Você sabe o que é medidor de ph?

O medidor de ph, também conhecido como pHmetro, é um instrumento que tem como finalidade medir a escala de acidez, alcalinidade ou neutralidade de determinada solução, mais conhecido pela sigla pH, de “potencial hidrogeniônico”.

O pH é um valor tão importante, que sua determinação é realizada em laboratórios de controle de qualidade em diversas indústrias.

Como as indústrias química, de alimentos, bebidas, de cosméticos, farmacêutica, análises clínicas e até no controle da preservação do meio ambiente.

Uma vez o pH sendo medido por laboratórios de controle em várias indústrias, certamente este exerce diversas influências nas nossas vidas.

Um exemplo disso é nos próprios alimentos que consumimos, já que o pH influencia na cor, na capacidade de retenção da água, na maciez do alimento e em muitas outras coisas.

Já no setor agrícola, por exemplo, a medida do pH do solo pode interferir na produtividade da safra, então é importante saber o nível do pH do solo para determinar até mesmo o que será cultivado.

Os modelos de medidores de pH

Os medidores de pH têm quatro tipos entre eles, como o medidor de ph digital.

O primeiro tipo é o pHmetro de bancada, indicado para trabalhos que requerem controle ou monitoramento do pH, tensão ou temperatura, e que ainda oferece a indicação e compensação automática de temperatura.

A compensação de temperatura é feita, pois os eletrodos de pH e as medições, são sensíveis à temperatura.

O segundo tipo de medidor de pH, o pHmetro de bolso, também possui compensação automática de temperatura.

O phmetro digital portatil, por sua vez, geralmente é usado nas indústrias farmacêuticas, químicas, açucareiras, alimentícias e várias outras, e é apropriado para medir o pH dos materiais no local, de forma a evitar problemas ou erros por contaminação.

O último é muito importante, tipo de medidor de pH é o phmetro digital, usado com mais frequência em trabalhos de pesquisa e rotina de laboratório, e possui alta precisão nos resultados.

As medições de pH também podem ser realizadas em um papel indicador de pH, para ocasiões simples e rápidas.

Pois são de baixo custo e fáceis de usar, porém não oferecem precisão, mas sim um valor aproximado do pH, por isso, para situações que demandam mais exatidão, é recomendado usar um medidor de ph digital portatil.

Apesar de muitas vezes não nos darmos conta, o pH tem grande impacto nas nossas vidas, e, não à toa, é o parâmetro mais medido no mundo.

Por isso deve ser feita a medição de forma correta, já que há o risco de haver uma grande queda na qualidade do produto final se não houver cuidado ao determinar o valor do pH.

Aprenda a manusear o pHmetro

Para utilizar um pHmetro, é necessário realizar uma calibração (ajuste), frequentemente, pois podem haver pequenas diferenças entre os resultados de um eletrodo e outro, além de alterações com o passar do tempo.

E por isso, todos os equipamentos medidores de pH requerem soluções padrão de pH de calibração para garantir que a leitura seja executada de forma precisa.

Para isso, o ajuste da temperatura no medidor deve corresponder à temperatura das soluções usadas, ou então, utiliza-se um compensador automático de temperatura, presente em um phmetro digital para solo, por exemplo.

Vale ressaltar que as soluções tampão são soluções com valores constantes de pH, e capacidade de resistir à mudanças em determinado nível de pH.

Caso a compensação automática de temperatura seja utilizada, deve-se mudar o medidor de pH para pH ou ATC. Ademais, existem alguns cuidados a utilizar durante a medição de pH, que estão listados a seguir:

  • Frequentemente, a instrumentação é a fonte de distúrbios nos sistemas de pH, causados por erro, ruído de medição, histerese da válvula ou até mesmo repetição;
  • Dependendo da configuração das válvulas de controle de reagentes, elas podem causar atrasos enormes no envio destes;
  • É extremamente difícil conseguir diagnosticar problemas no envio do reagente, e demanda, inclusive, um medidor de vazão na maior parte das vezes;
  • Os problemas de manutenção e tempos de resposta são extremamente comuns e, para isso, é recomendado utilizar eletrodos de injeção ao invés de porta amostras;
  • Os “loops” em linha, do pH, tendem a oscilar se tiverem em trechos íngremes nas curvas de titulação (nome dado à variação da solução de pH), independentemente do modo no qual o medidor está regulado;
  • Não se pode, em hipótese alguma, instalar apenas dois eletrodos para medir o pH.

Por fim, qualquer pessoa pode ter um medidor de pH, e é possível adquirir um através de qualquer loja que forneça equipamentos industriais, e até em lojas de material para construção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima