Tecnologia e inovação dentro da indústria

A indústria e seus diversos segmentos é um dos elementos que sustentam a economia nacional. Seja na produção de diversos produtos que fazem parte do cotidiano da população ou pela sua importância para a economia tanto no emprego como geração de renda, a indústria tem buscado cada vez mais investir em tecnologia e inovação.

Isso porque, percebeu-se que esse tipo de investimento traz diversos benefícios para a indústria, independentemente do seu segmento. Por exemplo:

  • Otimiza o tempo de produção;
  • Aumenta a produtividade;
  • Reduz os riscos de acidente dentro da indústria;
  • Reduz os gastos da empresa com materiais perdidos.

Por isso, diante das vantagens apresentadas, esse artigo trará alguns detalhes sobre o procedimento de tecnologia e inovação dentro da indústria. Não deixe de conferir!

A automação industrial: como funciona?

Automação é um termo muito voltado à automatização de algo. No ramo da tecnologia dentro da indústria, ele está ligado à automação de máquinas que realizam os procedimentos industriais.

Nesse procedimento, as máquinas são programas por meio de um CLP- Controlador Lógico Programável, que é acionado por meio de um software de computador.

Esse computador, por sua vez, é monitorado por um funcionário. Percebeu-se que o procedimento de automação reduzia muito os acidentes dentro da indústria, porque as máquinas conseguem realizar procedimentos perigosos para os humanos.

Por exemplo, o contato com elevadas temperaturas, variações de pressão, cortes mais precisos, e o trabalho com materiais pesados demais.

Ou seja, a empresa que se preocupa com a saúde do seu funcionário incorpora esse tipo de tecnologia. Outro detalhe bastante interessante é como esse procedimento da automação está ligado à energia elétrica e as instalações internas da empresa.

Por exemplo, todo esse sistema é interconectado com um quadro de comando eletrico, que vai conter não apenas os sistemas de automação, mas outros equipamentos de segurança da corrente e tensão elétrica que chega à fiação.

As montagens eletricas industriais são feitas por uma equipe especializada nesse segmento, porque montar a parte elétrica de uma indústria é um procedimento bastante amplo e completo. A forma como é montado pode garantir a segurança do local ou por em risco todo o trabalho.

Além disso, existem normas técnicas e regulamentações estabelecidas sobre como essas instalações devem ser feitas a depender do segmento e área de atuação.

Além disso, dentro desse processo de montagem, podemos citar a instalação do painel eletrico industrial, que também atua em conjunto com o quadro de comando, e sua junção com o sistema de automação industrial.

É nesse painel que se concentra a presença de disjuntores, fusíveis, transformadores e outros equipamentos importantes. Todo o quadro de energia elétrica estará nesse local.

Por isso, que durante o processo de construção e fixação de uma indústria, torna-se tão importante que suas instalações elétricas sejam feitas por uma equipe altamente profissional.

Montagem industrial: todo cuidado e precaução importa

As empresas variam em tamanho, proporção e abrangência e com elas, a forma como sua instalação acontece também. Mas, independentemente desses detalhes, o que esses locais possuem em comum é o fato de querer ter a segurança para o seu espaço.

É por isso que existe a empresa de montagem industrial, que atua na instalação de máquinas, a conexão com o sistema elétrico e ainda, com outros sistemas que são importantes como é o caso do hidráulico, que conecta líquidos de um ponto a outro e também o pneumático, que trabalha com o deslocamento dos gases.

Com isso, esse processo de instalação torna-se fundamental.

Além dele, outro processo bastante interessante e fundamental para garantir a segurança, é o de manutenção, especialmente, a preventiva.

Quando se realiza a manutenção preventiva, verifica-se as condições da peça e se existe a necessidade de reparo ou não. Isso é importante tanto para a redução de custos para a empresa, como também para aumentar a vida útil do equipamento.

Também existem outros tipos de manutenção, que vão mais voltadas à correção de um problema, mas quanto antes ele for identificado e quanto mais a máquina e todo o sistema for cuidado, as chances da indústria ter um problema são muito pequenas.

É por isso que existem as empresas de manutenção industrial, que contam com profissionais capacitados nesse segmento, com o objetivo de evitar problemas técnicos, trazendo garantia e qualidade aos procedimentos que são realizados internamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *