Equipamentos

Modelos de moinhos mais versáteis

A moagem é um processo amplamente aplicado no meio industrial, em especial, quando se leva em consideração que consiste na fragmentação de partículas.

Dessa forma, com a combinação de atrito, compressão e impacto, tais partículas são reduzidas a um determinado tamanho para atender à finalidade da aplicação.

Um dos principais usos da moagem consiste no estabelecimento de uniformidade do tamanho das partículas de determinado produto, pois pode contribuir com a homogeneização de produtos que sejam pó ou, até mesmo, na solubilização desses itens.

Um dos tipos de moinhos muito utilizado consiste no moinho cilíndrico, que é composto por uma carcaça cilíndrica de metal giratória.

Tal carcaça tem revestimento interno composto por borracha ou placas de aço.

Já o seu interior, pode apresentar esferas metálicas ou uma carga solta de barras.

Naturalmente, com os avanços tecnológicos, ao longo dos anos, alguns tipos de moinhos se tornaram obsoletos, como o moinho de pedra.

Que eram movidos a água e também eram chamados de moinho de milho, pois eram constantemente aplicados para triturar o alimento para animais e pessoas.

Essa alternativa era encontrada em diferentes tamanhos, onde os menores eram direcionados para o milho e os maiores para a moagem de trigo.

Basicamente, o funcionamento desse tipo de moinho consiste no acionamento de um eixo vertical por meio do contato da água de rios com uma roda horizontal de madeira.

No eixo, está encaixado um disco de pedra, que gira sobre outro disco, fixo, triturando assim os grãos.

Vantagens do uso de sacos

Os moinhos são amplamente aplicados para o setor de alimentação que atende não apenas aos seres humanos, como também aos animais domésticos e rurais.

De qualquer forma, é interessante citar que itens são incorporados ao sistema de produção para contribuir com uma melhor locomoção e armazenamento, este é o caso dos sacos big bag.

Esses sacos são produzidos com tecido reciclável de polipropileno, com revestimento interno de polietileno.

Como principais vantagens, é possível citar:

  • Capacidade de carga pode variar entre 500 kg e 2000 kg;
  • Possibilita a exportação com segurança;
  • Alto potencial de reciclagem;
  • Mais segurança para o armazenamento;
  • Redução no tempo de carga e descarga.

Dessa forma, o big bag apresenta grande versatilidade, sendo aplicado para o armazenamento e estocagem de produtos como minerais, pós, rações, granulação, produtos químicos, entre outros elementos que são facilmente encontrados no meio industrial.

O saco de juta também é uma opção muito aplicada, pois é confeccionada por fibra natural e favorece a preservação de aromas, empilhamento, além de contribuir com a regulação da umidade.

Devido a essas características e ao fato de ser livre de hidrocarbonetos, a juta é benéfica, principalmente, para produtos orgânicos.

Para o que serve o misturador de ração?

No meio industrial o misturador de ração, assim como os moinhos, também desempenham um papel importante, principalmente ao se levar em consideração que a mistura de ração é um dos passos mais importantes no preparo deste item.

Além disso, qualquer erro em uma ou mais fases do processo de produção, pode resultar em grandes prejuízos econômicos e na qualidade das rações para os animais.

Existem diferentes tipos de misturadores, sendo que os mais empregados são o horizontal e o vertical.

No primeiro caso, os misturadores podem ser encontrados com maior frequência em fábricas de ração com grande porte e pode conter fitas ou pás que são responsáveis pela movimentação da mistura de um lado para o outro, fazendo com que seja repartida em diversas partes e contribuindo com uma mistura eficiente.

Normalmente, esses misturadores apresentam portas de descarga, que auxiliam em um esvaziamento mais ágil do equipamento, assim como a limpeza e manutenção.

A principal diferença do misturador vertical, além da estrutura, é que possibilita uma mistura mais homogênea.

O misturador vertical apresenta um depósito que pode ter uma ou duas roscas situadas na linha do eixo central.

Apresentam uma agilidade inferior quando comparado aos misturadores horizontais, porém, é possível encontrar equipamentos eficientes, depende do tipo de mistura a ser efetuada.

O processo ocorre no topo e na base do equipamento, já o tempo de descarga é semelhante ao de um misturador horizontal.

É importante citar que a adição de uma quantidade superior a 3% de líquidos não é recomendada nesse caso. Ainda assim, para fábricas menores, podem ser uma opção viável.

Conforme pode ser visto com as informações apresentadas, os processos industriais podem apresentar diferentes exigências.

Tanto no caso dos equipamentos aplicados para moagem, quanto no que diz respeito aos misturadores de ração e itens utilizados para o armazenamento e/ou transporte.

Independentemente do processo a ser realizado, é fundamental que as opções de maior qualidade sejam aplicadas, assim como os equipamentos e recursos com maior potencial de atender as necessidades específicas de cada setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *