A importância da fita isolante térmica industrial

Muitos processos industriais dependem do controle da temperatura interna dos equipamentos, dutos e tubulações para que o resultado tenha eficiência e qualidade.

Esses processos, para que ocorram precisam de recursos que auxiliam na diminuição da troca de calor entre o ambiente interno e ambiente externo. Um produto indicado para esse trabalho é a fita para isolamento térmico.

Esse material tem como objetivo retardar o processo de calor, minimizando a entrada e saída de calor de um ambiente para o outro. Além disso, a fita também desempenha outras funções que são importantes aos processos industriais aumentando a produtividade e reduzindo os custos.

Como são aplicados com frequência dentro da indústria há vários modelos, matérias e benefícios de sua aplicação em vários segmentos dentro da mesma, fornecendo assim qualidade, economia e segurança.

Sendo importante conhecer melhor este equipamento para aplicá-lo da melhor maneira.

Composição da fita isolante

A fita isolante é composta por diversos tecidos antichamas, entre eles: Amianto; Aramida e Fibra cerâmica.

São produtos comercializados em rolos com o objetivo de isolar a parte externa de caldeiras, tubulações de água, fornos, plataformas marítimas e outras máquinas e equipamentos a fim de diminuir o consumo de energia, por meio da manutenção e estabilização da temperatura tanto de calor quanto de frio.

É importante ressaltar entretanto que as industrias aplicam os isolantes de forma diferentes como locais, materiais e equipamentos, assim nem todos os isolantes térmicos apresentam os mesmo resultados.

Isso dependerá muito das variáveis. Por isso, o processo de busca e pesquisa é importante para escolher o isolante com o melhor coeficiente para o local que será inserido.

Aramida

O tecido de aramida apresenta uma ótima resistência mecânica é comumente utilizado no formato de manta para a proteção de dutos e tubulações. Suas principais características são:

  • Alta resistência a tração;
  • Não causa alergias;
  • Resistência a abrasão;
  • Resistência a temperaturas.

Cerâmica

O tecido de cerâmica ocorre entre a fusão dos elementos sílica, alumina e ligantes inorgânicos. Esse modelo precisa ser manipulado com o auxilio dos equipamentos de proteção individual como óculos, roupa térmica, luvas e chapéus a fim de evitar coceiras e irritações na pelo e nos olhos.

Suas principais características são: boa estabilidade química; alta resistência a tração; resistência a alta temperatura.

Vidro

A fibra de vidro é composta por sílica e apresenta uma ótima relação custo benefício, tendo destaque para sua resistência mecânica e estabilidade química. Esse equipamento não é muito indicado para altas temperaturas.

Suas principais características são: resistente a tração; elevada resistência química; durabilidade.

Benefícios da fita e outros equipamentos

Os benefícios desse equipamento na industria são muitos dentre eles podemos citar:

A redução significativa do consumo, uma vez que harmoniza a temperatura a tornando mais constante e estável. Além disso, a sua utilização implica na proteção de fontes de energia não renováveis, sendo ainda uma alternativa mais sustentável ao sistema industrial.

Redução dos custos operacionais, pois as perdas são minimizadas, pois ao ter um controle térmico é possível evitar danos causados por essa variação e também o desperdício de insumos que são utilizados por conta do retrabalho.

Dessa forma, além de assegurar a qualidade dos produtos desenvolvidos é possível conservar os equipamentos e maquinários, prolongando a sua vida útil.

A utilização das mantas proporciona também um ambiente mais saudável aos trabalhadores, pois o controle da temperatura evita ambientes muito úmidos que podem gerar fungos, bactérias e problemas respiratórios.

Bem como evitar acidentes de trabalhado como queimaduras e choques térmicos, pois o ambiente fica com temperatura estável, bem como as máquinas e equipamentos.

Além disso, uma temperatura mais amena faz com que os desconfortos e cansaços provacados pelo calor, sejam evitados.

Outra economia gerada com os isolantes térmicos é com a manutenção das máquinas e equipamentos, pois os mesmo são revestidos e ficam com a temperatura regulada.

Dessa forma a calibração de equipamentos de medição, pode ser realizada com uma periodicidade mais espaçada.

Outra vantagem proporcionada pela instalação desse objeto é o isolamento acústico, dos ambientes. Isso ocorre devido aos materiais que são aplicados na constituição da manta térmica.

A redução do barulhos nos locais de produção faz com que a produtividade nesses setores seja amplificada.

Além disso, também cria um ambiente mais confortável e com menos riscos de irritação e problemas auditivos aos colaboradores.

Dessa forma a manta térmica nas industriais se mostra como uma alternativa econômica, segura e produtiva ao setor aplicada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *