Projetos e equipamentos elétricos da indústria
O sistema industrial é um dos maiores ramos do país e possui cerca de um terço de nosso rendimento no Brasil. Ele anda com o segmento automotivo e o agronegócio. Juntos, eles desenvolvem tecnologias e aumentam a produtividade da sociedade.
Um dos maiores elementos e mais essenciais para esses ramos, principalmente na parte industrial, é a energia. Sua relação com a energia elétrica é vital para que esse grande sistema de indústrias continue circulando.
Isso se dá, pois em pelo menos a maioria dos sistemas, principalmente nas funções de produção, diversas máquinas e aparatos tecnológicos são usados 24 horas por dia para a fabricação de produtos e matérias-primas para outros elementos.
Para que esse sistema não corra risco de parar completamente ou ter algum pane, as fábricas possuem serviços esquematizados para evitar qualquer tipo de queda de energia.
Se você tem o interesse em saber mais sobre esses métodos, iremos explicar alguns serviços prestados e equipamentos usados para prevenir problemas que possam prejudicar a rotina do local.
Projetos implantados para a energia elétrica
O Quadro de distribuição de energia é um dos equipamentos elétricos mais usados no mercado, ele se destina a receber uma gama de energia elétrica de uma ou diversas fontes e dispositivos para distribuí-las em circuitos seguros.
Esse método possui dispositivos que protegem a conexão de fios e condutores elétricos que estão interligados a seu sistema, para que essa distribuição energética chegue aos locais mapeados mais fácil e certeiramente.
O quadro de distribuição deve ser planejado e executado perante suas normas regulamentadoras e executado com ações prévias correspondentes à legislação prevista a nos documentos NBR 5410 e NR10 para que a segurança e as instalações elétricas sejam feitas corretamente.
Quem recebe toda essa energia distribuída pelo sistema consistido por um quadro de medição com comandos e disjuntor são as lâmpadas, tomadas e todos os outros pontos de energia do ambiente em questão.
Algumas de suas vantagens são:
- Maior segurança no local;
- Controle de todos os pontos de energia;
- Versatilidade;
- Esse equipamento é fácil de manusear e visualizar.
Enfim, seu maior objetivo é proteger todos os circuitos que alimentam as cargas da edificação, seja ela qual for.
O Fio PP é um dos diversos componentes relacionados a instalações elétricas, esse cabo é constituído por capas de PVC, uma dentro da outra e é muito usado em conexões elétricas de quadros de força, no mercado automotivo, na indústria e em ferramentas e maquinários.
Esse fio com dupla isolação garante mais segurança e maior possibilidade de aplicação em diversos ambientes diferenciados, internos ou externos e também em diversos tamanhos.
Um cabo eletrico como esse atua em diversas variações térmicas, ajuda na instabilidade mecânica e desequilíbrios e é aplicado em diversas resistências. É facilmente operado quando usado e seu acabamento faz com que ele se torne seguro.
E por ser tão seguro, começou a ser utilizado não só em máquinas e diversas outras ferramentas, assim como hoje em dia pode ser visto repetidamente em ambientes de decoração, como em lâmpadas e lustres.
Ele é robusto, resistente, esteticamente aceitável e consegue aguentar choques químicos, térmicos e físicos. Ou seja, é altamente recomendado, principalmente para grandes feitos.
O Banco de capacitores preço é um sistema que se resume em uma interconexão. Ele possui diversos capacitores em seu interior que quando aplicados e em funcionamento, corrigem os fatores de potência ou compensam a energia reativa.
Ou seja, eles fazem o trabalho de reorganizar o sistema energético para que não haja mais gastos em demasia e a conta no final do mês chegue menos salgada que de costume e com valores mais justos ao que se é realmente usado na indústria.
Esse método ajuda na redução de custos mensais e anuais, aumenta a capacidade das cargas e dos circuitos, aumenta e melhora a tensão no condutor e reduz a perda no sistema de potência.
Esse é um equipamento que com certeza deve ser projetado nas empresas, pois reduzirá gastos e irá beneficiar o sistema de energia, espalhando-o de uma forma mais uniforme e correta.
Conclusão
Os projetos e sistemas relacionados à energia elétrica na indústria possuem muitos passos e auxílio de diversos outros equipamentos.
Ou seja, para que um funcione de uma forma benéfica, o outro deve dar um suporte, e assim segue todo esse ciclo dentro da indústria.