Entenda a importância da mangueira para o setor industrial
O hábito humano de utilizar objetos em formatos cilíndricos, como tubos, para transporte de qualquer que seja o elemento, por exemplo, a água ou o ar, vem de muito tempo atrás, por volta de 400 a.C.
No início eram feitas de tripas de animais, o mais comum é que elas fossem extraídas de bois, porém mais tarde trocaram o material para couro animal.
Mais para frente, já em 1821, nos Estados Unidos, James Boyd começou a fabricar mangueiras compostas por algodão e borracha.
Na realidade, as mangueiras atuais já não são fabricadas de forma artesanal ou manual, pois desde 1871, quando a humanidade passou a utilizar o processo da vulcanização, a borracha utilizada foi de certa forma otimizada.
E se mantém junto a acabamentos de telas de algodão até a atualidade. Este processo fez com que a partir de uma modificação na borracha, combinando-a com enxofre, o material tivesse mais dureza, resistência, elasticidade.
Quais setores industriais utilizam as mangueiras?
Além de força e durabilidade tanto sob baixas, como também nas altas temperaturas. Evidente que não se é utilizado apenas borracha para a manufatura das mangueiras.
Existe hoje um leque maior de modelos: mangueira de silicone, outras compostas por nylon, polietileno ou até mesmo aço inox.
Com a sua popularização e demandas, cada vez atingindo novos polos de consumidores ao redor do globo, suas funções passaram a ter aplicações cada vez mais plurais.
Tornando-se um produto de grande versatilidade. Assim, nessa lista foram separados alguns exemplos de indústrias que fazem utilização de mangueiras:
- Alimentícia;
- Mecânica;
- Automobilística;
- Construção;
- Petrolífera;
- Química.
Como as mangueiras podem ser utilizadas?
Para exemplificar de uma forma ainda mais esclarecedora, pode-se ressaltar a aplicação da mangueira em algum dos exemplos na lista acima.
A mangueira atóxica alimentícia é importante no processo de sucção de fluidos alimentícios, assim como a descarga destes. Seu funcionamento tem como prioridade o transporte efetivo dos alimentos.
Impedindo que ocorra qualquer tipo de contato entre estes e algum resíduo, que faça mal à saúde do consumidor.
Além da proteção, é fundamental que o material utilizado não reaja quimicamente com os componentes alimentícios.
Pois, há alguns materiais no mercado que, se em contato com fluidos em altas temperaturas, fazem a liberação de substâncias tóxicas, deixando gosto e cheiro no alimento.
Dessa forma, o produto não só compromete a qualidade da alimentação do indivíduo, como também ataca diretamente seu organismo, com substâncias bastante prejudiciais ao corpo humano.
A composição dessas mangueiras, geralmente, é feita por PVC flexível e no interior da mangueira, são utilizadas espirais de PVC rígido.
Além disso, a variação do diâmetro se dá conforme a aplicação que o cliente fará no produto durante o dia a dia.
A exatidão do material escolhido também pode ser exemplificada no caso das mangueiras montadas. Geralmente utilizadas em sistemas hidráulicos.
Que dependem que o controle da pressão seja equilibrado e não ocorra muita expansão volumétrica, pois dessa forma, a fluidez dos elementos transportados irá ocorrer tranquilamente e no ritmo correto.
Durante seu funcionamento e uso, a mangueira deve apresentar estabilidade nas suas dimensões, tanto do diâmetro quanto do comprimento.
Se sua projeção não for bem planejada, a mangueira pode, sob pressão, aumentar seu diâmetro e ter seu comprimento diminuído e sendo o contrário, também pode acontecer.
Outro exemplo de um funcionamento ruim, é quando deformações aparecem na mangueira por conta de aplicação equivocada ou utilização de materiais de baixa qualidade em sua composição.
Um aparelho bastante utilizado em nosso dia a dia, que precisa da mais perfeita conexão da mangueira para o seu funcionamento, é o ar condicionado k7.
Este equipamento se destaca no mercado, por conta da forma que é discreta, além de possuir variadas potências desde 18000 btus até 48000.
Sua instalação já é embutida ao teto, sendo então, recomendada para ambientes maiores, mas o seu principal trunfo é a eficácia na refrigeração local.
Sem que faça grandes intervenções na decoração do espaço, sendo um aparelho recomendado tanto no meio doméstico quanto em lugares comerciais.
Outro modelo interessante para a refrigeração de espaços grandes, é o multi split inverter, pois é capaz de climatizar oito ambientes internos de uma só vez.
Essa tecnologia de inverter, traz vantagens aos aparelhos porque faz com que o cliente economize 60% de energia se comparado a outros equipamentos.
Além de ser mais silencioso e atingir a temperatura desejada pelo consumidor em uma rapidez considerável, proporcionando comodidade e segurança.