EquipamentosPeças

Conheça a modernização das máquinas industriais

A marca do mundo moderno, com toda a certeza, é a evolução das máquinas e da tecnologia no geral. Desde o boom da primeira revolução industrial, época em que se começou a aplicar o maquinário no dia a dia do trabalho humano, cada vez mais aderimos em nossa vida a tecnologia como forma legítima de aprimorar e facilitar os afazeres que necessitamos realizar.

Pois bem, hoje o nosso maquinário industrial já se encontra altamente capacitado para facilitar os modos de produção. Ainda assim ele continua a avançar. Tudo isso gera um resultado altamente incrível para o âmbito industrial, aumenta a sua produtividade, assegura de forma mais concisa a segurança dos trabalhadores e oferece um trabalho menos desgastante fisicamente para esses.

Neste texto, abordaremos algumas modernizações de maquinários e de métodos de recuperação dos mesmos, no campo industrial, o que por vezes pode ser chamado de Retrofit de máquinas.

Resistência de imersão com rosca

A chamada resistência de imersão com rosca é largamente utilizada em aquecimentos de líquidos como água, óleo ou outras soluções líquidas em geral. O ponto em que esse modelo se diferencia é que na imersão com rosca é que há a condição do aumento de sua capacidade de aquecer, isso em torno de cinco vezes em relação a outros modelos similares, as chamadas resistências tubulares.

A resistência de imersão com rosca é fabricada com cabeçotes feitos de latão sextavado, com as medidas de 1’’ polegada, porém, pode chegar em até 2.½” em tubos feitos de aço inox, há também os elementos que podem variar, desde um tubo de ⅜” até ½”.

Esses elementos vão para um processo em que são soldados nos cabeçotes de latão e, assim que prontos, podem ser rosqueados em tanques de inox, caixas metálicas, tambores entre outras mais finalidade de aquecimento de líquidos e fluídos.

Muitos setores industriais se utilizam da resistência de imersão com rosca para realizar uma espécie de pré aquecimento de óleos, estes, por sua vez, são destinados para o aquecimento de máquinas.

Já outras empresas, optam pela utilização deste com o fim de lavar as peças, logo, a resistência é colocada em caixotes onde existem substâncias desengraxantes diluídas e misturadas na água. Em temperaturas altíssimas que podem chegar em até 250° graus, fazem com que se possibilite a remoção dos resíduos.

Recuperação de roscas de extrusoras

Antes de propriamente falar sobre a Recuperação de roscas de extrusoras, vale contextualizar e definir o que são as roscas extrusoras e afins.

Uma máquina de extrusão é largamente utilizada na produção de uma diversidade de produtos a partir de uma matéria prima. Este uso se dá principalmente com materiais quebradiços.

Logicamente, essas máquinas são operadas por profissionais treinados e qualificados para desempenhar tal função. Ao longo do tempo e conforme o uso contínuo do equipamento, existe a tendência dos materiais se encontrarem gastos e, é a partir disso, que existe a recuperação de roscas.

A recuperação desses itens se dá, inicialmente, pela limpeza geral da rosca do Extrusor, no qual se tira todos os resíduos de sujeira e outras impurezas indesejáveis, que podem prejudicar e dificultar a restauração da peça.

A partir disso, é realizado um processo de análise dimensional para a detecção da possibilidade da recuperação e as condições atuais que a rosca apresenta. Tudo isso se encontrando em modo favorável, a recuperação da rosca se inicia. A partir daí, são realizado os seguintes trabalhos:

  • Aplicação de solda especial em suas cristas dos filetes;

  • Desempeno e retificação externa e dos flancos;

  • Regularização do núcleo;

  • Polimento e ajuste da medida do cilindro.

Esse tipo de método é altamente benéfico, já que permite uma maior vida do item, realizando esses pequenos reparos e aprimoramentos em seu corpo. É aplicado em uma diversidade de itens, pois também existem a Recuperação de roscas para injetoras, dentre outros mais.

Metalização

O que chamam de metalização ou aspersão térmica é na verdade um processo que é utilizado na aplicação de revestimento metálico em determinadas peças industriais, do mais diferentes segmentos.

Basicamente, o processo consiste na projeção de partículas metálicas contra a superfície que passa por um preparo específico.

A Metalização é realizada em peças que sofreram desgastes por abrasão, corrosão ou erosão. O objetivo deste método é aumentar a durabilidade e vida útil da peça em seu ambiente de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *