EnergiaEquipamentosInstalações

Peças importantes em equipamentos e sistemas elétricos

A parte elétrica é indispensável em qualquer tipo de setor, principalmente ao considerar seu papel para viabilizar a operação de diversos sistemas. Dessa forma, é interessante que as características de cada item sejam devidamente identificadas para garantir aplicações adequadas.

Por exemplo, estão as escovas para motores. No entanto, para uma melhor compreensão a respeito desses itens e dos anéis coletores que serão apresentados a seguir, é interessante abordar as bobinas elétricas.

Basicamente, elas são elementos com capacidade de armazenamento da eletricidade originada de um campo magnético.

Para o funcionamento de um motor ou até mesmo gerador, é preciso que exista uma ligação entre as bobinas e a área estática. As escovas basicamente são blocos que contribuem com o estabelecimento deste contato elétrico por meio da pressão exercida por molas.

Deste modo, quando uma corrente elétrica está presente nas bobinas, um campo magnético é gerado por meio das escovas. Com isso, ocorre o alinhamento deste campo com o estator, o que resulta no acionamento do motor responsável pela rotação.

O sistema básico deste item apresenta carvão e grafite, além de apresentar um suporte para que a escova não sofra nenhum tipo de disfunção.

A ausência do suporte pode comprometer a condução de energia e contribuir com um maior desgaste.

Assim como outros elementos que serão abordados a seguir, as escovas sofrem com desgastes ao longo do tempo, principalmente por estarem em atrito constantemente.

Por esse motivo, comumente são substituídas quando há necessidade de reparo ou manutenções periódicas.

É imprescindível que as escovas estejam devidamente higienizadas e o desgaste deve ser sempre acompanhado para que a troca seja realizada no momento correto por um modelo semelhante.

O papel do anel coletor nos sistemas

O anel coletor desempenha uma importante função, principalmente ao se tratar de motor eletrico, por ser uma das partes cruciais. Isso se deve ao fato de que o coletor viabiliza a conexão elétrica entre o rotor e o estator. Além disso, é um item constituído por cobre nesses sistemas.

É válido abordar que os motores eletricos são divididos principalmente em estator e rotor. Enquanto o primeiro caso corresponde aos itens atrelados a carcaça do equipamento, o rotor tem relação com os elementos próximos ao eixo.

O mais comum é que os anéis sejam elaborados para atender velocidades baixas. No entanto, é possível encontrar profissionais que atendem casos mais específicos, fornecendo anéis coletores com intensidades notáveis.

O anel coletor aplicado em um motor eletrico ou qualquer outro tipo de equipamento pode sofrer disfunções. Neste caso, há possibilidade de recorrer a profissionais qualificados para uma restauração, que pode ser um processo mais viável em algumas situações.

O que são rolamentos?

Basicamente os rolamentos são itens aplicados para garantir a fixação de um componente rotativo, mais precisamente, é um item que viabiliza o movimento controlado.

De uma forma geral, auxiliam de maneira significativa a ação giratória e, dessa forma, o esforço é amenizado.

Isso se deve principalmente ao fato de que as cargas podem ser transferidas ou carregadas através desses elementos.

Um exemplo da aplicação é o rolamento para bicicleta, que é encontrado em diversos locais da estrutura, tais como:

  • Caixa de direção;
  • Pedais;
  • Caixa de centro;
  • Suspensão traseira.

O comprometimento dos rolamentos pode levar a acidentes severos, por exemplo, a caixa de direção está relacionada com a condução da bicicleta, enquanto a caixa de centro é o que viabiliza os movimentos rotatórios das pedaladas.

Já no meio industrial, é possível citar aplicações como estruturas que realizam a elevação de cargas pesadas, esteiras, entre outras possibilidades.

Nesses casos, os rolamentos podem apresentar características diferenciadas, principalmente ao considerar que são submetidos a fatores mais agressivos, como cargas elevadas e agentes corrosivos. Desse modo, de acordo com os sistemas, ele responderá de uma forma.

Entre os cuidados que podem ser cruciais para os rolamentos está a garantia da lubrificação adequada, principalmente que o produto seja indicado pelo fabricante.

Ainda mais, caso seja reutilizado, é crucial a higienização e lubrificação, caso contrário pode sofrer corrosão.

Naturalmente, os recursos apresentados correspondem apenas a uma parte da extensa lista de elementos aplicados e fabricados no meio industrial, com destaque para a área de eletricidade.

Independente do item a ser aplicado, há necessidade de que as aplicações dos sistemas ocorram somente após a averiguação das características a serem atendidas. Afinal, a ausência de compatibilidade pode comprometer os processos industriais, causando acidentes e prejuízos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *