Acesso a locais de trabalho devem ser realizados de forma segura

O acesso aos locais de trabalho devem ser construídos de forma segura, com materiais resistentes, e que levem a pontos exatos para a realização de tarefas.

Desde o chão de fábrica, que costuma contar com máquinas e equipamentos que passam por inspeções recorrentes, as passagens também devem seguir normas regulamentadas de segurança, para que a entrada e saída seja realizada de forma tranquila.

Em muitos casos, é preciso a observação de modo aéreo, em pisos superiores, que permitam a vista de maneira ampla e assertiva, para ver o que está funcionando no todo.

Por isso, muitos galpões industriais precisam de mezaninos que ficam em lugares estratégicos, com a disposição de salas de diretoria e trabalho burocrático.

Facilitadores de acesso industrial

Para o alcance ser facilitado a esses locais internos, as empresas contam com o uso da escada plataforma industrial em seus projetos, para que possam atingir patamares mais altos, e assim poder ter acesso a locais específicos, com segurança e praticidade de locomoção.

A construção deste tipo de estrutura é realizada com tamanhos mais amplos, para que possam permitir o transporte de peças maiores, quando o uso se dá em espaços externos, e precisam ser utilizados como acesso a pontos específicos, com a segurança como ponto primordial em suas instalações.

A escada industrial permite que a logística interna, aplicada no carregamento e descarregamento de veículos de transporte, seja facilitada, de diversas maneiras.

Estas escadas são fabricadas com um material de grande resistência, e muitas empresas têm investido em produtos fabricados a partir do alumínio, pois é um material resistente a corrosões e outras intempéries climáticas, suportando diferentes variações de temperatura.

O uso de rodas com travas, também facilita o transporte para diferentes espaços dentro de um planta fabril.

Para que as rodas suportem o uso diário, são utilizados parafusos especiais em sua confecção, para que possam ser transportados a todo momento, e fiquem fixados, com travas desenvolvidas especificamente para este tipo de uso.

A durabilidade dos materiais é outro fator que justifica seu uso dentro das fábricas, que atendem os mais diferentes setores industriais.

Para manter a segurança interna, estas escadas precisam atender a diversas normas de segurança, e por isso deve ser observado os espaços em que serão utilizadas.

As características principais que as escadas devem atender, para este tipo de trabalho, podem ser descritas como:

  • Trabalhos que não envolvam eletricidade;
  • Capacidade de suporte de peso;
  • Estabilidade proporcionada durante o uso;
  • Facilidade de locomoção das escadas móveis.

As escadas industriais devem atender empresas de médio e grande porte, de acordo com a necessidade da estrutura como um todo.

O acompanhamento de profissionais da área de engenharia é necessário, pois estes irão indicar o tamanho ideal para cada aplicação, como tamanho de degraus e a necessidade de plataformas em uma estrutura.

O uso de pisos antiderrapantes também é uma característica que deve ser observada, para não correr o risco de nenhum acidente.

Escadas para uso doméstico: tome cuidado em todos os locais

Não é apenas no setor industrial que as pessoas devem estar atentas, quanto ao uso de escadas. Muitos acidentes domésticos ocorrem porque a escada não era ideal para determinado tipo de serviço.

Por isso, é preciso reconhecer os modelos disponíveis no mercado, e a aplicação de cada material que compõe uma escada.

É possível encontrar em casas especializadas, a escada de fibra de vidro, com tamanhos variados. O seu uso é vantajoso por não conduzir eletricidade, e seu custo pode ser menor do que escadas fabricadas com outro tipo de material.

Por não permitir a condutividade de eletricidade, é um dos materiais mais seguros, e que pode ser utilizado em diferentes tarefas. Como também não retem calor, proporcionam um conforto térmico, quando os trabalho é realizado sob o sol, como em pinturas externas de casas.

A escada articulada de madeira é muito utilizada não só em canteiros de obras e residências, como é um equipamento de segurança dos profissionais que trabalham no setor elétrico.

Ela não conduz eletricidade, é resistente a impactos e suporta o peso dos profissionais, que precisam subir em pontos mais altos, com diversos equipamentos, tanto na cintura, quanto os de proteção individual.

Para uso recorrente, que não esteja atrelado a trabalhos em redes elétricas, a escada de aluminio é leve, fabricada com um produto que resiste a corrosões, e pode ser completamente articulada, conforme é oferecido por diversas casas do ramo.

Em todos os casos e locais, é importante observar o uso de borrachas nos pés das escadas, para garantir a segurança de quem as utiliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *