Indústria

Veja mais sobre os equipamentos de energia da indústria

Os equipamentos elétricos e a distribuição de energia são itens que devem estar sempre sendo avaliados e reparados em caso de necessidade, pois possuem um forte impacto na qualidade da produção industrial

Além disso, a negligência com esses componentes pode gerar prejuízos e até mesmo acidentes graves causados pela proteção inadequada dos cabos e pelo funcionamento indesejado dos itens que fazem parte do sistema elétrico como um todo.

O desenvolvimento de um projeto eletrico eficiente e seguro começa, portanto, na aplicação adequada desses itens. No artigo a seguir, confira mais sobre o tema e fique por dentro da contribuição de utensílios indispensáveis nas fábricas e indústrias.

Quadro de distribuição

O quadro de distribuição de energia é fundamental para garantir proteção e organização no sistema elétrico, pois ele tem como principal finalidade receber e eletricidade da(s) fonte(s) e distribuí-la aos circuitos dependentes.

Além disso, abriga corretamente os dispositivo de proteção e manobra, sem falar nas conexões dos condutores conectados.

Assim, a distribuição se torna mais segura e coerente com as demandas internas de cada ciclo de produção e empresa.

O projeto para que isso ocorra da melhor forma deve levar em conta as especificações previstas pelas normas regulamentadoras da área, como a NBR 5410, que regulamenta a aplicação de um Quadro geral de baixa tensão.

Percurso seguro

A distribuição da energia elétrica deve ser devidamente protegida pelo quadro e por todos os componentes que fazem parte de seu percurso até as máquinas utilizadas.

Isso porque, antes de finalmente chegar às tomadas e aos interruptores, a energia é medida e passa por um ramal de entrada do quadro, a partir de onde os circuitos poderão alimentar:

  • Lâmpadas e pontos de luz
  • Interruptores e comandos
  • Tomadas para plugar máquinas
  • Cargas para abastecimento de potência elevada

Nesse contexto, vale ressaltar a importância dos disjuntores, que são responsáveis pela proteção dos circuitos que alimentam o ambiente industrial.

Transformadores

Já quando estamos falando da transmissão de eletricidade ou de potência elétrica de um circuito para outro, o que ocasiona na indução de tensões e correntes, os transformadores são ideias.

Eles podem, ainda, alterar valores de impedâncias elétricas do circuito e funcionam por meio de correntes induzidas, que têm como base de funcionamento o princípio do eletromagnetismo.

Dessa forma, um transformador de energia só funciona por corrente alternada e é importante avaliar constantemente seu funcionamento para prever danos operacionais e evitar que riscos diversos.

Afinal, a negligência com os aspectos elétricos de uma edificação podem gerar até mesmo acidentes fatais para as pessoas que frequentam o espaço.

Existem diferentes tipos desse equipamento, sendo o Transformador a seco um dos mais importantes por não depender da refrigeração nem da isolação a óleo. Com isso, é possível contar com benefícios como:

  • Baixa manutenção
  • Ausência de risco de vazamentos
  • Ausência de danos ao meio ambiente
  • Elevada aplicabilidade

Esse dispositivo é encontrado em diversos segmentos da indústria, tais como o siderúrgico, o petroquímico, o farmacêutico e até mesmo em áreas como a da produção de papel e da mineração.

Além disso, também está presente na construção civil, ideal para estruturações elétricas em diversos tipos de edificações e até mesmo na iluminação pública de uma cidade.

Tecnologia e alto desempenho

O setor industrial tem se beneficiado cada vez mais dos sistemas de comando e controle automatizados.

Mas você sabe do que se trata a automação industrial? Esse método apresenta uma variedade de vantagens e consiste na aplicação da integração operacional de equipamentos diversos em um mesmo sistema de comando, que pode ser programado para realizar atividades específicas.

Com isso, é possível garantir o melhor rendimento e uma taxa de produtividade acima da média, pois as máquinas automatizadas continuam trabalhando mesmo sem o controle manual e podem oferecer resultados de alto desempenho e elevado nível de precisão.

Os Projetos de automação industrial devem considerar diferentes aspectos para que possam oferecer os resultados mais ágeis e satisfatórios a um determinado ciclo produtivo.

É preciso avaliar, portanto, o número de equipamentos interligados, a atividade desempenhada, o custo para a ação automatizada, entre outros aspectos igualmente importantes;

A maior indicação nesse sentido, seja com relação aos sistemas de automação industrial ou ao uso correto de quadros de distribuição e transformadores de energia, é contar sempre com a operação qualificada dos itens e a instalação segura de cada componente, gerando um ambiente de produção mais organizado, protegido e eficaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *