Veja os melhores maquinários para elevação de carga
A logística é uma especialidade fundamental para todo e qualquer negócio.
Em certos segmentos, como a indústria, ela é inclusive uma preocupação interna: é preciso pensar na administração do estoque de matérias-primas, proporcionando um local adequado para a sua armazenagem, um cronograma de reposição junto aos fornecedores e, claro, como transportá-la.
A boa notícia é que, no caso do transporte, há diversas máquinas disponíveis no mercado que podem ajudar nesta tarefa, simplificando a logística e tornando o ambiente industrial mais seguro. Confira alguns deles a seguir:
Ponte rolante
Certas indústrias, como a construção civil e as fábricas de navios, lidam com peças de cargas de alto peso de grandes dimensões.
Nesses casos, transportá-las sem a ajuda de um equipamento específico é praticamente impossível.
Nessas situações, recomenda-se usar itens como uma ponte rolante apoiada univiga, também conhecida como apoiada.
Como seu próprio nome diz, ela é instalada tendo como base as vigas da construção, tornando-a mais versátil e apta para ser usada em ambientes internos.
Entretanto, também há outras opções de modelos, como a ponte rolante suspensa e os guindastes de parede.
Pese às suas diferenças, todas são apropriadas para movimentar cargas pesadas. Por conta disso, elas costumam ser vistas em locais como centros logísticos e portos.
Ainda assim, é importante tomar algumas precauções ao usá-la. A primeira de todas é assegurar que ela só seja operada por um profissional qualificado: qualquer erro de manipulação tende a ser fatal.
Esteira transportadora
Porém, nem todas as cargas a serem movimentadas em ambientes industriais são pesadas: às vezes, só é preciso fazer com que o seu transporte seja mais ágil, ou ainda, que não dependa dos funcionários, sendo realizado de forma automatizada.
Nesses casos, pode-se usar a esteira transportadora. Muito usada em locais como aeroportos, para a movimentação das bagagens, ela consiste em um trilho revestido em algum material têxtil, normalmente um mix de poliéster com nylon.
Quando o equipamento é acionado, a carcaça começa a se mover, levando consigo a carga que estiver sobre ela.
Por mais que a maioria das pessoas conheça apenas a esteira transportadora horizontal, também há modelos diagonais, que podem ser usadas para levar cargas de uma altura à outra.
Entretanto, elas devem ser usadas com cautela: devido à gravidade, itens pesados demais podem não ser adequados para este tipo de transporte.
Monta carga
Por mais que muitas pessoas pensem no elevador apenas como mecanismo de transporte de pessoas, também há um modelo como dispositivo de elevação: o monta carga.
Ao contrário daqueles, estes não possuem casa de máquinas, logo, são compactos, silenciosos e podem ser usados até mesmo em áreas reduzidas.
Entretanto, é possível encontrar características distintas, há diferentes classes, projetadas para suportar diferentes capacidades máximas e tipos de cargas. São eles:
-
A: uma única peça;
-
B: automóveis;
-
C: carga concentrada;
-
C1: carga com empilhadeira;
-
C2: empilhadeira sem carga;
-
C3: grande concentração de carga.
Vale ressaltar que a capacidade máxima indicada pelo fabricante deve ser sempre respeitada: do contrário, pode haver desde danos ao equipamento até sérios acidentes.
Guindastes
Os guindastes são outra opção de máquina para ajudar no içamento de cargas especialmente pesadas. Normalmente, são usados na construção civil, e podem ajudar a mover desde matérias-primas, como sacos de areia e cimento, até equipamentos inteiros, dependendo de seu porte.
Entretanto, eles têm uma desvantagem: seu grande porte faz com que eles ocupem muito espaço e sejam pouco ágeis ao movimentar-se.
Quando isso representar um empecilho ao seu uso, pode-se optar por uma versão compacta: os caminhões munck.
Como o próprio nome diz, este aparato consiste em um veículo dotado de uma espécie de guindaste na carroceria, permitindo que ele seja usado em diferentes espaços.
Empilhadeiras
As empilhadeiras estão entre os itens mais utilizados em contextos industriais e em centros de logística. Assim como a esteira, ela pode ser usada para mover cargas de um lugar ao outro com mais eficiência e segurança, usando a mão de obra de apenas um funcionário: o operador.
Vale ressaltar que, assim como o elevador monta-carga, cada empilhadeira tem uma capacidade máxima, informada pelo fabricante.
Para evitar tanto acidentes quanto danos ao item, ela deve ser sempre respeitada.
Além disso, sua operação deve ser sempre entregue a uma pessoa que tenha feito um curso de operação de empilhadeira.
Como o profissional conhece o equipamento de forma detalhada, ele poderá conduzi-lo com muito mais segurança.