Procedimentos para manter o funcionamento industrial
Muitos locais necessitam funcionar 24 horas e, por isso, não podem sofrer com panes elétricas. Por exemplo, hospitais, eventos corporativos e supermercados. Assim como nestes casos, a indústria também não pode parar de funcionar. Por isso, ela precisa adotar alguns procedimentos de segurança, como ter um gerador de energia.
Confira no artigo a seguir alguns equipamentos e sistemas responsáveis por garantir a plena produção industrial.
Gerador de energia: entenda o que é!
O gerador atua como uma fonte reserva de energia e é acionado em casos de pane elétrica. A depender do seu tamanho, ele possui capacidade de continuar produzindo energia até que a situação se normalize.
Um gerador transforma outros tipos de energia, como química e solar em eletricidade. Ele possui polos (positivo e negativo), que mantém a diferença de cargas, além de ser acionado por um motor e ter um tanque de combustível, podendo ser a diesel ou a gás.
O tamanho do gerador, assim como sua capacidade de carga, vai depender de cada tipo de indústria. Independentemente do tamanho, este é um equipamento de segurança fundamental que não pode faltar na empresa, inclusive em situações de risco.
Além de ter um gerador, no entanto, é muito importante realizar a manutenção adequada deste equipamento para que ele funcione corretamente.
A manutenção poderá corrigir falhas técnicas que o aparelho pode vir a apresentar. Mas, o ideal é que seja realizada preventivamente uma Manutenção de geradores a diesel, visando detectar possíveis falhas, ajustar alguns reparos e evitar prejuízos posteriores.
É importante também que este serviço seja realizado por uma empresa especializada, que possua os equipamentos corretos e ofereça garantia e monitoria pelo serviço.
Inversor de frequencia: elemento fundamental na indústria
Ainda na temática da geração de energia e a importância desse serviço para a indústria, vale falar sobre o Inversor de frequencia.
De um modo geral, esse dispositivo transforma a corrente elétrica que é alternada em uma corrente variável, que seja controlada. Isso contribui para o giro de motores de indução trifásicos.
Eles são muito utilizados na indústria por apresentarem baixo custo e serem considerados muito eficientes. Seu sistema de distribuição de energia é um dos responsáveis por este desempenho excelente e o inversor de frequencia é peça fundamental para o funcionamento do motor.
Tal motor, que apresenta velocidade constante, está presente em praticamente em todas as operações realizadas no setor industrial, sendo de extrema importância para seu pleno funcionamento.
A robotização da indústria
A indústria está vivenciando um processo de robotização e isso é um aspecto positivo pois representa investimento em tecnologia e otimização de tempo e espaço.
Um dos processos que merecem destaque é o de automação industrial. Este processo é importante, pois:
- Aumenta a eficiência nos procedimentos industriais;
- Aumenta a produção;
- Reduz os custos;
- Reduz o uso de energia;
- Não emite muitos resíduos poluentes;
- Realiza procedimentos que não são tão seguros para o trabalhador;
- Auxilia os trabalhadores a desempenhar suas atividades.
Este processo é feito e operado por máquinas, mas passa por um Sistema supervisório que orienta o que a máquina deve fazer.
Neste caso, a automação industrial é controlada por uma lógica programável, feita no computador. Este sistema pode diagnosticar também alguma falha no processo ou irregularidade e apresentar soluções rápidas.
A automação industrial auxilia nos seguintes processos industriais:
- Pintura automotiva;
- Procedimentos de soldagem dos metais;
- Controle do pH;
- No corte e embalagem de peças;
- Ajuda a etiquetar e lacrar.
Ou seja, a automação realmente veio para otimizar o serviço, atuando em vários segmentos (motor, hidráulica, metalurgia, siderurgia e usinagem).
Secador de ar comprimido por absorção
A atmosfera possui vapor de água. Quando o ar é comprimido, a quantidade de água aumenta.
Em uma indústria é comum ver um compressor, que é basicamente um equipamento que capta o ar presente no ambiente, o armazena sob uma pressão alta e o transforma em ar comprimido.
Mas, o vapor presente na atmosfera pode afetar o funcionamento do compressor, por isso, a secagem por absorção torna-se um procedimento importante. Na prática, tal operação pode ser realizada por meio de um Secador de ar comprimido por absorção.
Este tipo de secagem liga o vapor de água ao material que absorve. Geralmente são utilizados cloreto de sódio e o ácido sulfúrico, nesta reação química.
Regulamentação
A indústria precisa seguir várias normas regulamentadoras para operar. Uma delas é a nr 12.
Basicamente, a norma se refere à proteção dos funcionários, no que se refere a evitar acidentes de trabalhos e doenças por conta da utilização de máquinas e equipamentos.
Ela ainda regulamenta a fabricação, importação, a forma como será comercializada e a exposição de um item de modo que não afete nem quem irá revender o produto.
Essas normas são importantes por garantir a segurança do trabalhador e aumentar a confiabilidade quanto à procedência do produto.