EquipamentosPeças

Três equipamentos eletrônicos industriais que você ainda não conhecia

A área da eletrônica industrial visa possibilitar o profissional a programar e manter sistemas eletroeletrônicos, além de dar manutenção a equipamentos industriais de grande porte.

Por trabalhar com diversos tipos de equipamentos que atuam em várias áreas da indústria, abrange um grande número de equipamentos de funções completamente diferentes.

Entre os vários tipos de equipamentos usados para diversas finalidades há alguns com funções muito interessantes, os quais valem a pena serem mencionados.

Um equipamento que está altamente presente no nosso dia a dia é a fonte chaveada, muito presente em computadores, consoles de videogames e som automotivo, por exemplo. A fonte é o componente que está em contato com a rede elétrica e é responsável por encaminhar a energia ao seu aparelho.

Funciona regulando a tensão de saída de forma a atender todas as demandas do sistema, possuindo um circuito integrado usado para essa finalidade.

São menores que a fonte de alimentação linear, que usa outros recursos para manter a tensão de saída em equilíbrio, como transformadores e filtros, e por isso acaba se tornando impraticavelmente grande e pesada. O uso de circuitos embutidos faz com que as fontes chaveadas sejam menores e permite que elas dissipem.

Além disso, podem ser usadas para sistemas que exijam mais energia para funcionar, dissipam mais energia e, por isso, costumam produzir calor e ruídos sonoros.

Ainda, a fonte chaveada tem um rendimento muito mais alto que as fontes lineares, porém, como são mais complexas, há uma grande chance de que você tenha que descartá-la, uma vez que algum componente interno venha a sofrer algum dano.

Contador WEG: o que é e como funciona

Outro equipamento interessantíssimo é o contator weg, que também é utilizado no trabalho com diferentes tipos de energia elétrica. Algumas de suas vantagens estão listadas a seguir:

  • É fabricado com materiais de baixo impacto ao meio ambiente, o que o torna uma solução mais sustentável;
  • Causa uma redução geral no tamanho de painéis elétricos quando comparado a soluções tradicionais de contatores com a mesma especificação;
  • Permite a redução dos itens em estoque, por atender maior parte das aplicações sem precisar de contatos adicionais;
  • É autolimpante através do sistema de contatos deslizantes, além de proporcionar alta confiabilidade em manobras de baixa tensão e corrente;
  • Sua base é completamente compatível com a maioria dos contatores existentes, permitindo maior rapidez e eficácia na montagem;
  • Permite um melhor aproveitamento do espaço pelo intertravamento mecânico (a sequência lógica operativa por qual liga o disjuntor dr) não necessitar de adição de espaço lateral, além de não necessitar de ferramentas durante a sua montagem.

Outro elemento tecnológico de extrema importância é o secador de ar comprimido por adsorção, que é usado em aplicações em que existe a necessidade de ar comprimido com umidade muito baixa com ponto de orvalho.

Além de ter a tecnologia aplicada consiste em um processo físico que ocorre dentro de duas torres de material adsorvente: funciona em ciclos com uma torre produzindo o ar seco, e a outra o regenera; assim, as moléculas de vapor de água fixam na superfície do material.

Esses três elementos acima citados são muito importantes nas áreas industriais em um geral, melhorando o nosso desenvolvimento econômico e conforto do nosso dia a dia.

Outros equipamentos importantes na indústria

Outro equipamento que costuma trabalhar diretamente com os já citados é o inversor de frequencia, que possui a característica de que a medida que os requisitos de velocidade do motor em uma determinada aplicação mudam, o inversor de frequência pode simplesmente subir ou descer a velocidade do motor, a fim de atender as novas exigências de operação.

É um tipo de controlador que possui a função de acionar um motor elétrico e, ao mesmo tempo, variar a frequência e a tensão que é fornecida ao motor com o objetivo de controlar a velocidade e potência consumida.

Há também o compressor de ar que possuí a característica básica de converter movimentos mecânicos gerados por energia elétrica ou eventualmente, alguma outra forma de energia em ar comprimido.

Compressores de alta capacidade geralmente são usados em grandes sistemas de fábricas e oficinas, além de serem os mais potentes da categoria, mas também existem compressores de médias e baixas capacidades que estão mais presentes no nosso dia a dia, como no sistema de freios e até em sistema de enchimento de infláveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *