Entenda a semelhança entre alguns serviços e equipamentos industriais
Entre 2630 a.C e 2611 a.C, o ser humano já utilizava técnicas como as atuais, para a movimentação de rochas muito pesadas, utilizando a força dos trabalhadores somadas a mancais de deslizamento primitivos.
Utilizava-se essa técnica para a construção dos túmulos dos faraós. Esses sistemas tribológicos arcaicos, deram espaço às atuais transportadoras industriais elétricas.
Que podem fazer com que a linha de produção ou as máquinas por comando computadorizado, possam manufaturar muitos produtos em série, com roletes e roldanas para a movimentação de matérias pesadas no transporte moderno.
A origem de determinados processos utilizados na indústria
Atualmente, há uma grande variedade nos transportes de cargas que, assim como os egípcios, têm a finalidade de movimentar a matéria, para que esta seja moldada ou manuseada pela linha de produção.
Como as transportadoras por roletes e esteiras industriais, que podem suportar muitos quilos, sem haver a necessidade do serviço braçal, mas apenas comandos digitais.
Os egípcios dominavam a agricultura, canalizando a água do rio Nilo para as plantações de papiro e frutas, os métodos também utilizavam itens muito similares aos empregados nos processos de preparo do solo.
Os egípcios utilizavam ferramentas como as utilizadas hoje, como rastelos, pás e enxadas. Seus métodos de criação de bois, cabras e carneiros, também eram bem similares aos métodos de domesticação e de ordenha, realizados pelos agropecuários modernos.
A lapidação do ouro e pedras preciosas, também era parecida com o desbaste realizado pelos equipamentos modernos. Os processos antigos de usinagem, como a forja, também já eram realizados muito antes da cultura egípcia e a cultura milenar chinesa.
Pois, os hominídeos já utilizavam técnicas arcaicas, para a forja de equipamentos como as pedras lascadas. Assim como as utilizadas hoje em dia.
Sempre houve a evolução dos processos, serviços e equipamento, desde a Pré-História, o que marcou a geração moderna foi a Revolução Industrial, onde máquinas passaram a exercer as funções que, até então, só eram realizadas por humanos.
Uma carregadeira, por exemplo, realiza o serviço de terraplanagem em poucos minutos, o que levaria horas para ser realizado com os métodos artesanais.
A função dos itens hidráulicos e pneumáticos
Os itens hidráulicos e pneumáticos, foram desenvolvidos através das leis científicas, que utilizam o ar e a energia cinética, para movimentar determinadas estruturas.
As estruturas e a utilização podem variar, mas a sua funcionalidade sempre será a mesma. O compressor de ar comprimido hospitalar, por exemplo, utiliza a mesma alta pressão que os compressores de airless para a pintura automotiva.
O que muda, é a escala de sua estrutura, pois os dois compressores utilizam o mesmo sistema, o compressor capta o ar ao seu redor e comprime o fluido/gás, forçando-o a sair por determinado canal.
Este compressor de ar é o mesmo utilizado por mecânicos, para a calibragem dos pneus e em furadeiras e parafusadeiras pneumáticas.
A padronização de peças, como o filtro, mangueiras e o retentor dos líquidos utilizados nos compressores, gerou certa facilidade para o conserto lavadora de alta pressão, por exemplo.
Já que as dimensões das peças seguem as leis das normas regulamentadoras. As peças mecânicas dos automóveis e máquinas motrizes, são um bom exemplo de equipamentos semelhantes.
Já que o sistema de ignição e funcionamento do motor, têm os mesmos padrões básicos de funcionamento, por exemplo:
- Todos os motores devem conter combustível na proporção exata, para o seu funcionamento;
- O funcionamento de máquinas/equipamento, necessita de pressão determinada, tendo um limite máximo, caso contrário pode haver uma autoignição;
- Máquinas e automóveis necessitam da ignição para a partida;
- Todas as máquinas/motores necessitam da combustão progressiva da mistura ar/combustível;
- Expansão dos gases;
- Evasão dos gases e detrito da combustão, podendo variar em óxido de carbono, óxido nítrico, vapor de água e gás carbônico.
Saiba quais são outros itens essenciais da indústria
Conheça outros equipamentos industriais, que também podem ser vistos comumente empregados em máquinas ou equipamentos industriais em diversos setores.
A transmissão clark é um equipamento que pode ser encontrado entre os veículos pesados que componham a indústria, como retroescavadeiras e caminhões Munk e todos os veículos de grande porte, que necessitam de grande pressão na transmissão de marcha sem perder o toque.
A engrenagem é outro equipamento que é utilizado, desde a Idade Média em moinhos de vento, moinhos de água, propulsão de catapultas, etc.
Hoje, é usada nas principais motrizes e nos sistema de transição de veículos, em larga escala e compõe estruturas de, praticamente, todos os setores industriais, como a indústria petroquímica, aeroespacial e na montagem de relógios modernos, etc.