Sistemas de armazenamento e controle de fluidos industriais

A indústria é hoje a responsável por quase 100% dos produtos que consumimos. Desde alimentos até o local onde vivemos, tudo, ou quase tudo, vem da indústria.

Mas para que seja possível que exista no mercado tanta variedade e tanta qualidade, a indústria precisa fazer uso de diversos equipamentos.

Esses equipamentos possuem diversas funções, desde auxiliar na produção em si, até controlar a emissão de gases, moderar a temperatura de outras máquinas, dentre diversas outras necessidades.

E apesar de a indústria ser tão presente em nosso dia a dia, muitas pessoas não fazem ideia de tudo que ela precisa usar. Neste artigo, vamos falar sobre os sistemas de armazenamento e controle de fluidos industriais. Confira.

A importância do controle e armazenamento de fluidos industriais

O controle e armazenamento de fluidos industriais está diretamente relacionado à segurança desses ambientes. E para que essas atividades sejam corretamente realizadas, é necessário fazer uso de equipamentos de qualidade.

Isso, porque esses itens precisam suportar situações, como grande quantidade de pressão e variação de temperatura.

E por mais seguros e garantidos que sejam os itens utilizados para essas finalidades, é importante que sejam manuseados com cuidado e por um profissional competente. O controle e o armazenamento de fluidos industriais tem características como:

  • Ampla área para transferência de calor;
  • Volume suficiente para retorno do fluxo;
  • Espaço para expandir fluidos quentes;
  • Vasto armazenamento de fluidos necessários;
  • Superfície para montar outros componentes.

Agora que você já conhece a importância e como deve ser um sistema de controle e armazenamento de fluidos industriais, no próximo tópico, vamos falar sobre algumas peças que o compõem.

Itens para sistema de fluidos de uma indústria

Existem diversas peças e equipamentos que são utilizados em um sistema de armazenamento e controle de fluidos industriais.

Um desses equipamentos é o tanque combinado, um tipo de tanque que é dividido em duas partes. Uma carrega água limpa para hidrojateamento que desobstrui redes de esgoto, além de lavagens em geral.

Já o outro compartimento é utilizado como depósito de sucção a vácuo de diversos tipos de materiais, como líquidos, pastosos, oleosos e sólidos.

Mas além desse equipamento, diversos outros são utilizados e podemos citar como exemplo o condensador de gases. Trata-se de um equipamento de troca de calor não direta, que realiza essa atividade por meio de uma chapa metálica.

A chapa ajuda nessa troca por meio do contato com o gás, que é condensado por entrar em contato com a água refrigerada. Após isso, esse gás percorre uma tubulação de feixe tubular que atua com a troca de calor.

A valvula solenoide é um componente que, juntamente com a bobina, controla e regula a passagem dos fluidos industriais. A bobina se constitui por um cilindro que conduz corrente elétrica,

A força permite que o êmbolo da válvula seja ativado, permitindo sua abertura. Todo o processo ocorrido na válvula solenoide só acontece quando essa bobina perde ou produz energia, permitindo a movimentação da haste.

Já o cilindro compacto é responsável por conservar a energia para massas e velocidades altas, reduzindo as vibrações. É uma peça extremamente importante para o setor industrial, pois racionaliza os processos de produção, além de otimizar tempo.

Essas vantagens trazem grandes melhorias para o rendimento das produções industriais, melhorando o ambiente de trabalho para os profissionais e a qualidade dos produtos para os consumidores.

Já o engate rapido é uma válvula utilizada em diversas conexões hidráulicas, bem como em mangueiras. Os circuitos hidráulicos industriais para controle e armazenamento de fluidos fazem uso dessa válvula para bloquear e controlar fluxos de diversos tipos de produtos químicos.

Os mais variados segmentos industriais fazem uso dessa válvula, principalmente a indústria petroquímica, química e metalúrgica.

Por fim, mas não menos importante, outro componente muito utilizado é o regulador de pressão. Como o próprio nome já diz, ele é utilizado para controlar fluxos de diversos fluidos, inclusive de água. Eles monitoram e controlam a pressão de fluxo de fluido presente no sistema hidráulico industrial.

Como você mesmo pôde notar, o uso de diversos componentes é importante para compor um sistema de fluido industrial eficiente.

Esses componentes são fabricados para suportar a pressão e a necessidade de cada setor industrial, independentemente de qual seja o seu segmento. Isso traz muito mais segurança para os profissionais e para os consumidores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *