo de alto rendimento (beira a casa dos 98% de eficiência em condições normais de temperatura e pressão de trabalho), a velocidade das ações protagonizadas também é benéfica às indústrias que a utilizam.

Por fim, também é possível que esse tipo de corrente marque forte presença nos espaços/ambientes industriais de acesso dificultado. Sob condições desfavoráveis (como na presença de poeira e outras superfícies desse tipo), o equipamento é ainda mais recomendado, pois é rígido o suficiente para lidar com toda e qualquer intempérie desse tipo.

A talha manual de alavanca é resistente e deve ser bem manuseada

Como seu próprio nome sugere, a talha manual de alavanca (diferentemente do que ocorre na talha eletrica) deve ser manuseada pessoalmente por colaboradores responsáveis e atualizada de acordo com as novas tendências industriais. Dentre todos os produtos ligados ao meio industrial, a talha se caracteriza por ser uma das que mais facilita o uso e aplicação.

Perfeita para os içamentos gerais em obras dos mais variados segmentos, esses componentes são de utilização imprescindível em sítios, frigoríficos e demais espaços que demandam por ações mais especializadas. Sendo assim, a tendência natural é a de que os melhores resultados estruturais sejam oferecidos aos espaços em que o equipamento marca presença.

Na prática, as talhas devem ser monitoradas por profissionais capazes e preparados. Sendo assim, sua utilização passa pelo acompanhamento do profissional quando em contato com a peça. Isto é, em qualquer ação de içamento, o colaborador deve se posicionar ao lado da talha para que as melhores soluções sejam alcançadas.

Quando isso se dá da melhor maneira, a altura de elevação proposta pela peça pode chegar a, por exemplo, alturas que beiram a casa dos 1,5 metros, índice bastante importante em ações dessa ordem.

Os guinchos elétricos são dinâmicos e extremamente inovadores

O conceito de inovação é sempre bem-vindo em qualquer postura industrial – e com a prática proposta pelos guinchos industriais, não é diferente. Normalmente, essas peças se caracterizam como sendo de alta voltagem elétrica, o que já condiciona sua rigidez extensamente benéfica às indústrias em que marcam presença.

O que faz com que o guincho seja classificado como elétrico,tecnicamente falando, também pode ser representado pelas simples colunas elétricas que podem ser acopladas ao material. Ou seja, para andaimes, torres e demais obras que necessitam dessas aplicações, o modelo elétrico de guincho se coloca como um dos protagonistas e mais versáteis ao longo desses trabalhos.

Por todas essas razões, o guincho eletrico vem se consolidando, nos dias atuais, como um dos equipamentos mais requisitados por parte das indústrias de base, independente de serem de pequeno, médio ou grande porte. Por fim, o que condiciona esse aumento da procura pode ser representado pela alta durabilidade da peça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *