Confira como a indústria está ligada a diversas áreas
Ao contrário do que se pensa, as indústrias não são uma área isolada. Elas contam com itens utilizados em diversos outros meios e são fonte de materiais para reutilização. Neste artigo, você vai entender os pontos em comum da indústria com a medicina, a arquitetura, a ciência e muito mais.
O pallet na arquitetura
Quando se fala de transporte de cargas, também se fala de pallets. Em linhas gerais, são estrados geralmente feitos de madeira. Eles são essenciais para o uso de empilhadeiras, para o armazenagem devida das cargas e para carregamento e descarregamento de caminhões.
Assim, percebe-se que são muito utilizados nas indústrias. Mas, para onde vão esses pallets depois que não possuem mais serventia, para o transporte e armazenamento de cargas?
Um fenômeno curioso de reutilização de pallets, para a decoração de interiores e arquitetura, tem tomado forma no mercado. Cada vez mais, os pallets ganham aplicações criativas, a fim de embelezar as casas. Alguns exemplos de reutilizações são:
- Jardins verticais;
- rack;
- Decks para a área externa;
- Sofás;
- Camas;
- Mesas de centro.
Sendo que eles podem ser feitos por ateliês ou em casa, por pessoas que apreciam a arte do DIY (Do It Yourself, faça você mesmo). Geralmente, para que se consiga um melhor acabamento, aplica-se verniz ou stain ao material.
O stain, menos conhecido, é uma espécie de verniz, que também conta com proteção contra fungos e bactérias, sendo mais resistente. Um cuidado que muitas pessoas preferem tomar antes de fazer um rack de pallet ou outro móvel, é lixar a madeira.
Isso não extingue a sua aparência rústica, apenas elimina farpas que poderiam gerar desconforto no seu uso. Também pode se utilizar tinta de madeira, para personalizar o produto, mas muitas pessoas preferem que seja obviamente um pallet, pois veem valor estético.
No entanto, deve-se tomar cuidado ao “brincar de marceneiro” e tomar as devidas precauções, para não se machucar no processo. Isto é, ao utilizar serras, martelos e outras ferramentas, procure seguir as instruções de uso e, se possível, utilize luvas de proteção contra cortes ou contra impacto.
Mil e uma utilidades do neodímio
O imã de neodimio é uma das maiores provas de que a indústria está ligada a diversas outras áreas. Ele é muito usado na indústria, com as mais diversas aplicações.
Um exemplo, é o seu uso em alarmes e switches, que são sistemas de segurança ou o seu uso na fabricação de geradores, essenciais para que todos os equipamentos sejam abastecidos com energia elétrica.
Talvez, nesse ramo, seu uso mais famoso seja em motores elétricos. Feito com a combinação de neodímio, ferro e boro, é um imã com potência muito superior à sua massa e de custo baixo. Mas não são apenas as indústrias, que procuram saber Onde comprar ímã de neodímio.
O material também é amplamente utilizado para a medicina, no segmento de saúde. Existe uma técnica que o utiliza, chamada de terapia magnética, cujo objetivo é aliviar as dores de pacientes com alguns problemas crônicos, como a artrite.
Além disso, todo hospital de grande porte, conta com uma máquina de ressonância e elas funcionam através desses poderosos imãs. É possível citar, ainda, a presença do imã de neodímio no ramo educacional.
Pois, ele é usado para a demonstração de propriedades físicas aos alunos. Em laboratórios, esse imã é usado para a separação de substâncias, quando há pequenas partículas de metal misturadas à outros materiais, geralmente, pós ou granulados.
Caldeiras
Uma caldeira é um equipamento responsável por produzir vapor. Elas são usadas em diversos processos industriais, para produzir fluidos ou ar quente. Utilizando-se da queima de combustíveis e de tubulações metálicas para funcionar.
Entretanto, elas não são utilizadas somente dentro de fábricas. As caldeiras são usadas sem secadoras do ramo têxtil, na lavanderia de hospitais e hotéis e em restaurantes, para alimentos processados.
Assim, pode-se encontrar diversos profissionais procurando por peças para caldeiras. Com o intuito de dar continuidade à uma linha de produção ou apenas buscando oferecer roupas secas aos hóspedes.
A conclusão é que as inovações tecnológicas sempre influenciam muito mais do que se pensa, o que abrange não apenas a invenção de máquinas e equipamentos, mas a descoberta de funcionalidade de elementos químicos ou novas técnicas, para a realização de processos. Os equipamentos industriais são mais versáteis do que se imagina. No final, tudo está interligado.