Equipamentos

Conheça as principais características dos transformadores

Transformadores são dispositivos destinados a transmitir energia elétrica, de um ponto a outro. Foram inventados no começo do século XIX, ele funciona através dos princípios eletromagnéticos, criando eletricidade através do fluxo magnético, em uma corrente alternada.

Durante o processo, produzem muito calor e por isso, eles precisam de resfriamento. Esse resfriamento pode ser feito com óleo ou com ar no transformador tipo seco.

Conheça alguns modelos de transformadores na indústria

Dependendo da sua utilização, você pode optar por um dos dois modelos, alguns deles apresentam bombas para recircular o material.

Funcionando como isolantes da bobina, o óleo é muito mais eficiente, ele proporciona menos atrito proporcionando menor resistência que o ar.

Comparando capacidades e potências, os transformadores a seco serão bem maiores que os de óleo. Há alguns modelos, que funcionam para rebaixar ou elevar a tensão alterando a potência do circuito.

Os transformadores são divididos em dois grupos, para força, utilizados para gerar, transmitir e distribuir a força em subestações e concessionárias.

O segundo modelo, é o de distribuição que utilizam transformadores de 15 kva até um transformador 300 kva de potência, para atenuar a tensão da rede elétrica.

Eles trabalham com enrolamento de alta tensão de até 36,2 KV e com os de baixa tensão 380v/220v / 220v/110v, que é a tensão utilizada em nossas casas e pequenas indústrias.

Existem modelos de tensão, que estão presentes em vários objetos que usamos nos nossos trabalho e nossos lares. Eles reduzem a tensão, adequando as necessidades dos equipamentos elétricos, que necessitamos de usar.

Em uma serralheria, é muito comum encontrarmos um transformador de solda 250 amperes, um dos mais utilizados em soldas leves, montagens e manutenções.

A importância do transformador na indústria

Quais as finalidades e os tipos de transformadores? Presentes em nosso cotidiano eles são essenciais para garantir uma tensão segura, para utilizar os equipamentos elétricos.

Esses equipamentos são utilizados para diversas finalidades, como a distribuição de energia ou gerar e estabilizar as correntes elétricas.

Os transformadores de potência, mudam os valores da tensão de entrada na bobina primária, os de corrente tem a finalidade de detectar a tensão elétrica, em um fio.

E diminuir sua intensidade para abastecer equipamentos que usam menor tensão, de distribuição, utilizados pelas concessionárias para distribuir a energia até o consumidor final.

Os de força servem para gerar e distribuir energia e os elevadores ou rebaixadores de tensão. Em relação ao tipo, iremos ver a seguir como eles são divididos:

  • Em relação ao número de bobinas: com uma ou mais bobinas;
  • De ferro magnético: utiliza chapas de aço laminadas, para reduzir a perda por correntes parasitas;
  • Núcleo de ar: as bobinas ficam em contato direto com a atmosfera;
  • Monofásicos: utilizados em circuitos de comando ou de uso industriais e também em nossas residências fazem a conversão de voltagem de 110v-220v/220v-110v;
  • Trifásico: esse são aqueles que encontramos nas ruas, nos postes de luz, recebendo a energia diretamente das subestações, que distribuem a energia a um nível muito maior que o equipamento que utilizamos;
  • Polifásico: com alta eficiência, eles são usados quando é necessário mais fases através do sistemas trifásico, eles podem ter de três a seis fases.

Como escolher o modelo adequado para o seu setor?

Conheça agora as diferenças entre os transformadores, fontes de alimentação e autotransformadores, saiba em qual caso usar cada um deles.

Como vimos anteriormente, os transformadores têm várias funções, além de simplesmente converter a energia, mas é muito comum confundir com fontes de alimentação e autotransformadores.

Além de poderem converter tensões, eles podem gerar energia e fazer a distribuição de uma rede elétrica, garantindo a qualidade e o nível de energia entre dois pontos.

Vemos várias versões deles em postes de energia, subestações de força e até em serralherias, para ligar um aparelho de solda.

Já os autotransformadores, utilizam apenas uma bobina, onde os enrolamentos primários e secundários ficam em contato, eles são muito utilizados para fazer a conversão de 110v/220v – 220v/110v.

Quando precisar de uma fonte estável e limpa de energia, você deve utilizar uma fonte de alimentação, elas regulam a fonte de alimentação elétrica.

Garantindo estabilidade no sinal, algumas empresas de tratamento termico podem disponibilizar algum desses equipamentos. Presentes em nosso cotidiano, os transformadores são essenciais.

Para conseguirmos conectar nossos aparelhos eletro-eletrônicos em nossas casas e nossos trabalhos, através da rede de distribuição. Garantindo uma fonte segura de energia, eles asseguram o bom funcionamento de nossos equipamentos, a nossa segurança e utilizá-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *