Saiba mais alguns ensaios e cuidados com os equipamentos
Em uma indústria é de suma importância que se realize todos os procedimentos necessários para manter os equipamentos funcionais, evitando, assim, trocas e substituições.
Nesse aspecto pode-se dizer que é preciso investir em itens e recursos que sejam capazes de detectar quaisquer tipos de falhas, bem como prevenir a paralisação nos processos industriais.
O Ensaio de ultrassom industrial, por exemplo, é um dispositivo feito especialmente para melhorar a inspeção do maquinário industrial, por meio de ondas de ultrassom.
De forma semelhante, existem outros equipamentos que podem ser úteis neste processo, mas independente do porte da máquina ou da ferramenta, usar a tecnologia como aliada é um avanço.
Isso porque, quando uma indústria não sabe da situação de desgaste de uma máquina industrial e esta quebra, as chances disso trazer um prejuízo financeiro são grandes.
Por isso técnicas de inspeção por ultrassom não são apenas modernas, mas sim necessárias para que a indústria não perca o ritmo de produção.
Mas como funcionam os equipamentos que detectam as falhas? Quando usar os equipamentos de inspeção? Onde comprá-los? Se você também tem essas dúvidas, continue lendo esse artigo para te ajudar.
Ensaio de ultrassom: o que é
Não só na indústria, mas em áreas como a medicina, aparelhos como o Ensaio de ultrassom servem para diagnosticar determinada situação, por meio de imagens.
Na indústria, a diferença, é que esses equipamentos são adaptados para detectar, através de ondas, possíveis falhas e desgastes das máquinas industriais.
Neste cenário, muitas pessoas se perguntam de que conforma isso é possível e como os aparelhos são encontrados no mercado.
Em um ensaio de ultrassom básico feito para indústria, o equipamento a ser analisado passa por meio do tubo que acusa as imperfeições após captar as ondas.
Essa forma de inspeção não é nova, já que existem tecnológicas de inspeção por meio de infravermelho, e, no contexto dos ensaios, há ainda uma técnica batizada como Ensaio de líquido penetrante.
No caso da inspeção básica, o processo é mais simples e em poucos minutos os técnicos operacionais já conseguem identificar problemas e planejar a correção. Já no ensaio com líquido, substâncias são mergulhadas nos equipamentos que detectam situações como:
-
Vazamentos;
-
Trincas;
-
Falhas de segurança;
-
Falhas na vedação.
Em inspeções feitas com um Ensaio de ultrassom em soldas, o processo é um pouco diferente, pois além da análise por ondas magnéticas, esse ensaio somente é utilizado em peças industriais que ainda estão em processos de soldagem, acabados ou semiacabados.
Em resumo, o método de inspeção com esses equipamentos pode trazer uma série de benefícios para a operação das grandes indústrias por proporcionarem:
-
Prevenção de possíveis panes industriais;
-
Decretação rápida de falhas;
-
Prevenção de acidentes, prejuízos financeiros e humanos por falhas;
-
Correção prévia de defeitos, economia a longo prazo.
Peças para compressor de ar
Entre as diversas possibilidades e acessórios que exigem cuidado, as peças para compressor de ar são especiais.
Como os gases e os vários tipos de ar estão muito presentes na indústria, pode-se destacar que as Peças para compressor de ar são fundamentais para garantir o funcionamento de compressores.
Os compressores, por sua vez, são elementos que movem boa parte da máquinas industriais hoje, por fornecerem ar contínuo para o maquinário e interferirem no processo das máquinas.
Neste caso, as condições de manutenção e inspeção são muito atreladas às peças como um todo ou em peças específicas, como o Tubo para ar comprimido.
Os ensaios podem ser feitos tanto pelas máquinas convencionais como pelos líquidos e, neste sentido, investir em elementos que preservam o compressor após a inspeção também é um cuidado importante.
No caso do líquido penetrante, por exemplo, é interessante evitar que os componentes das peças fiquem úmidos, pois isso pode estragar a peça a longo prazo.
Por isso, o Secador de ar para compressor é uma solução interessante. Se você tem dúvidas se vale a pena comprar o equipamento ou ainda não conta com um investimento para todos esses dispositivos, o aluguel de equipamentos também é possível e proporciona:
-
Economia;
-
Dispensa de responsabilidade com logística;
-
Manutenção acessível;
-
Possibilidade de teste dos equipamentos.
Seja para arrumar um Tubo para ar comprimido ou um equipamento inteiro, é interessante contar com parcerias, como as empresas especializadas na manutenção e inspeção desses equipamentos.
Desta forma, os recursos operacionais e humanos são unidos somente por um tipo de prestação de serviço e os resultados podem ser mais satisfatórios.