Confira alguns itens importantes na indústria

Existem diversos itens com suas devidas importâncias no âmbito industrial. Isso porque, desde a revolução industrial, no séc XVII, temos presenciado o surgimento de tecnologias mecânicas, elétricas e eletrônicas.

Com esse advento, com o passar do anos, temos uma maior diversidade de itens que formam uma cadeia que se auto auxilia, cada um com sua devida função, desempenhando um determinado serviço e nos auxiliando em tarefas complexas.

Temos então, demandas maiores, mais difíceis, porém, podem ser executadas de forma mais rápida, segura e prática.

Bom, há uma rede infindável de peças que podem ser listados.

No entanto, neste artigo, separamos três itens que representam importantes peças industriais para o desempenho de determinadas funções e pleno funcionamento da industria.

Flange sobreposto

O flange sobreposto desliza sobre a tubulação, antes que o mesmo seja soldado e é um item perfeito para as aplicações em áreas de baixa pressão.

Esse item é comumente utilizado em indústrias de geração de energia, exploração de petróleo, gás natural, papel, metalurgia, entre outras mais.

Vale ressaltar aqui, que o Flange sobreposto não permite que exista uma ligação direta com conexão tubular, pois é um item que necessita de solda no lado interno como também externo, e é destinado para diversas temperaturas e pressões moderadas.

O uso correto deles podem trazer resultados excepcionais.

Eles podem ser utilizados em diferentes setores nos mais mais variados projetos que os designarem.

É um item necessário para tubulações que necessitem de rosca e solda.

O flange sobreposto possui um diâmetro maior que o convencional.

Isso se dá para que as tubulações possam passar por dentro deles antes que ocorra a solda, que como já vimos, é feita na parte interna e externa, para que se evite vazamentos e que se possa ter mais resistência.

Mola prato

As molas prato são componentes semelhantes as arruelas e, geralmente, são projetadas para que haja o carregamento axial.

O que de fato as torna específicas, exclusivas e diferentes é o fato de que, com base em alguns cálculos já padronizados, é possível prever a deflexão para uma carga específica e saber em média seu ciclo de vida mínimo.

Elas podem ser carregadas de forma estática contínua ou intermitente, ou mesmo aos ciclos contínuos de carga.

Ela podem ser utilizadas de forma coletiva, empilhadas de forma paralela ou mesmo de forma única e isolada.

Normalmente, o Mola Prato é composto por aço carbono e apresentam algumas vantagens em relação a outros tipos de molas.

Vejamos quais são:

  • Capacidade maior de carga com menor deflexão;

  • Vida útil mais longa;

  • Flexibilidade;

  • Desempenho consistente.

Chapa de ferro

É comum falar que as chapas de ferro possuem um papel importante na indústria. Não só importante, esse item é essencial para os diversos setores industriais.

Para além da indústria siderúrgica, em todo lugar em nosso cotidiano, podemos ver estruturas compostas por esse material que costuma ser muito versátil e resistente.

Chapa de ferro é a matéria prima para diversas aplicações, estando presente em processos como a laminação, corte, dobra, conformação, entre outros que tem seu início nas chapas.

Elas são muito populares, por conta de serem o material que traz consigo um custo-beneficio muito bom.

Tal aspecto faz com que seja possível viabilizar projetos à valores muito acessíveis com a devida segurança e também com qualidade.

A possibilidade de transformar a chapa em barra de ferro, para diversas utilizações, faz com que uma leva de segmentos distintos busquem propriedades únicas para seus projetos.

Esse fator de variabilidade é extremamente viável com elas. Para se ter uma ideia, após a galvanização as chapas ganham resistência à ferrugem e a corrosão.

Elas podem passar por outros procedimentos como laminação a quente ou laminação a frio e isto pode acarretar na forma como são classificadas, sendo grossas ou finas.

Isso determinará sua utilização para cada especialidade e/ou demanda.

É necessário que se utilize uma chapa de qualidade, pois como normalmente o papel de desempenho delas está ligado diretamente com funções estruturais, elas precisam ser devidamente asseguradas quanto sua qualidade e resistência de forma a evitar que ocorram acidentes.

É importante sempre prezar por matérias primas provindas de empresas com histórico de mercado e experiência de atuação direta nos âmbitos industriais. Assim, garantindo obras estruturais seguras, duráveis e eficazes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *