As instalações elétricas
A construção civil cada vez mais têm se aperfeiçoado, dando margem para a criação de inúmeras residências e prédios, sejam eles com finalidades de moradia ou corporativismo.
Em todas essas construções, são realizadas instalações elétricas por um eletricista. Essas instalações possuem grande importância para o abastecimento de energia, fenômeno que possibilita a utilização de utensílios domésticos, eletrônicos e demais tecnologias.
Assim, é importante conhecer como essas instalações são feitas e quais papéis desempenham.
A importância das instalações elétricas
A tecnologia é um item fundamental no dia a dia. Por meio dela, é possível o funcionamento de máquinas industriais, refrigeradores, iluminação e computadores, por Automação industrial.
A tecnologia só pode ser aproveitada, se uma instalação elétrica por realizada. Através da energia elétrica proveniente das instalações, um ambiente passa a ter capacidade energética, que faz funcionar todos os aparelhos, assim como tomadas e lâmpadas, por exemplo.
Por conta do uso excessivo de energia elétrica, cada vez mais a tecnologia se expande e se aperfeiçoa, fazendo com que exista criação de novos produtos tecnológicos com frequência.
Devido a isso, a energia elétrica também se aperfeiçoou, e na atualidade pode ser emitida em grandes potências energéticas através da Montagem de painéis elétricos, fazendo funcionar indústrias inteiras e grandes empresas, por exemplo.
Esse processo acontece através de uma energia geradora (normalmente grandes empresas de energia) que é recebida por fontes receptoras (residências, comércios e empresas).
Como a energia elétrica é distribuída?
Para que a energia elétrica possa chegar às residências, indústrias e empresas, é preciso entender que isso só ocorre através das cargas elétricas.
As cargas elétricas são interações eletromagnéticas, movimentadas por meio de ligações elétricas, com fios condutores, que podem ser encontrados por toda a cidade.
No entanto, a Montagem de placas eletrônicas pode variar de acordo com o ambiente em que será feita.
A instalação de energia elétrica residencial, seja para casas ou para construções prediais, é feita através de fios que percorrem toda a construção, assim como por todos os andares.
Esses fios carregam as cargas elétricas que são enviadas por uma empresa geradora, até chegar aos respectivos ambientes (a parte interna e externa de cada local).
As fiações espalhadas pelas construções, são ligadas a uma caixa geradora (conhecida como caixa de entrada), onde são abastecidas com a energia emanada pela empresa fornecedora, a fim de transmitir energia para os utilizadores do ambiente em que a instalação foi realizada, possibilitando a utilização de:
- Aparelhos eletrônicos;
- Iluminação;
- Refrigeração;
- Energia térmica.
Instalações prediais e residenciais
As instalações de energia elétrica em prédios e casas, são realizadas com alguns procedimentos. Inicialmente, técnicos especializados em elétrica se encaminham até o local.
Primeiro farão uma análise geral do espaço e dos campos prováveis de instalações elétricas, averiguando se existe alguma eventualidade ou situação de risco.
Em seguida, é realizado um planejamento da equipe. Nesse planejamento são estabelecidos materiais de segurança, metas e prazos, que são estudadas previamente à instalação no local.
Dessa forma, os profissionais que realizarão instalações elétricas, preparam-se previamente, a fim de evitar acidentes ou eventualidades que comprometam o dia a dia dos moradores do espaço.
No dia da instalação, todos os profissionais comparecem equipados, utilizando EPIS (equipamentos de proteção individual) e ferramentas necessárias para cada tipo de serviço e Manutenção.
Através do planejamento criado, os profissionais executam as tarefas e instalações, cumprindo os prazos e as metas estabelecidas.
Instalações elétricas em grandes comércios e empresas
Quando se trata de instalações de energia elétrica em grandes comércios e empresas, os procedimentos de planejamento e segurança são os mesmos.
Seu diferencial está na quantidade de material que será utilizado, pois os materiais são estipulados na análise inicial, onde são balanceados com a quantidade de pessoas que utilizarão a energia a ser instalada.
Para empresas que desejam otimizar as redes elétricas, deixando-as mais potentes, recomenda-se a Montagem de placas smd (processo que otimiza a energia em termos de agilidade e eficiência).
Quando é feita uma relação quantitativa de utilizadores de um espaço, é possível mensurar e calcular através da logística e habilidades técnicas, quantas pessoas, em média, utilizam a energia elétrica, assim como a quantidade dessa energia.
Por isso, é comum que em grandes indústrias, a demanda de energia seja alta, principalmente em decorrência da grande quantidade de máquinas e ferramentas, que precisam de altas potências energéticas.
Instalações com profissionais especializados
Para que as instalações de energia elétrica sejam feitas com segurança, recomenda-se a contratação de serviços de empresas de confiança.
É possível saber se uma empresa é confiável por suas indicações, ou, até mesmo, por pesquisas na internet, onde, atualmente, encontra-se informações sobre qualquer tipo de assunto.
Dessa forma, por meio de uma empresa responsável, as instalações elétricas são feitas por profissionais especializados em elétrica, garantindo profissionalismo e segurança.