Equipamentos

Maquinários utilizados para desenvolver peças industriais

Ninguém pode negar que as peças dos mais variados tipos, tamanhos e formatos são extremamente importantes no mundo moderno.

Isso porque elas possibilitam a fabricação de uma série de máquinas, estruturas e aparelhos que são muito recorrentes em diversos segmentos, tanto industriais quanto comerciais e até domésticos.

Mas o que pouca gente sabe é que existem máquinas  e procedimentos específicos como fundição na hora de produzir cada tipo de peça, levando em conta sua aplicação futura, o material do qual é feita e o desempenho esperado.

Conheça no artigo a seguir algumas informações sobre esses componentes fundamentais para a produção das peças.

Fresadora

No segmento da ferramentaria e da usinagem de precisão, onde as peças podem ser desenvolvidas e fabricadas de acordo com as funções determinadas para elas em variados tipos de aparelhos e sistemas, cada equipamento faz toda a diferença.

Um exemplo é a fresadora ferramenteira, que oferece a possibilidade de furar, moldar e rotear as peças.

No geral, esse dispositivo lida com metais, mas também pode estar associado a tarefas que se relacionam diretamente com outros tipos de sólidos.

Seja vertical ou horizontal, seu principal objetivo é a moldagem de superfície planas e irregulares. Além disso, ela também é indicada para:

  • Planejamento
  • Perfuração
  • Roteamentos
  • Engrenagem de corte
  • Chato
  • Produção de ranhura

Com diferentes modelos disponíveis no mercado atualmente, a fresadora também oferece desempenhos distintos, cada um deles aplicável em um tipo e procedimento.

Por isso, é muito importante fazer a escolha certa na hora de utilizar esse equipamento, garantindo os resultados esperado e evitando danos.

Moldes de injeção

Um grande número de produtos, como brinquedos, artigos de decoração ou de escritório, aparelhos diversos e demais itens de plástico que exigem o uso de peças precisas e de qualidade, só são possíveis graças aos procedimentos realizados pelos moldes.

Dessa forma, os chamados moldes de injeção são fundamentais na indústria de transformação, já que uma grande variedade de peças advém dele.

Com cavidades que produzem as geometrias recomendadas para o uso dos produtos finais, esse dispositivo funciona de forma simples e especializada.

O material plástico fundido é inserido nas cavidades, da mesma forma como se insere a massa de um bolo, por exemplo, na forma.

Depois, esse material é refrigerado, de modo que se solidifica e pode, portanto, ser aplicado corretamente.

Os principais materiais utilizados por uma Fabricante de molde para injeção são:

  • Aço carbono
  • Aço especial
  • Liga metálica especial
  • Liga de alumínio

Peças fundidas

Para a fabricação de peças de variados usos em processos de montagem para os quais elas são essenciais é preciso condicionar diversos tipos de material para que possam ser utilizados da forma correta e apresentando o melhor desempenho.

Nesse contexto, o aço é, certamente, um dos materiais mais recorrentes no segmento de usinagem, em especial quando se trata de gerar peças fundidas, que são a parte solidificada resultado da Fundição de aço.

Assim como na injeção plástica, o metal líquido é depositado em um molde que possui o formato elaborado para que a peça criada a parte dele possa ser utilizada no fim esperado.

Após o resfriamento, a peça fundida pode ser aplicada em muitos setores da indústria.

É possível produzir peças de complexidades diferentes, já que há uma grande versatilidade no método em questão, de forma que os resultados variam de forma e dimensão.

Além disso, esse processo pode ser categorizado de duas maneiras: baixa liga (menos de 8% de liga) e alta liga (mais de 8% de liga).

Tornos

A usinagem de precisão precisa contar com sistemas como torno cnc, que oferece a opção de controle por comando numérico e torna a produção mais otimizada, confiável e prática, demandando menos esforço humano e mais desempenho.

Por meio de computadores, a automatização das máquinas de fabricação gera resultados mais satisfatórios por fazer uso de softwares especializados que controlam e realizam as diversas atividades necessárias na produção das peças.

Utilizando ferramentas como brocas, prensas e serras, esse dispositivo está disponível em diferentes modelos e formatos, como Torno vertical CNC.

O mais importante em qualquer tipo de fabricação, em especial quando estamos falando da produção de peças, que são complexas e de tamanhos muito específicos, é contar com maquinário adequado e sistemas que realmente facilitem o trabalho sem prejudicar a qualidade e a segurança dos operadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *