Conhecendo mais sobre o mundo da indústria
A indústria é sempre um campo vasto de equipamentos e serviços.
Dentre eles existe a Barra magnética, que é um dos aparelhos mais solicitados por ser uma solução simples, mas com muita eficiência por reter partículas de ferro.
E, em laboratórios químicos, usam essa barra para misturar soluções em agitadores magnéticos.
Ela é fabricada em diversos tamanhos, no entanto, no geral, são feitas de 50 a 2000 mm de comprimento.
A barra é montada com ima de ferrite, no qual proporciona gradiente magnético de até 2000 gauss, sendo capaz de reter partículas de ferro de 1mm.
Existe outro tipo de barra magnética fabricada com superimãs de Neodímio, eficaz para retenção de partículas menores que 1mm.
A escolha da barra magnética é feita conforme o grau de contaminação do produto e do tamanho da partícula ferrosa que precisa ser retirada.
Comumente as barras têm revestimento de aço inox 304 e, dependendo do caso, pode ser utilizado alumínio, pois ambos materiais apresentam uma ótima resistência mecânica e vida útil longa.
O diâmetro de cada barra magnética pode apresentar uma variação de 1/2″ até 2″ e sua limpeza pode ser feita manualmente com a ajuda de luvas, por meio de anéis deslizantes ou modelos autolimpantes pela remoção do núcleo magnético.
A barra magnética é essencial para evitar qualquer danificação nos equipamentos e máquinas, também é responsável por realizar a separação de partículas de ferro, por isso, ela deve ser fabricada com o máximo de qualidade magnética possível.
Antes da aquisição, é muito importante se atentar no momento da escolha.
Certifique-se de que a barra seja fabricada com matéria-prima de alta qualidade e pesquise o histórico do fornecedor para ter mais segurança.
Fique por dentro dos inversores de frequência
O Inversor de frequência é um aparelho eletrônico, do qual é capaz de variar a velocidade do giro de um motor de indução trifásico, transformando a corrente elétrica fixa (corrente e tensão) em corrente elétrica CA variável.
O inversor de frequência weg tem esse nome devido a forma como ele faz a variação do giro de um motor trifásico. Esses motores têm alta eficiência, custo baixo, robustez e distribui energia feita em corrente alternada (CA) de forma simples.
A velocidade do motor trifásico é constante e pode variar em função das cargas agregadas. Seu funcionamento é feito com base no campo magnético girante, no qual surge em um sistema de alimentação de corrente alternada.
A velocidade síncrona é derivada da velocidade de rotação do motor trifásico ligada com a velocidade promovida pelo campo magnético girante.
Esse movimento faz com que o motor elétrico trifásico seja diretamente proporcional à frequência da rede. Usar um inversor de frequencia traz diversas vantagens, sendo elas:
- Substitui variadores mecânicos e eletromagnéticos;
- Automatização, segurança e flexibilidade nos procedimentos industriais;
- Tem uma instalação simples;
- Redução de choques mecânicos na partida do motor;
- Precisão e processos;
- Redução de intervenção humana.
Usar o inversor propicia flexibilidade na velocidade com segurança e precisão, ou seja, com isso é possível controlar a velocidade do motor sem causar grandes perdas no torque.
Ainda é possível encontrar diversas formas de programação de velocidade conforme a necessidade, por isso, recomenda-se o bate papo com um profissional especializado.
Conheça mais sobre uma máquina inversora de solda
Uma Máquina inversora de solda tem sua estrutura semelhante a um computador, entretanto, tem a vantagem de conseguir uma economia de energia maior se comparada com transformadores e retificadores de solda.
Esses dois últimos equipamentos gastam cerca de 250A quando estão ligados e 50A e 15A quando estão ligados, porém sem funcionamento.
Outra vantagem é que sua solda consegue alcançar locais de difícil acesso por serem mais leves e, também, por serem carregáveis (tiracolo).
Seu cabo de ligação na rede elétrica pode ser alongado, sem a utilização de cabos grossos, ou seja, não é preciso ligá-los em tomadas padrões das residências.
Elas também apresentam a qualidade de soldar pelo tempo necessário de determinado trabalho com precisão, isso porque o seu ponto denominado “alto fator de trabalho” garante mais funcionalidade.
Em outras palavras, é possível induzir uma alta corrente de saída e, através de semicondutores de potência, estabilizar o arco elétrico, resultando em uma solda perfeita e com baixo nível de respingos.
Em suma, a máquina inversora de solda agrega agilidade e rapidez em qualquer atividade que a indústria solicitar.
Contate um profissional caso queira tirar suas dúvidas sobre a peça.