IndústriaInstalações

Indústria: saiba mais sobre as instalações

Uma indústria tem diversos processos e máquinas, além de ferramentas que são extremamente úteis para o desenvolvimento dos processos produtivos.

Porém, uma indústria não é feita apenas de máquinas e processos, mas também é uma gama de outros acessórios que vem garantir a segurança e também a praticidade do uso dos processos.

Assim, as montagens de equipamentos industriais e suas instalações são importantíssimos para que a indústria consiga se desenvolver de maneira eficiente e graciosa.

Um dos elementos que podemos citar é o compressor de ar e outros elementos, que falaremos de forma mais detalhada, para que você consiga identificar se sua indústria precisa fazer essas instalações.

Exaustor na indústria: para que serve?

Um dos elementos mais importantes dentro da indústria e, principalmente, para seus movimentos é o chamado exaustor industrial. O exaustor industrial nada mais é que um equipamento para ventilação industrial, de modo a manter a qualidade do ar dentro do ambiente do trabalho.

Ao se fazer entrar ar novo por meio do exaustor, se permite assim assegurar uma renovação do ar do ambiente trazendo conforto para quem trabalha cotidianamente nesse espaço. Por isso, que a instalação de exaustor industrial é de grande importância.

Assim, o exaustor industrial ajuda a manter a atmosfera industrial respirável, principalmente, os grandes galpões com máquinas. Assim, ao fazer a instalação do exaustor industrial se permite também cuidar da saúde dos seus colaboradores.

O exaustor industrial é de suma importância para as indústrias químicas, médicas, automóvel e também mineira, pois garante que o ar circule e também ajuda na remoção de odores.

O exaustor industrial também podem ser usados em armazéns, ginásios ou então parques de estacionamento subterrâneos.

Há diversos tipos de exaustor industrial que permitem que a ventilação industrial seja garantida tanto em processos de automação industrial como em outros, por exemplo:

  • Exaustor de telhado;
  • Ventilador centrífugo;
  • Caixas centrífugas;
  • Exaustor tubular;
  • Exaustor de murais.

Além de permitir que o ar se torne saudável, eles ajudam a diminuir a temperatura dentro dos recintos, pois promovem a circulação do ar não permitindo que ele fique estagnado.

Existem dois tipos de exaustores, acompanhe a diferença entre eles:

Exaustores centrífugos

Podemos citar os centrífugos, que são ventiladores de baixa pressão e que possuem duas grandes saídas de ar, além de ter pás giratórias inclinadas para frente.

São compostos por uma gama de 4 caixas de ventilação, com motores incorporados, podendo ser movidos tanto por motores monofásicos como trifásicos;

Exaustores tubulares

São compostos geralmente por 10 diâmetros normalizados tendo um grande alcance.

Para descobrir qual o melhor exaustor para sua indústria é aconselhado a procura por um profissional qualificado, principalmente indústrias especializadas em ventilação e climatização e que entendem de comercialização de exautores industriais.

Sprinklers :combatendo os incêndios na indústria

A instalação de sprinklers nas indústrias são de suma importância para o combate ao incêndio. Os sprinklers nada mais são do que os famosos chuveiros automáticos, que funcionam por ter um sensor que consegue identificar fumaça e logo em seguida liberar jatos de água.

A instalação desses chuveiros automáticos evita que danos sejam maiores em locais que ocorre o incêndio, principalmente mantendo a sua estrutura.

A instalação deve ser feita por empresa de instalação de sprinklers, que conseguem fazer planejamentos e mapeamento do lugar que os chuveiros vão ficar.

Dessa maneira, os sprinklers podem ser instalados em locais residenciais, industriais e também comerciais, sendo extremamente versáteis e eficientes.

Além do mais, esse tipo de instalação é extremamente importante e inteligente, além de prática e econômica para a proteção contra os incêndios.

Compressores de ar

Os compressores de ar são muito usados nas oficinas mecânicas e de funilaria, além de indústrias que trabalham cotidianamente com a borracha e com metal (serralherias).

Eles são equipamentos que ajudam a gerar um jato de ar comprimido que permite a aplicação de tinta, limpeza e muitos outros processos.

São usados tanto nas indústrias, como em setores automobilísticos sempre voltados para a pintura e também limpeza de objetos variados.

O compressor de ar é composto por um corpo que possui um motor que gera a pressão e comprime o ar na cápsula de uma pistola que quando acionada libera o jato de ar.

Assim, percebemos que existem diversos equipamentos que possibilitam que a indústria se desenvolva e garanta que seus processos sejam seguros e eficientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *