Como funciona o trocador de calor?
O trocador de calor tem grande importância para diversos setores, pois se trata de um equipamento que tem como principal funcionalidade efetuar o processo de troca térmica entre sistemas, que correspondem a fluído frio e quente.
Existe a possibilidade de essa troca ser efetuada entre os sistemas de forma separada ou por meio da mistura dos fluidos citados.
Devido a versatilidade que apresenta, muitas áreas recorrem ao uso do trocador de calor industrial para aplicações distintas, tais como:
- Uso em aquecedor;
- Usina de geração de energia;
- Planta petroquímica;
- Tratamento de água residual;
- Processamento de gás natural;
- Refrigeração.
Um fator importante a ser citado, é que ao efetuar a conservação da energia, esses equipamentos acabam se tornando positivos para a preservação do meio ambiente.
Esse é um atributo a ser considerado em um cenário em que a busca pela sustentabilidade é cada vez mais importante e constante.
Qual é a forma de funcionamento do aquecedor?
O funcionamento dos trocadores de calor está baseado em três princípios distintos: mistura de fluidos, parede de separação de fluidos e armazenagem intermediária.
O primeiro caso, conforme o próprio nome já indica, consiste na mistura de dois fluídos de temperaturas distintas em somente um sistema para que uma mesma temperatura final seja alcançada.
O trocador de calor industrial comumente envolve o segundo tipo, pois não há interação direta entre os fluidos, que são situados em tubulações divergentes, com separação por parede com alta condutibilidade térmica.
Neste caso, o escoamento pode ocorrer de duas maneiras, por lados opostos, correntes cruzadas ou paralelas. Quando se fala de sistemas de refrigeração ou do aquecimento de gases, a alternativa em corrente cruzada é a mais aplicada.
Já quando se fala da armazenagem intermediária, os fluidos frios e quentes apresentam escoamento alternado pelo mesmo meio.
Basicamente, no momento em que o fluido quente passa, ocorre o armazenamento de calor na parede e no enchimento do trocador. Em sequência, quando o fluido frio passa, o calor armazenado é absorvido. Esse é um método muito aplicado em gases.
Principais aspectos do uso de trocadores de calor em piscinas
A aplicação do trocador de calor para piscina também é muito visada, afinal, é um dos aquecedores de piscina com grande possibilidade de reduzir o consumo de energia elétrica devido a sua forma de operação.
Basicamente, a água não aquecida passa por um sistema constituído por duas tubulações, uma externa e outra interna.
O tubo interno, que é onde a água transita, recebe calor do tubo externo. Sendo assim, ao retornar para a piscina, a água já está aquecida.
Além do aquecedor, naturalmente, outros componentes são procurados para manter a piscina agradável e própria para o uso, principalmente para tratar a água.
Uma opção amplamente aplicada consiste nos aspiradores de piscina, que servem para remover determinados tipos de impurezas, para utilizar a mangueira desse sistema, é importante ter um engate rápido para mangueira, pois é uma maneira de otimizar a utilização.
Isso se deve ao fato de o engate rápido ser responsável por exercer o controle da água através de um mecanismo de giro. Basicamente, basta rodá-lo para que o fluxo de água seja travado ou liberado.
É um dispositivo utilizado em diversos tipos de mangueiras, não apenas no sistema de aspiração e nem mesmo apenas para áreas de piscinas, pois os engates também são aplicados em mangueiras industriais, para controlar o fluxo de elementos químicos.
O mais vantajoso em torno dessa peça, é que seu funcionamento é semelhante a válvulas rápidas e ainda mais, normalmente são itens fáceis de serem manuseados e duráveis.
Além do engate e do aspirador, outros acessórios são indispensáveis para as piscinas, tais como peneiras para a limpeza, kits para testes da água, entre outros.
É fundamental que ao operar cada componente, exista cautela. Não é diferente ao se tratar do trocador de calor, principalmente para garantir que sua função tenha a qualidade potencializada, para isso, é preciso dimensioná-lo para o local de superfície e da profundidade da piscina. Dessa forma, é possível evitar a perda de calor.
Naturalmente, nas outras aplicações do trocador de calor, a operação e instalação também devem ser realizadas por um profissional de confiança.
É algo que garante não apenas a potencialização da qualidade, como também mais segurança ao lidar com o equipamento, prevenindo assim acidentes de prejuízos.