Equipamentos

Equipamentos de precisão e seus principais serviços

Devido à automação industrial, as máquinas passaram a integrar os principais processos da manufatura de produtos, dos mais diversos segmentos industriais.

Consequentemente, as folgas e tolerâncias das peças usinadas estão ficando cada vez mais precisas, fazendo com que a retificação delas também esteja.

As variadas máquinas, que constituem as indústrias, trabalham com diferentes pressões de fluidos e gases em seus sistemas, para realizar os mais diferentes processos de fabricação.

A importância do controle de pressão

Os controles desses níveis de pressão, estão cada vez mais modernos e este avanço, permite o transmissor de pressão, assim como o de outras variáveis, fazer sua função.

A fim de garantir alto desempenho em medições, que até então utilizavam somente a tecnologia analógica – consequentemente, os processos de fabricação estão mais simples e seguros.

O medidor de pressão analógico, não era tão preciso como os medidores atuais e necessitava de ajustes frequentes através de potenciômetros e chaves. O sistema de medição de pressão geral é constituído por:

Elemento primário

Aparelho que indica o valor de uma determinada variável, seu modelo pode variar em forma e tamanho para aguentar os picos de pressões.

Normalmente, possuem em sua estrutura um amortecedor de pulsação, para evitar danos causados por pela pressão dos gases ou fluidos. O elemento primário, pode interferir ou não, no elemento secundário.

Elemento secundário

Este dispositivo tem a função de “traduzir”, as mudanças da variação da pressão. O dispositivo que traduz essa variação, é denominado contador de pressão.

Como obter os resultados corretos com os medidores?

É comum confundir o desempenho estático ou exatidão, com precisão. A exatidão refere-se à aproximação do valor verdadeiro e a precisão.

E está relacionada à separação dos resultados sequenciais do resultado. A exatidão da vazão de pressão, em uma máquina ou equipamento, depende da boa calibragem do medidor.

Para se calibrar um medidor de pressão, deve se levar em conta o ajuste de zero e span, geralmente a exatidão é dada em porcentagem.

No século XXI, surgiram muitos equipamentos de precisão, devido à modernização dos processos na linha de montagem e manutenção industrial. Os equipamentos eletrônicos, são usados para mensurar a exatidão e precisão dos valores.

Para se mensurar a exatidão de uma peça, são usadas muitas ferramentas no processo de usinagem. Na tornearia de precisão, por exemplo, são produzidas peças para indústrias que necessitam de exatidão.

Como as indústrias aeroespacial, naval e eletrônica, onde qualquer milímetro pode fazer grande diferença na desenvoltura dos mecanismos. Por isso, se fazem necessários equipamentos de precisão nas principais etapas da tornearia como:

  • Torneamento;
  • Aplainamento;
  • Fresamento;
  • Furação;
  • Brochamento;
  • Retificação.

O uso de peças usinadas

As tornearias de precisão utilizam máquinas CNC (Comando Numérico Computarizado) como tornos automáticos, tornos revólveres, rosqueadeiras e furadeiras, que permitem a usinagem de peças com medidas precisas, podendo chegar a menos de 1 mícron.

As peças podem variar de acordo com a necessidade da indústria, como ferro, plástico e cobre. Para as medições das dimensões das peças usinadas, são utilizados diferentes equipamentos de precisão nos mais diferentes setores.

Paquímetro

Também conhecido como (calibre) ou (craveira), é um instrumento de medição universal, ou seja, pode ser utilizado em muitas vertentes industriais, como na metalurgia, mecânica, montagem, industrial, etc.

Este instrumento funciona com um cursor, que desliza sobre a peça medindo a dimensão linear do seu comprimento.

Micrômetro

Assim como o paquímetro, o micrômetro tem a função de medir a linearidade de peças. A sua forma, é muito parecida com um parafuso micrométrico, composto por uma estrutura curva que acopla outras partes mecânicas como:

  • Faces de medição;
  • Tambor;
  • Bainha;
  • Porca de ajuste;
  • Catraca;
  • Trava.

Habitualmente, o micrômetro é utilizado quando a medição exige uma exatidão superior, às possibilidades de um paquímetro. A medição do micrômetro, acontece através da locomoção do parafuso, com passo de grande precisão, dentro de uma rosca ajustável.

Por que investir em medidores?

Nos laboratórios de indústrias farmacêuticas e indústrias de combustíveis, a exatidão nas medidas é crucial, porque qualquer erro, pode trazer sérios riscos ao trabalhador e ao meio ambiente.

Por isso, que termômetros, telescópios, balanças analíticas, pipetas, tubos de ensaios, etc. também se enquadram nos equipamentos de precisão de uso industrial, para estudo e pesquisa.

A fim de mencionar, analisar e corrigir os valores dos elementos químicos, que necessitam de controles exatos na formulação das composições, para a segurança no ambiente de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *