Cozinha industrial: equipamentos relevantes
Com ou sem crise, todos precisam comer. Por conta disso, o setor de alimentação é um dos mais populares entre empreendedores de primeira viagem: sob a visão de quem investe nesse segmento, as chances de que ele sempre tenha público – e, consequentemente, receita – são altas.
Apesar disso, é preciso ter em mente que abrir um estabelecimento como um bar ou um restaurante é algo que exige muito planejamento, além de um investimento considerável.
Entre todas as estruturas necessárias para montar seu negócio, há uma que é considerada uma das mais importantes: a cozinha. Afinal de contas, é impossível que a empresa decole se ela não tiver pratos para servir.
Vale ressaltar que, além de caro, o procedimento de montagem de uma cozinha industrial deve seguir todas as normas de autoridades como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); do contrário, as chances de que o bar ou restaurante sirva um prato contaminado são grandes, o que, por sua vez, pode ser fatal para a sua reputação.
A boa notícia é que, apesar de complexa, essa tarefa está longe de ser impossível. O primeiro passo para que ela dê certo é investigar a respeito dos itens que devem estar presentes nela, de modo a providenciá-los e buscar orçamentos. Confira alguns deles, bem como a sua importância, a seguir.
-
Móveis em inox
Atualmente, o aço inox é um material cuja popularidade não para de crescer. Isso, por sua vez, se deve às vantagens por ele oferecidas, tais como:
-
Resistência a grandes variações de temperatura;
-
Bom apelo estético;
-
Superfície lisa;
-
Vida útil longa.
Tudo isso o torna o material perfeito para ser usado em cozinhas profissionais. Além da questão da temperatura, a superfície livre de ranhuras dos moveis em inox também fazem com que eles não sejam o ambiente ideal para a proliferação de bactérias, tornando-os uma opção mais higiênica para o espaço.
Por conta disso, as autoridades sanitárias exigem que boa parte dos materiais usados em cozinhas profissionais sejam confeccionados com base nessa liga metálica.
Afinal, as chances de que uma bancada de inox seja o ponto de partida para uma contaminação de grandes proporções é baixíssima – isso, claro, quando ela é higienizada corretamente.
-
Embaladora a vácuo
Além da manipulação de alimentos em si, sua armazenagem também deve ser uma prioridade entre os gestores de bares e restaurantes. Isso pois, caso eles fiquem acondicionados de uma forma incorreta até que sejam usados, as chances de que eles se tornem impróprios para o consumo são grandes.
Felizmente, há várias maneiras de se evitar que isso aconteça: uma delas é contar com uma embaladora a vácuo. Como o seu próprio nome diz, trata-se de um aparato que tem a função de remover o ar presente no interior das embalagens dos alimentos, o que, por sua vez, reduz drasticamente as chances de que eles se tornem perigosos para quem os consumir.
Da mesma forma, essa máquina pode servir para oferecer um serviço muito valorizado pelos clientes: a possibilidade de levar as sobras de sua refeição para casa.
Basta passar a embalagem por uma seladora para que eles possam levar os alimentos para sua residência ou para o trabalho com mais comodidade e higiene.
Vale ressaltar que, por mais que a função desse objeto seja sempre a mesma, há diversos modelos disponíveis no mercado.
Por exemplo: um modelo manual, que depende de intervenção humana para funcionar, pode ser o suficiente para um pequeno bar ou restaurante.
Já uma seladora a vacuo industrial tem uma capacidade de trabalho muito maior, mas pode exigir um investimento acima daquilo que o estabelecimento pode pagar.
-
Utensílios em inox
Devido às questões de higiene, é importante que não apenas os móveis de uma cozinha industrial sejam feitos de inox, como, também, os utensílios usados pelos profissionais que nela atuam. Isso se aplica até mesmo à itens simples, como panelas, colheres e travessas.
Vale ressaltar que, por mais que uma pia inox seja muito mais higiênica que um modelo feito em qualquer outro metal, é fundamental que todos os objetos feitos a partir dele sejam limpos com o mesmo rigor que aqueles que não são.
Do contrário, de nada adiantará o fato de que o aço inoxidável tem uma superfície mais lisa: a higiene do local ficará comprometida de qualquer jeito.