Equipamentos indispensáveis para uma cozinha industrial
Ao contrário das cozinhas tradicionais, uma cozinha industrial é um ambiente que necessita de equipamentos que atendam as demandas de uma forma muito mais produtiva. Neste contexto, um forno combinado profissional é um exemplo de estrutura que não pode faltar na hora de montar esse ambiente.
Como o próprio nome sugere, esse é um forno que reúne diversas funcionalidades em um equipamento só. Geralmente as funções são ligadas às variações de temperatura e outras especificações que são necessárias para cozinhar diversos tipos de alimentos e que um forno convencional não dá conta.
Além do forno combinado profissional, outros acessórios como coifas industriais, mesas de aço inox, sistemas de refrigeração e troca de calor e até ventiladores industriais fazem parte da estrutura de uma cozinha industrial.
Basicamente, equipar esse tipo de ambiente exige habilidades como planejamento estratégico, precisão, otimização e senso de segurança.
É por isso que há empresas especializadas somente para elaborar esses projetos. Quer saber mais sobre equipamentos que podem compor uma cozinha industrial e suas funcionalidades? Leia mais!
Forno combinado profissional na cozinha industrial
Enquanto uma cozinha convencional funciona muito bem com a presença de um modelo simples de forno eletrico para preparação de alimentos, uma cozinha industrial requer equipamentos que atendam uma demanda mais complexa.
É neste sentido que os fornos combinados são equipamentos indispensáveis para esse tipo de estrutura por contemplar múltiplas utilidades em um dispositivo só.
Como o próprio nome sugere, esse tipo de forno tem funções combinadas, ou seja, tem mais de uma função para o cozimento e preparo de alimentos. Geralmente, as funções de um forno combinado profissional são: banho-maria, ar seco, vapor limpo e regeneração.
Além disso, esse equipamento pode substituir itens como chapa, grelha e frigideira. É por causa dessas características que esse equipamento é multifuncional e, portanto, tão útil para suprir a demanda das cozinhas industriais. De forma resumida, as vantagens dos fornos combinados são:
-
É um forno que reúne diversos equipamentos em um só;
-
Permite o preparo de vários alimentos, de forma simultânea;
-
Eleva a produtividade na hora de cozinhar alimentos;
-
Gera uma economia de até 60% na conta de luz;
-
Otimiza os gastos com óleo de cozinha;
-
É multifuncional.
Todas essas características tornam esse tipo de equipamento muito interessante na composição de uma cozinha industrial ou de restaurantes.
Ao contar com um forno combinado para restaurante, por exemplo, os chefes de cozinha conseguem otimizar de forma muito mais eficiente o processo de produção dos alimentos.
Considerando que a demanda dos restaurantes é alta, esse tipo de equipamento é muito vantajoso, já que é reúne diversas funções, permitindo que os cozinheiros assem, fritem, gratinem e cozinhem diversos pratos de forma simultânea em um tempo ágil.
Trocador de calor a placas
As cozinhas industriais são ambientes naturalmente quentes. É por isso que instrumentos que tragam um equilíbrio térmico para esse espaço são sempre bem-vindos.
O trocador de calor a placas, por exemplo, é um dispositivo que serve para extrair calor a partir de uma corrente de fluido e transferir essa temperatura para outra superfície.
Uma das vantagens e motivos para adquirir esse equipamento é a funcionalidade que os trocadores exercem no controle da temperatura ambiente.
Pode parecer apenas um detalhe, mas em ambientes industriais, dispositivos como um trocador de calor a placas oferecem diversas vantagens como:
-
Mais segurança para o ambiente;
-
Melhorias no conforto térmico;
-
Melhora da performance no ambiente industrial;
-
Equilíbrio térmico dos equipamentos.
Ainda no contexto de temperatura,é indispensável que uma cozinha industrial tenha equipamentos como ventiladores industriais, além de umidificadores, sistemas de ar condicionado e outros dispositivos que sejam úteis na refrigeração do espaço.
Sem dúvidas, uma cozinha bem refrigerada é mais confortável para quem trabalha nela e oferece resultados muito mais produtivos.
Caldeira
Você sabia que existe caldeira para cozinha industrial? Sim é possível encontrar esse equipamento que proporciona diversas utilidades para esse ambiente.
Essencialmente as caldeiras são recipientes metálicos que servem para produzir vapor e assim alimentam autoclaves para esterilização, máquinas térmicas e equipamentos que servem para o cozimento de alimentos por meio do vapor.
Ou seja, vale a pena ter uma caldeira dentro da sua cozinha industrial, pois ela supre diversas demandas da rotina e potencializa a produtividade do ambiente.
Independentemente do tamanho da cozinha industrial ou do tipo de equipamento, uma coisa é certa: sempre verifique se as estruturas que vão equipar esse ambiente são devidamente certificadas pelos padrões de qualidade para a área.