Saiba quais são as vantagens da automação industrial

A indústria possui uma importância fundamental para a sociedade de forma geral, pois, por meio dela é possível desenvolver diversos processos e produtos que são, na atualidade, essenciais ao homem, como a automação.

Desde de atividades simples e cotidiana as complexas e realizadas com uma periodicidade maior a indústria está presente e representa alguma ou todas as etapas dessas atividades.

Além disso assim como a sociedade as indústrias foram alteradas, transformadas e modernizadas e possui características que as fazem ser fáceis de identificar, mas que envolve muito estudo, desenvolvimento e tecnologias aplicadas.

Assim, desde que a sociedade passou a ter esse método de produção em massa e constante muitas mudanças e comportamentos sociais foram alterados e melhorados devido a sua aplicação.

Um dos principais fatores que fez com que todo fosse mais fácil e prático foi a inclusão dos processos de automação industrial, que consiste em incluir procedimentos que são executadas por meio de programas de computador e máquinas e que são controlados pelos trabalhadores.

Dessa forma, processos mais manuais e repetitivos da linha de produção passaram a ser realizados por máquinas e equipamentos, o que resultou em uma execução mais rápida e otimizada, fazendo com que fosse produzir mais e melhor em um tempo menor.

Automatização Elétrica

Mas a automação foi sendo desenvolvida e aplicada em diversos segmentos dentro das industrias e um dos principais privilegiados foi o setor elétrico que passou a ter muito processos automatizados.

As vantagens desse processo são várias e as principais estão descritas abaixo:

  • Aumento da competitividade;
  • Aumento da produção;
  • Diminuição de gastos;
  • Aumento da segurança das instalações;
  • Monitoramento a distancia;
  • Minimização de perdas de produtos.

Dentre os processos de automação a maioria está presente na montagem de quadros elétricos que são a principal fonte de energia dentro das industrias e também fora delas.

Pois, a sua utilização e montagem ocorre em residências, prédios e estabelecimentos comerciais, ou seja, em qualquer lugar que seja necessária a utilização de eletricidade.

Na indústria o quadro abriga dispositivos de proteção e também manobras para realizar a conexão de condutores elétricos para que a distribuição da energia elétrica seja realizada de forma satisfatória e eficiente em todos os pontos e aspectos.

Sendo uma espécie de cérebro, a montagem de painel eletrico precisa ser realizada por profissionais altamente treinados e capacitados, pois se qualquer acessório ou equipamento for montado errado as falhas podem ser irreparáveis ou resultar em altos gastos as empresas.

Devido a sua importância, quando as indústrias estão sendo construídas o serviço de eletricidade na maioria das vezes é terceirizado e executado por empresas que são especialista em fornecer esse tipo de serviço.

Além disso, a eletricidade demanda o cumprimento de normas e padrões não apenas em sua montagem como também para os seus operadores, assim é necessário que o quadro de comando eletrico seja montado com os devidos equipamentos de proteção e segurança ao trabalhador.

Daí com a montagem correta é possível ter várias automações elétricas industriais, como o ascender e apagar das luzes, alimentação da energia, acionamento e o controle de grandes máquinas e linhas de produção.

Dessa forma é importante ressaltar que o investimento é alto, mas o retorno desse processo também.

Uma das automações primordiais, pois resulta em ações e procedimentos de segurança, bem como na continuação das operações dentro da indústria é a instalação correta do quadro de transferência automática para gerador.

Assim esse equipamento que é acionado em situações de emergências e eventualidades estará sempre apto para funcionar.

Automação Hidráulica

Outro processo de automação que resulta em melhorias em muitas outras atividades, está relacionado a água e aos sistemas hidráulicos.

Essa automação consiste em deixar os fluidos como gases e águas que são essenciais há muitos projetos industriais melhores e otimizados, dessa forma a automação hidraulica industrial também é um dos pilares da automação e melhorias dentro do setor industrial.

Assim como a elétrica é necessário ter os conhecimentos específicos para a elaboração do projeto e seu desenvolvimento. Além de precisar possuir os equipamentos corretos para sua execução.

Lembrando que é sempre melhor investir na automação logo no início do processo de montagem da empresa para evitar reformas e modificações futuras.

Assim há empresas de automação que conseguem oferecer todos os serviços que são necessários para criação de um ambiente mais produtivo, seguro e dinâmico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *