CobreIndústriaMateriaisMetais

As barras metálicas: principais materiais da indústria

A indústria trabalha com inúmeros tipos de materiais, que são transformados, conformados e revestidos para a formação de produtos, bens de consumo, estruturas e outros tipos de mercadorias.

No entanto, apesar da infinidade de matérias-primas e insumos, entre os materiais preferidos pela indústria, destacam-se as barras metálicas, que podem ser usadas em inúmeras aplicações.

Além da indústria, as barras também são vistas no ramo da construção civil, seja como estrutura de sustentação ou como parte de equipamentos.

Ou seja, elas são itens fundamentais para os diversos segmentos de trabalho, na composição de produtos e em usos do cotidiano, como aplicações residenciais.

Os principais modelos de barras usados na indústria

Fora a infinidade de aplicações, as barras também estão disponíveis em diversos tipos de materiais, dependendo das necessidades de trabalho. Contudo, todas elas possuem algumas características em comum, que as fazem ser as preferidas pela indústria, como por exemplo:

  • A grande durabilidade;
  • A alta resistência;
  • A facilidade de transporte;
  • O preço acessível de investimento;
  • A praticidade de transformação.

barra fibra de carbono tornou-se muito popular, devido às suas múltiplas funcionalidades e vantagens que apresenta. O material é bastante resistente e leve, por esse motivo, ela é normalmente usada para fins mecânicos.

Além disso, a fibra de carbono tem maior resistência em comparação com o aço e outros materiais.

A fibra de carbono é oriunda de um processo conhecido como pirólise, feito em materiais carbonáceos, que produzem filamentos de alta resistência mecânica.

Sendo assim, mais do que a indústria mecânica, a barra de fibra de carbono também é vista na construção civil, especialmente, como reforço das estruturas de concreto.

A barra de cobre é outro material muito empregado nas indústrias, já que ela apresenta grande capacidade para suportar variações de temperatura.

Além disso, o cobre tem alta condutibilidade elétrica e térmica, o que faz desse modelo de barra uma ótima alternativa para as instalações elétricas.

Vale ressaltar que o cobre e suas ligas são o terceiro metal mais utilizado em todo o mundo, por esse motivo, ele é encontrado em diversos tipos de instalação.

Uma das mais comuns é como barra de cobre para painel elétrico (quadros de luz, quadros de distribuição e cabines primárias).

Mais do que isso, o cobre também apresenta uma boa resistência aos processos de corrosão. Ou seja, mesmo em contato com umidade e produtos químicos, as barras do material não tendem a sofrer desgastes intensos.

Os principais tipos de barramento de cobre usados no Brasil são o Cobre Eletrolítico C110 e Cobre Fosforoso C122.

Outro tipo de material que se tornou muito popular nas indústrias é o ímã. Em muitos trabalhos, é preciso fazer a separação de substâncias, insumos e de materiais, incluindo grãos, materiais granulados, recipientes contendo óleos, plásticos, massa.

Nesse sentido, o ímã ajuda muito a facilitar esse processo, pois ele consegue aglomerar produtos com características em comum.

barra de imã é normalmente feita em ferrite, que é um ferro misturado com estrôncio ou bário.

Além da possibilidade de separar materiais, o imã possui outras vantagens para determinadas aplicações, como por exemplo, a ausência de de condutibilidade elétrica, resistência contra corrosão, além de ser fonte de magnetismo permanente.

Processos para a transformação de uma barra na indústria

Além de todos os modelos de barras mencionados anteriormente, a indústria pode requisitar alguns tipos específicos, dependendo da aplicação. Nesses casos, é preciso transformar o material previamente, realizando cortes, conformações e outros processos.

Nesse contexto, o corte a laser aparece como um dos procedimentos de transformação mais eficientes para as barras metálicas.

A tecnologia utiliza o raio laser para cortar materiais, com um raio de alta potência por meio da ionização de um gás de formação (geralmente CO2). Para o corte, esse raio é redirecionado e concentrado em um feixe e, por meio de um sistema de lentes, o corte é realizado.

Muitas máquinas de corte a laser trabalham com comandos numéricos computadorizados (CNC), que asseguram maior precisão de corte e menor possibilidade de erros.

Uma das principais vantagens do laser é a rapidez na execução do procedimento, além de ser possível cortar metais de aço carbono de 0,51 mm à 13 mm de espessura.

Além disso, o laser pode cortar vários tipos de barras, incluindo as de aço inoxidável, aço carbono, alumínio, titânio, cobre e materiais não metálicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *