Processos industriais para aço: saiba como funciona
Muitos processos industriais podem ser realizados com base no aço. Basicamente para fabricação do aço, dois procedimentos são muito incorporados.
Enquanto um consiste na produção de ferro fundido no alto-forno e depois passa pelo refinamento, o outro método visa fundir a sucata de ferro, por meio de um forno elétrico onde a energia é fornecida por arcos voltaicos que habitualmente são constituídos de carbono.
No entanto, para o processo de fabricação de determinados tipos de aço, o principal meio para promover o diferencial, se encontra no estágio de refinamento do ferro fundido, como é o caso da chapa de ferro.
Nesta etapa, são adicionados os elementos de liga que conferem as características particulares do aço.
É interessante citar, que a adição de elementos é realizada em pequenas porcentagens, pois dessa forma, se pode alcançar as características almejadas na especificação.
O processo de fabricação do arame recozido
O processo de fabricação do arame recozido é realizado a partir do aço com baixo teor de carbono.
No que diz respeito a sua matéria-prima, ela corresponde ao fio-máquina obtido por meio da laminação a quente.
Depois de passar pela etapa de decapagem, onde são removidas as impurezas, o arame é direcionado para a trefilação, onde ocorre a redução da largura e aumento do comprimento.
Em seguida, é a etapa do recozimento em fornos que efetuam tratamento térmico. A proposta dessa última fase visa remover a dureza para que o aço se torne maleável e que assim não existam grandes obstáculos para o seu manuseio.
Normalmente, o arame também é submetido a um processo de galvanização com o objetivo de receber proteção contra corrosão por meio de uma cobertura de zinco.
Trata-se de um material resistente e que é aplicado para diversas finalidades, por exemplo, amarrações de armaduras de concreto armado e fixação de alguns tipos de peças.
Onde o braço articulado é aplicado?
A principal vantagem do uso de braço articulado nos mais diversos setores da indústria é a manipulação de cargas com mais segurança e rapidez.
Ele consiste um equipamento fabricado essencialmente para auxiliar montagem e movimentação de determinados itens.
- Existem diferentes tipos de braços articulados tais como:
- Aéreos: constituídos por uma base em um antebraço principal;
- Fixos: apresentam a obrigatoriedade de permanecerem fixados no solo;
- Bandeira: composto por coluna base lança e eixo principal;
- Pantográfico: apresenta coluna braço pantográfico e eixo principal.
No caso dos braços articulados fixos, conforme citado, eles necessitam de fixação ao solo seja em uma fundação ou em uma base de concreto. O articulado fixo, por sua vez, possui uma base principal, coluna, antebraço e braço.
No que diz respeito aos braços articulados aéreos, sua fixação pode ser realizada em estruturas, pilares ou paredes, por meio de processos específicos.
Já o bandeira, apresenta como principal atributo a capacidade de girar 360°, em um único ponto de giro.
O braço pantográfico apresenta a diferença de ter uma base para um modelo fixo e no caso do aéreo, permite a fixação em pilares e colunas de concreto.
Para o que serve a patesca para cabo de aço?
Outra opção comumente aplicada para manipulação de cargas consiste na patesca para cabo de aço, que é confeccionada com roldanas e polias.
Esse elemento torna mais favorável a passagem e sua operação, no que diz respeito aos imprevistos relacionados a saída do cabo da polia ou travamento.
Além disso, o equipamento também está presente em guinchos e contribui com a redução significativa da carga direcionada para o cabo e o guincho.
Isso se deve ao fato de que por meio do uso do sistema de polias, ocorre a multiplicação da força que está sendo aplicada no cabo, simultaneamente com a diminuição do esforço exercido pelo guincho.
O que é treliça?
A treliça corresponde a um tipo de armação comumente produzida por aço. Entre suas principais características estão as extremidades que são ligadas por nós, que consistem no ponto de encontro das barras que constituem cada unidade triangular.
Muitas vezes são utilizadas como substituição das vigas de concreto, principalmente quando não há possibilidade de preencher grandes distâncias de vão.
Entre as principais possibilidades de uso para suporte estão:
- Estrutura de telhados;
- Arco de telhados;
- Pontes de veículos e pedestres;
- Torres de energia;
- Mezaninos.
Comumente a treliça apresenta uma aderência favorável ao concreto, o que acaba tornando essa estrutura de fácil uso. Ainda mais, tal aderência é responsável por promover mais segurança nas obras.
Vantagens da parafusadeira para aço
Para as perfurações e outras atividades realizadas em aço, é indicado buscar por uma parafusadeira, seja ela parafusadeira pneumática ou não, que tenha as especificações necessárias para operar neste tipo de material.
Afinal, dependendo de sua função de impacto e resistência, é possível que seu uso seja voltado não apenas para paredes, como também para materiais como metal ferro e acrílico, além do aço.