Sem categoria

Qual a relação entre automação e eficiência da operação?

Você sabe o que é automação industrial e qual a relação dela com a eficiência da sua operação?

Neste artigo nós iremos entender como a aplicação da automação em sua indústria pode melhorar (e muito!) a eficiência dos seus equipamentos e máquinas industriais.

Animados? Vamos lá!

O que é automação industrial?

Primeiramente temos que entender o que é automação industrial. Assim, automação nas indústrias são otimizações de todos os processos industriais de uma operação. Ou seja, é a  aplicação de tecnologias como:

  • Wi-fi;
  • Internet das coisas;
  • Big data;
  • Banco de dados por nuvem.

Assim, muitas vezes este tipo de automação é considerada como uma substituição de tarefas mais complexas e manuais por tarefas mais otimizadas e mecânicas dentro de um processo produtivo.

Portanto, com a automação, as máquinas e os equipamentos ficam com mais autonomia e controle, gerando produtos com menos falhas e em maior escala.

Automação e eficiência operacional

Como vimos, dar mais autonomia para máquinas e equipamentos geram produtos mais qualificados, com menos falhas e em maior escala. 

Mas, quais são os impactos em meus redutores de velocidade industriais, bem como em seus sobressalentes como em suas rodas dentadas e rolamentos industriais?

Com a automação os redutores se tornam mais:

Disponíveis

O que queremos dizer com disponíveis? Os redutores se tornam mais eficientes e eficazes. 

Com a aplicação das tecnologias em suas máquinas industriais, você consegue informações sobre a produtividade e performance das mesmas. Assim, é possível extrair o máximo desses equipamentos. 

Confiáveis

Com o uso de tecnologias como o Wi-fi e a tecnologia de informação, é possível ajustar e entender qual é o desempenho real da máquina, analisando se há algum processo que está prejudicando este desempenho.

Redução de custos de manutenção

Com esse gerenciamento maior e mais preciso dos dados e informações referentes aos redutores, é possível atuar de forma mais precisa neles. Ou seja, quando você percebe falhas ou uma diminuição do desempenho dessas máquinas, já se torna importante fazer inspeções e manutenções regulares no mesmo, evitando que ações e manutenções corretivas ocorram.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Post desenvolvido pela Acoplast Brasil, empresa que está há mais de 20 anos no mercado e é referência em acoplamentos, motoredutores, redutores, freios contra recuos e anéis de contração para o segmento industrial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *