Talhas manuais e elétricas: conheça suas funcionalidades

Áreas industriais, como fábricas e construção civil, precisam contar com muitos materiais pesados, por exemplo as talhas. Às vezes, por conta do tamanho, outras por causada matéria-prima ou, ainda, pela quantidade, esses materiais precisam ser carregados de um lado para o outro.

Sendo assim, é necessário que haja uma talha eletrica ou manual, equipamento muito útil em diversas indústrias.

Os tipos mais comuns de talhas são:

  1. Talhas manuais;
  2. Talhas elétricas;
  3. Talhas com alavanca;
  4. Talhas pneumáticas;

No artigo de hoje, vamos apresentar as utilidades e funcionalidades das duas primeiras.

Talha manual de corrente

Todos os tipos de talha têm o mesmo objetivo: carregar e transportar materiais pesados. Isso não é diferente com a talha manual de corrente.

Ela conta com roldanas, correntes e atua fazendo o içamento manual dos elementos necessários. Inclusive, sendo a grande diferença das talhas elétricas.

Além das talhas de corrente, existem também as de alavanca. Porém, as primeiras acabam sendo mais utilizadas, por possuírem fácil instalação e manuseio.

Metais, ferro, grande quantidade de pisos e até um combo de placa de PVC expandido pode ser transportado por esse tipo de máquina.

São as roldanas que auxiliam o trabalho de subir e descer dos materiais transportados. Assim, o trabalhador precisa de menos esforço do que o normal. Outra facilidade que a talha manual apresenta é a fácil locomoção.

Os únicos cuidados necessários são:

  • Instalar em locais adaptáveis e espaçosos;
  • Analisar as condições da talha antes do uso;
  • Verificar o peso do transporte;
  • Utilizar equipamentos de proteção individual.

Talha elétrica

Já a talha elétrica preço acessível funciona de forma um pouco diferente. O objetivo é o mesmo: transportar objetos pesados.

Entretanto, nesse caso, o serviço é feito contando com a eletricidade, o que proporciona um trabalho mais rápido e com menos esforços.

A talha elétrica funciona ou na vertical ou em translação. Para essa última opção, ela deve estar acoplada em um trole.

Além disso, ela contém: gancho, tambor, guia de cabo, moitão, fim de curso, cabos de aço, painel de comando, moto redutor e botoeira.

As talhas elétricas não são utilizadas apenas para conforto dos funcionários, mas, principalmente, para a segurança deles.

Isso porque muitos materiais não são como uma caixa de acrilico, que pode ser facilmente carregada. Na verdade, a maioria dos materiais é pesado até mesmo para uma talha manual.

Inclusive, a maioria das talhas contam, também, com mecanismos extras de segurança, que evitam a sobrecarga e o deslizamento dos materiais.

Existe, também, a ponte rolante, que é um equipamento maior formado pelo conjunto de talha, viga e carro. Sua função é transportar de maneira automática os elementos pesados.

Há muitas indústrias, por exemplo, que instalam esse projeto em um espaço amplo, a fim de realizar esse transporte de maneira mais rápida.

Essa ponte funciona por meio de um carro eletrônico que corre transversalmente. Assim, o içamento é feito e, através do movimento do carro, o material é transportado.

A importância da manutenção

Assim como em todos os outros equipamentos industriais, as talhas e as pontes rolantes também precisam de manutenção.

Por conta disso, existem empresas especializadas apenas nesse tipo de maquinário. Assim, o ideal é entrar em contato com essa corporação para que tudo seja feito de forma correta.

Existem três tipos de manutenções: a preventiva, a preditiva e a corretiva. As duas primeiras devem ser feitas de tempos em tempos, para evitar danos e quebras. A última é acionada quando já há algum defeito que deva ser solucionado.

Para contratar uma boa empresa que realiza esse tipo de serviço, algumas dicas são:

  • A empresa precisa ser registrada no CREA;
  • Realizar um projeto de manutenções preventivas;
  • A empresa deve ter controle das máquinas;
  • Conhecer as normas necessárias;
  • Ter profissionais especializados.

Para concluir

Hoje, a quantidade de profissionais especializados na área de transporte de cargas pesadas não é grande, sendo uma ótima oportunidade para quem deseja entrar no mercado. Por conta disso, esse é um assunto que é considerado um desafio para empresas e indústrias.

Isso porque os profissionais qualificados precisam ter conhecimentos não apenas da parte prática da atuação, mas também de planejamentos, normas e cálculos.

Além disso, a segurança é um assunto essencial quando se trata de transporte de cargas pesadas. Unindo empresas eficientes de fabricação e manutenção de talhas e profissionais adequados, a área pode crescer cada vez mais no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *