Peças

Confira alguns produtos utilizados para a fabricação de cabos

Usamos o termo da palavra cabo, para designar várias definições a objetos parecidos com cordões, que podem apresentar em sua estrutura diversos condutores, independentes uns dos outros, revestidos por uma proteção.

Os cabos eletricos são, basicamente, condutores de energia elétrica, capazes de alimentar energia para o funcionamento de um pequeno celular ou uma fábrica repleta de tubo de aço inox.

São fabricados em cobre, pois possuem excelente nível de condutividade ou até em alumínio, já que são mais baratos.

Cabos feitos desses compostos, conduzem a corrente elétrica por fios isolados por um revestimento condutor desse material eletrico, protegidos por um maciço isolante que conserva a circulação da energia.

Uma instalação elétrica exige técnicas e também conhecimentos de segurança indispensáveis, além de material fabricado dentro das normas de garantia de qualidade.

Dessa forma, os fabricantes de cabos elétricos disponibilizam os fios revestidos de PVC, por exemplo, pois possuem a proteção anti-chamas que evita uma situação onde o fogo se principie e se espalhe.

Principalmente em algumas residências com instalações antigas de eletricidade, onde observamos um número cada vez maior, de pessoas comprando aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos.

Que sobrecarregam o sistema e causam curtos circuitos e incêndios. Estes cabos não tinham o devido revestimento, para garantir a segurança dos usuários e exposição a altas temperaturas.

Os tipos de cabos elétricos mais comuns são:

  • Fio sólido;
  • Flexível;
  • Rígido;
  • PP;
  • Paralelo.

Se a preocupação é com cabo de qualidade, o cabo de instrumentação preço pode não ser tão relevante, afinal sua blindagem evita qualquer interferência eletrostática.

Com o avanço tecnológico e a rápida evolução das telecomunicações, os cabos passaram a ter outra importância, além de conduzir eletricidade. Os fios agora transmitem dados e sinais.

O cabo de fibra ótica, é composto por filamentos de vidro transparente e seu diâmetro é muito fino. Também possibilita a transferência de diversas informações, digitalizadas a longas distâncias.

Em volta dos filamentos há menor resultado de refração, responsável pelos raios serem refletidos na parte de dentro, diminuindo assim, perdas com sinais transmissores e interferências eletromagnéticas.

Eles utilizam dispositivos emissores de luz, conhecido como LED e não transmitem pulsos elétricos. Este tipo de cabeamento, apresenta altíssima qualidade e variedade.

Garantindo excelente desempenho, mesmo a longas distâncias, sem perder sua taxa de transmissão, muito melhores que os tradicionais cabos de metal.

São cabos bem flexíveis e podem ser passados por diferentes tipos de conduítes, junto de outros tipos de cabos.

Também não necessitam de instalações lineares, graças a sua camada protetora. Dessa forma, são classificados por:

  • Fibra monomodo;
  • Fibra multimodo.

Outro tipo de cabo condutor, que é muito conhecido no uso de transmissão de sinais e se distingue, por ser composto por diferentes camadas concêntricas de condutores e isolantes.

O cabo coaxial, também conduz a transmissão de sinais. É constituído por um fio de cobre, embrulhado numa espécie de isolador e blindado.

Que permite maior proteção contra fenômenos da indução, ocasionados por influências elétricas e magnéticas. São empregados de áudio, até linhas de comunicação de alta frequência.

Pois, sua velocidade é alta e tolera ruídos, devido a malha de proteção dos cabos, chegando até a 20 Mb por segundo.

Quais são as vantagens que os cabos oferecem?

Estes cabos também apresentam diversas vantagens, pois possui diversificada gama de frequências que possibilitam a transferências de vários sinais.

Ideal, por exemplo, para canais de multimídia e TV, com alta definição de imagem e som ultra real, proporcionando diversas vantagens.

Vale ressaltar que são mais caros para instalar e usam a topologia atual, que pode congestionar definitivamente se continuar a atender a demanda crescente.

Para entender melhor como funcionam, vamos dividi-lo em algumas partes:

  • Condutor: feitos de fio de cobre, transportam os dados, isolados ou entrançados;
  • Isolador: envolve o fio condutor, por uma formação de material dielétrico. Tem a função de protegê-lo da blindagem, estimulando interações elétricas;
  • Blindagem: protege a estrutura interna e permite a transmissão dos dados, sem interferências ou barulhos (parasitas);
  • Capa: protege o cabo de todo o ambiente exterior. Habitualmente encontrados em borracha ou PVC, podem ser encontrados também em teflon.

O cabo coaxial também é utilizado em aparelhos de vídeo, transmite sinais de rádio, conectam receptores, além de transmissores e antenas.

Podem reduzir implicações causadas por sinais externos, assim como, os de eletromagnética, ideais para aplicações de áudio até frequências em giga-hertz.

One thought on “Confira alguns produtos utilizados para a fabricação de cabos

  • Thiago Souza

    Muito bom, Parabéns!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *